Acessibilidade / Reportar erro

Validação para o Brasil do Comply with Post-Exposure Management Among Health Care Workers* * Extraído de tese “Adaptação cultural e validação para o Brasil do instrumento Comply with post-exposure management among health care workers para profissionais de enfermagem”, Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2014.

Resumo

OBJETIVO

Validar para o Brasil o instrumento Comply with post-exposure management among health care workers para a enfermagem.

MÉTODO

Estudo metodológico realizado com 137 profissionais de enfermagem expostos a material biológico. Analisou-se a existência dos efeitos floor e ceiling e avaliou-se a fidedignidade pela consistência interna dos itens e estabilidade da medida (teste-reteste). Analisou-se a validade de construto por meio da análise multitraço-multimétodo.

RESULTADOS

Verificaram-se efeitos ceiling em duas subescalas. O resultado da consistência interna, de quatro subescalas, variou entre 0,81 e 0,91, resultados considerados satisfatórios, e duas subescalas apresentaram resultado insatisfatório (0,50 e 0,37). A avaliação da estabilidade da medida obteve resultados positivos em relação à significância estatística, com valores do Coeficiente de Correlação Intraclasse, entre as duas medidas, variando de 0,301 a 0,727; confirmou-se a validade de construto convergente e divergente por meio da análise multitraço-multimétodo, exceto a subescala Atitude, que apresentou valores insatisfatórios.

CONCLUSÃO

O instrumento apresenta resultados satisfatórios de validade e fidedignidade, excluindo-se a dimensão Atitude.

Descritores
Exposição a Agentes Biológicos; Enfermagem; Intenção; Saúde do Trabalhador; Estudos de Validação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br