Acessibilidade / Reportar erro

Doença de parkinson na atenção primária à saúde e o cuidado de enfermagem: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

mapear e analisar a literatura científica acerca dos cuidados de enfermagem direcionados às pessoas com doença de Parkinson na Atenção Primária à Saúde.

Método:

revisão de escopo utilizando a metodologia do Joanna Briggs Institute, realizada entre julho e outubro de 2020, e atualizada em novembro de 2021 em seis bases de dados, a partir dos descritores cuidados de enfermagem e doença de Parkinson, e seus respectivos acrônimos e sinônimos em inglês, português e espanhol.

Resultados:

foram incluídas 44 publicações nesta revisão, que identificaram como cuidados de enfermagem na Atenção Primária: avaliação das funções motoras e funções não motoras; gerenciamento das Atividades de Vida Diária e das Atividades Instrumentais de Vida Diária; educação para autogestão da doença para pessoas com Parkinson e seus parceiros de cuidado; abordagem supervisionada em grupo; e gerenciamento dos fatores pessoais.

Conclusão:

os cuidados de enfermagem à pessoa com Parkinson no âmbito primário envolvem, essencialmente, ações que incluem prestar cuidados centrados em nível individual e em grupo, abrangendo avaliação clínica, educação do paciente, envolvimento deste no contexto social do cuidado e desenvolvimento de relacionamentos positivos com os familiares e cuidadores.

DESCRITORES
Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Doenças Não Transmissíveis; Doença de Parkinson; Atenção Primária à Saúde; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br