Open-access Humanização da assistência à saúde na percepção de enfermeiros e médicos de um hospital privado*

Humanización en la atención sanitaria en la percepción de enfermeras y médicos de un hospital privado

RESUMO

Objetivo  Verificar o significado do termo “humanização” para enfermeiros e médicos de um hospital privado do município de São Paulo e identificar os fatores que dificultam e facilitam a humanização da assistência.

Método  Pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa. Foram entrevistados 19 profissionais de saúde e os discursos foram categorizados de acordo com o método proposto por Bardin e analisados segundo o referencial teórico da humanização.

Resultados  A humanização está relacionada com respeito, acolhimento e empatia. Na prática profissional, as ações que visam à humanização podem ser facilitadas pela cultura organizacional, mas dificultadas pela sobrecarga de trabalho.

Conclusão  É necessária a adoção de políticas e ações gerenciais que propiciem aos profissionais atender às expectativas dos pacientes e seus familiares para a prestação de uma assistência humanizada.

Humanização da Assistência; Direitos do Paciente; Acolhimento; Cuidados de Enfermagem; Relações Profissional-Paciente

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