Resumo
OBJETIVO
Avaliar se as organizações de saúde acreditadas possuem melhores práticas de gestão do que as não acreditadas.
MÉTODO
A pesquisa foi dividida em duas etapas: revisão da literatura e estudo de casos múltiplos com 12 organizações de saúde, localizadas no estado de São Paulo ‒ Brasil. Foram pesquisados artigos que comparavam a acreditação hospitalar com o modelo de excelência em gestão da EFQM (European Foundation for Quality Management), sendo que a literatura pertinente considera que o modelo de acreditação e o modelo da EFQM são convergentes e, ao mesmo tempo, complementares em determinados aspectos.
RESULTADOS
Com 99% de confiança, pode-se afirmar que há evidência de que as organizações com acreditação obtiveram uma pontuação maior na avaliação baseada no modelo EFQM comparativamente às organizações não acreditadas. Este resultado também se confirmou na comparação dos resultados das categorias Facilitadores e Resultados do modelo EFQM.
CONCLUSÃO
Há uma convergência entre o modelo de acreditação e o modelo de excelência da EFQM, sugerindo que a acreditação contribui para o setor de saúde implementar as melhores práticas de gestão já difundidas em outros setores de negócio.
Descritores
Acreditação; Hospitais; Administração Hospitalar; Gestão da Qualidade; Avaliação em Saúde