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Burnout e satisfação acadêmica em estudantes de enfermagem de currículo tradicional e integrado

RESUMO

Objetivo:

Verificar a prevalência de burnout e sua relação com a satisfação acadêmica em estudantes de enfermagem de currículo tradicional e integrado.

Método:

Estudo quantitativo, observacional, transversal e descritivo-analítico com graduandos de enfermagem de duas universidades públicas. Os dados foram coletados em sala de aula por um questionário de caracterização, o Maslach Burnout Inventory e a Nursing Student Satisfaction Scale , e analisados por estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

Participaram 301 graduandos. A prevalência de burnout no currículo tradicional foi de 30,2% e, no integrado, de 16,2%. Eficácia acadêmica (p=0,004), satisfação com o currículo e ensino (p=0,011) e interação social e profissional (p<0,001) foram maiores entre os estudantes do currículo integrado. A satisfação com o ambiente de aprendizagem foi maior no currículo tradicional (p=0,012). Burnout esteve associado estatisticamente à baixa satisfação acadêmica em todas as suas dimensões.

Conclusão:

A prevalência de burnout diferiu significativamente entre os estudantes das organizações curriculares analisadas e está diretamente associada com a (in)satisfação acadêmica. Os educadores devem desenvolver ações preventivas contra o burnout para os futuros enfermeiros, focadas na promoção da satisfação acadêmica.

Estresse Psicológico; Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Currículo; Satisfação Pessoal

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