Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento de lesões de pele em recém-nascidos: conhecendo as necessidades da equipe de enfermagem* * Extraído da dissertação “Guia para prevenção e tratamento de lesões de pele em recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma construção coletiva da equipe de enfermagem”, Programa de Mestrado Profissional em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, 2014

Objetivo

Conhecer, junto à equipe de enfermagem, os cuidados necessários para tratamento de lesões de pele em recém-nascidos internados em uma Unidade Neonatal.

Método

Pesquisa qualitativa do tipo Convergente Assistencial. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas nos meses de novembro a dezembro de 2012, na Unidade Neonatal de um hospital do Sul do Brasil. Participaram da pesquisa quatro auxiliares de enfermagem, seis técnicos de enfermagem e quatro enfermeiras.

Resultados

Originaram-se três categorias: dúvidas sobre o que se pode utilizar no recém-nascido; a internação pode acarretar lesões na pele do recém-nascido; e o conhecimento do cuidado promove autonomia profissional.

Conclusão

Torna-se urgente a necessidade de conhecimento da equipe sobre o tratamento de lesões, propiciando o atendimento mais seguro ao recém-nascido e favorecendo a autonomia do profissional enfermeiro na realização do cuidado.



Recém-nascido; Pele; Ferimentos e lesões; Terapêutica; Enfermagem neonatal.


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br