Acessibilidade / Reportar erro

O leite humano no alívio da dor neonatal no exame de fundo de olho* * Extraído da tese "O leite humano e sacarose 25% no alívio da dor no prematuro submetido ao exame de fundo de olho: ensaio clínico randomizado", Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2012.

O exame de fundo de olho para o diagnóstico precoce da retinopatia da prematuridade causa dor no prematuro, sendo necessárias intervenções que a minimizem. O objetivo foi investigar a efetividade do leite humano para alívio da dor em prematuros submetidos ao exame de fundo de olho para diagnóstico precoce da doença, em comparação com a sacarose. Tratou-se de um estudo piloto de caráter quase experimental, realizado com 14 prematuros internados na unidade neonatal de um hospital universitário. Na comparação entre os grupos, não houve diferença estatística significativa relacionada à duração do tempo de choro, concentração do cortisol salivar e frequência cardíaca. O leite humano parece ser tão efetivo quanto a sacarose no alívio da dor aguda relacionada ao exame. Tem-se como limitação o tamanho reduzido da amostra e a falta de randomização. É necessária a realização de estudos experimentais com maior poder amostral para fortalecer as evidências encontradas.

Dor; Prematuro; Leite humano; Retinopatia da prematuridade; Enfermagem materno-infantil


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br