Acessibilidade / Reportar erro

Violência perpetrada por parceiro íntimo à gestante: o ambiente à luz da teoria de Levine * * Extraído da tese "Violência de gênero contra a mulher grávida perpetrada pelo parceiro íntimo: análise à luz da Teoria de Levine", Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.

Resumo

OBJETIVO

Analisar os elementos que compõem o ambiente das gestantes que vivenciaram a violência perpetrada por parceiro íntimo à luz da Teoria de Levine.

MÉTODO

Estudo qualitativo, descritivo, realizado de setembro a janeiro de 2012, com nove gestantes em um Centro Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. As entrevistas foram individuais e semiestruturadas. O referencial teórico utilizado foi a Teoria de Levine.

RESULTADOS

A análise temática evidenciou os elementos que compuseram o ambiente externo, como a violência perpetrada por parceiro íntimo antes e na gestação, violência na infância e adolescência, consumo de álcool e drogas pelo parceiro, desemprego, baixa escolaridade e dependência econômica, os quais repercutiram na saúde, com riscos à gravidez.

CONCLUSÃO

A violência perpetrada por parceiro íntimo foi o principal elemento externo que influenciou o ambiente interno, com repercussões à saúde. A Teoria representa uma ferramenta na assistência de enfermagem que favorecerá na detecção dos casos e no enfrentamento da violência.

Descritores
Violência contra a Mulher; Gravidez; Maus-Tratos Conjugais; Enfermagem Materno-Infantil; Saúde da Mulher

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br