Acessibilidade / Reportar erro

Modelo de Neuman no cuidado de enfermagem perioperatório de adolescente com escoliose idiopática juvenil

RESUMO

Objetivo:

Implementar o processo de enfermagem, fundamentado no Modelo de Sistemas de Neuman e terminologia da Classificação Internacional da Prática de Enfermagem, no cuidado de uma adolescente submetida a cirurgia corretiva de escoliose idiopática juvenil.

Método:

Estudo qualitativo do tipo de caso único, com triangulação de técnicas de coleta de dados (entrevista clínica formal, notas em diário de campo e informações de prontuário), desenvolvido com uma adolescente de 17 anos de idade e indicação de cirurgia corretiva. Os materiais empíricos gerados com as entrevistas realizadas na admissão e na alta, a observação e informações de prontuário foram tratados com a análise de conteúdo categorial.

Resultados:

Foram recorrentes as categorias condição pessoal, ansiedade, autoconceito, pessoas significativas, recursos de saúde facilitadores, escola, tempos livres e lazer. Definiram-se diagnósticos com foco nos problemas Ansiedade, Conhecimento sobre manejo (controle) de dor e Disposição (ou prontidão) para aprender, associando-os às respectivas intervenções de enfermagem.

Conclusão:

O Modelo contribuiu para avaliar e reconhecer fatores estressores do evento cirúrgico na adolescente e fundamentar teoricamente o processo de enfermagem. A classificação permitiu a sistematização de registos dos cuidados de enfermagem, dos elementos da prática clínica, unificação de vocabulário e de códigos.

DESCRITORES:
Adolescente; Escoliose; Ansiedade; Período Perioperatório; Classificação; Terminologia Padronizada em Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br