Resumo
OBJETIVO Buscar evidências científicas disponíveis sobre as ações do profissional de enfermagem durante o procedimento anestésico.
MÉTODO Revisão integrativa de artigos em português, inglês ou espanhol, indexados nas bases de dados MEDLINE/PubMed, CINAHL, LILACS, Cochrane Nacional, SciELO e no Portal BVS.
RESULTADOS Foram analisados sete estudos que evidenciaram o trabalho do enfermeiro anestesista em países como Estados Unidos e regiões da Europa, com a elaboração do plano de anestesia e assistência ao paciente no que se refere à conferência de materiais e controles intraoperatórios. As barreiras para atuação do enfermeiro envolveram o trabalho conjunto ou supervisionado por anestesiologistas, a falta de diretrizes e políticas governamentais para o exercício legal da profissão, o conflito entre o enfermeiro e o sistema de saúde para manutenção da atuação em locais nos quais a especialidade possui legislação e protocolos definidos.
CONCLUSÃO Mesmo com a fragilidade metodológica encontrada, os estudos indicaram grande diversidade de atuação do enfermeiro. Além disso, em países com a ausência da especialidade, como no Brasil, observou-se a necessidade de elaboração de diretrizes para assistência durante o procedimento anestésico.
Descritores:
Anestesia; Enfermagem Perioperatória; Enfermagem de Centro Cirúrgico; Segurança do Paciente; Revisão


Legenda: AANA - American Association of Nurse Anesthesia; ECG - eletrocardiograma; CRNA - Certification Registered Nursing Anesthetist; PA - Pressão Arterial; TCLE - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.