Acessibilidade / Reportar erro

Prática reflexiva e o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde na formação do enfermeiro* 3 Extraído da tese “Desenvolvimento de competências para a promoção da saúde na formação do enfermeiro”, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.

RESUMO

Objetivo:

Analisar a inserção na prática profissional reflexiva como estratégia para o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde na formação do enfermeiro.

Método:

Estudo de caso, de abordagem qualitativa, ancorado no referencial teórico-metodológico da dialética marxista. Os dados foram obtidos de documentos, entrevistas com egressos e grupos focais com docentes de uma instituição de ensino superior em Enfermagem, de Minas Gerais, Brasil, e submetidos à análise crítica de discurso.

Resultados:

Os contextos mais favoráveis à prática reflexiva no desenvolvimento das competências para a promoção da saúde são os que comportam a prática da integração ensino-serviço-comunidade, interação professor-estudante e trabalho em equipe. O discurso da inserção precoce encontra-se hegemonicamente construído como prática social do cenário do estudo.

Conclusão:

A proposta curricular do cenário do estudo tem características que favorecem o aprender a fazer mediado pela experiência e reflexividade, mobilizando o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde. Para além da inserção, a imersão do estudante na realidade dos serviços gera experiências num processo reflexivo-crítico.

DESCRITORES:
Educação em Enfermagem; Promoção da Saúde; Educação Baseada em Competências; Currículo

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br