Acessibilidade / Reportar erro

Descortinando as relações familiares a partir do contexto de violênciadoméstica: uma Teoria Fundamentada nos Dados* * Extraído da tese de doutorado: “Significados atribuídos às relações familiares por mulheres em situação de violência doméstica”, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2022.

RESUMO

Objetivo:

Compreender os significados atribuídos às relações familiares, por mulheres que vivenciaram violência doméstica.

Método:

Estudo explicativo que utilizou como referenciais o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram coletados no período de março a novembro de 2021, por meio de entrevistas on-line com 23 mulheres localizadas na rede social Facebook®.

Resultados:

A análise dos dados permitiu a construção de um modelo teórico, constituído por três processos: “A gente aprendeu que era normal ser maltratada”: experienciando um contexto de violência na família de origem; “Eu só queria uma família”: vivenciando violência pelo companheiro e Ressignificando as relações familiares no contexto de violência.

Conclusão:

Os significados atribuídos às relações familiares são elaborados e modificados conforme a interpretação, trajetória no enfrentamento e interações das mulheres com outros indivíduos e objetos no tecido social, ao longo do tempo. Ao vivenciar a violência doméstica as mulheres ressignificam seus sentimentos e passam a atribuir novos valores, emoções e empatia às relações familiares, ampliando a compreensão de suas fragilidades e potencialidades.

DESCRITORES
Violência doméstica; Teoria Fundamentada; Relações Familiares; Cuidado de Enfermagem; Saúde da Mulher

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br