Acessibilidade / Reportar erro

Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Relatar a experiência do uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino remoto emergencial, com estudantes ingressantes da graduação em enfermagem.

Método:

O estudo foi realizado na disciplina de “Ações educativas na prática de enfermagem”, desenvolvida de maneira remota no ano de 2020, durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública do estado de São Paulo. A disciplina utilizou a Aprendizagem Baseada em Projetos por meio das fases: âncora; questão motriz; investigação e pesquisa; criação e desenvolvimento; e apresentação dos resultados, como metodologia ativa de aprendizagem, com a formação de pequenos grupos de estudantes e tutores e avaliação processual.

Resultados:

Os estudantes desenvolveram projetos educativos em saúde por meio de ambiente virtual de aprendizagem, plataformas e ferramentas digitais.

Conclusão

A metodologia adotada e a utilização das tecnologias digitais permitiram alcançar os objetivos propostos, a motivação e a autonomia dos estudantes durante todo o processo de ensino remoto, e o desenvolvimento de competências para a elaboração de projetos no ensino em saúde na formação do enfermeiro.

DESCRITORES
Educação Superior; Educação em enfermagem; Aprendizagem on-line; Aprendizagem ativa; Aprendizagem Baseada em Projetos; Estudantes de enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br