Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia da reminiscência na cognição, sintomas depressivos e qualidade de vida em idosos institucionalizados: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Identificar a melhor evidência disponível sobre a eficácia da Terapia de Reminiscência na cognição, sintomatologia depressiva e qualidade de vida em idosos com compromisso cognitivo.

Método:

Utilizou-se da metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Foram considerados estudos centrados na Terapia de Reminiscência em grupo, dirigida a pessoas idosas com idade superior ou igual a 65 anos, com compromisso cognitivo e institucionalizadas. A análise crítica, extração e síntese de resultados foi desenvolvida por dois investigadores independentes.

Resultados:

Foram incluídos quatro ensaios clínicos randomizados e dois estudos quasi-experimentais (n=296); as características heterogéneas dos estudos encontrados impossibilitaram a metanálise. Dos seis estudos incluídos, dois apresentaram resultados estatisticamente significativos para a eficácia na cognição e três para a eficácia na redução de sintomatologia depressiva. Em nenhum dos estudos foi avaliada a qualidade de vida dos idosos.

Conclusão:

A Terapia de Reminiscência apresenta potencial eficácia na manutenção da cognição e diminuição da sintomatologia depressiva na população-alvo.

DESCRITORES:
Idoso; Cognição; Depressão; Qualidade de Vida; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br