RESUMO
Objetivo:
Descrever e discutir a participação de adolescentes de uma comunidade quilombola na transformação de quadrinhos de “Uma História Possível”, do Almanaque sobre o álcool, em jogo educativo.
Método:
Implementação do método criativo e sensível de pesquisa baseada em arte, com adolescentes de uma comunidade quilombola do Espírito Santo, no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro.
Resultados:
O espaço democrático e interativo favoreceu a problematização de imagens e narrativas sobre o consumo de álcool mediadas na história em quadrinhos. O grupo selecionou cenas, reordenou a história, elaborou perguntas e charadas, formulou asserções de verdadeiro e falso numa S composição de 17 cartas do jogo de tabuleiro. Avaliou-se o potencial do jogo como ferramenta mediadora de conteúdo para promover a aprendizagem, o reforço e fixação de conteúdos científicos.
Conclusão:
A participação ativa e dinâmica de adolescentes deu-se desde a concepção até a avaliação do jogo de tabuleiro, estimulando-os à reflexão sobre um contexto comunitário de permissividade cultural de uso do álcool.
DESCRITORES
Materiales Educativos y de Divulgación; Adolescente; Etanol; Grupo de Ascendencia Continental Africana; Enfermería Pediátrica