Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos teóricos, metodológicos e analíticos de pesquisas etnográficas em enfermagem obstétrica: revisão integrativa* * Extraído da dissertação: “Cuidado de enfermagem obstétrico transcultural: práticas profissionais e experiências maternas no parto institucionalizado”, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri, 2017.

Resumo

Objetivo:

Caracterizar as pesquisas etnográficas na área de enfermagem obstétrica quanto a seus aspectos teóricos, metodológicos e analíticos.

Método:

Revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE®, LILACS, BDENF e CINAHL, bem como na biblioteca virtual SciELO.

Resultados:

Após processo de triagem e leitura na íntegra das referências primárias, 30 artigos formaram o corpus analítico. Os métodos mais utilizados foram etnoenfermagem, etnografia e etnografia institucional; o tempo de imersão no campo variou entre 12 visitas e 48 meses, ocorrendo em contextos institucionais. As principais técnicas de coleta de dados foram observação, entrevistas individuais e guias capacitadores da etnoenfermagem. Os dados foram organizados sob a forma de temas e subtemas, analisados por meio do guia de análise da etnoenfermagem, tendo como referencial teórico a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural.

Conclusão:

Estudos etnográficos na área de enfermagem obstétrica situam-se no âmbito das microetnografias e são operacionalizados com aporte em referenciais teórico-metodológicos da enfermagem, sendo úteis para se analisar a complexidade dos fenômenos que envolvem o cuidado de enfermagem obstétrico, com foco nas perspectivas etic (profissionais) e emic (mulheres).

Descritores:
Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Obstétrica; Saúde da Mulher; Cultura; Antropologia Cultural; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br