Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos diferentes sistemas de citação na publicação científica de autores de enfermagem em espanhol

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a distribuição de citações de autores de enfermagem em espanhol no Google Scholar, bem como comparar as possíveis diferenças entre esta fonte e Web of Science e Scopus.

Método:

Estudo descritivo transversal baseado nos sistemas de citação oferecidos pelo Google Scholar, Web of Science e Scopus.

Resultados:

Pesquisadores da área de enfermagem apresentam índice h médio verificado no Google Acadêmico de 7,82. 74% dos pesquisadores pertencem à área acadêmica, contra 26% que estão agrupados nos serviços de saúde. A maioria deles está localizada na Espanha (83%), seguida pela Colômbia (12%), México (4%) e Chile (1%). Na Espanha, a comunidade com maior número de pesquisadores é a Andaluzia (41,5%), seguida da Comunidade Valenciana (14,6%) e Madrid (7,3%).

Conclusão:

O sistema de citações do Google Scholar requer ajustes em seu algoritmo de seleção de obras e citações, devendo também permitir algum sistema de confirmação por parte dos autores. A enfermagem pode ter valores relativamente baixos do índice h em comparação com outras disciplinas devido ao curto desenvolvimento da pesquisa.

Pesquisa em Enfermagem; Bibliometria; Comunicação e Divulgação Científica; Comunicação Acadêmica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br