Acessibilidade / Reportar erro

Carga de trabalho rural e fatores associados ao uso de medicamentos por idosos

RESUMO

Objetivo:

Identificar a prevalência e os fatores associados ao uso de medicamentos por trabalhadores rurais idosos e verificar a associação entre o uso de medicamentos e a carga de trabalho rural.

Método:

Estudo transversal, exploratório, realizado com idosos trabalhadores rurais, do interior do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista, utilizando questionário estruturado.

Resultados:

Participaram do estudo 95 idosos. As mulheres apresentaram uma prevalência de uso de medicamentos 32% maior do que os homens, e os tipos de medicamentos mais utilizados por elas foram para o sistema nervoso e sistema musculoesquelético. Idosos com um grau a mais no nível de frustração com a carga de trabalho na agricultura tiveram um aumento de 1% na probabilidade de usar medicação.

Conclusão:

É necessário considerar estratégias que visem reduzir a carga física e mental do trabalho rural, por meio de investimentos em políticas públicas que possibilitem aos idosos reduzir o trabalho rural para subsistência e, por conseguinte, a sua carga de trabalho.

DESCRITORES:
Idoso; Trabalhadores Rurais; Carga de Trabalho; Uso de Medicamentos; Enfermagem em Saúde Pública; Enfermagem Geriátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br