Acessibilidade / Reportar erro

Validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem “rede social de apoio inadequada”

RESUMO

Objetivo:

Avaliar evidências de validade de conteúdo do diagnóstico de enfermagem “rede social de apoio inadequada”.

Método:

Estudo metodológico do tipo validação de conteúdo, realizado com 23 juízes que avaliaram a adequação do título, da definição, da classe e do domínio do diagnóstico de enfermagem “rede social de apoio inadequada”. Os juízes também avaliaram a relevância de 28 indicadores clínicos e de 32 fatores etiológicos, os quais foram considerados válidos quando o Índice de Validade de Conteúdo foi ≥ 0,9.

Resultados:

Os juízes concordaram com o título proposto e sugeriram alterações na definição do diagnóstico de enfermagem. Recomendaram a sua inserção no Domínio 7 – “Papéis e relacionamentos” e na Classe 3 – “Desempenho de papéis” da taxonomia da NANDA-I. Ademais, 19 indicadores clínicos e 27 fatores etiológicos foram considerados relevantes.

Conclusão:

O diagnóstico de enfermagem “rede social de apoio inadequada” teve sua estrutura teórica validada quanto ao conteúdo, a qual pode subsidiar a prática do enfermeiro na operacionalização do Processo de Enfermagem.

DESCRITORES
Apoio Social; Diagnóstico de Enfermagem; Estudo de Validação; Rede Social; Processo de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br