RESUMO
Objetivos:
Comparar avaliações obtidas de egressos de cursos de graduação em enfermagem em três dimensões: caracterização sociodemográfica, identificação e inserção no mercado de trabalho e avaliação da formação profissional.
Método:
Estudo transversal, quantitativo, multicêntrico, com egressos de três universidades públicas brasileiras. A análise de dados foi feita segundo a confiabilidade interna do instrumento utilizado e por estatística descritiva.
Resultados:
Participaram do estudo 446 egressos concluintes entre 2013 e 2016. A maioria era do sexo feminino, da etnia branca (44%) e parda (38%) e tinha entre 25 e 30 anos. A maior parte apresentou titulação lato sensu concluída ou em curso (54%), 89% eram assalariados, e 60% eram empregados em única instituição, sendo prevalente a área assistencial (57%). Verificaram-se elevados níveis de satisfação entre egressos de duas instituições na avaliação de aprendizado dos conteúdos e experiências essenciais para a formação e melhores avaliações sobre a prática profissional em outra.
Conclusão:
O perfil de experiências acadêmicas, pós-graduação e de ingresso no mercado de trabalho foi diversificado entre as instituições avaliadas. Os achados favorecem a análise crítico-reflexiva dos projetos pedagógicos.
DESCRIPTORES
Avaliação em Enfermagem; Estudo Multicêntrico; Educação em Enfermagem