Acessibilidade / Reportar erro

Ações interprofissionais na alta responsável: contribuições para a transição e continuidade do cuidado

RESUMO

Objetivo:

Analisar a percepção da equipe interprofissional sobre as ações realizadas na alta hospitalar responsável e sua contribuição para a melhoria da transição e continuidade do cuidado ao paciente.

Métodos:

Estudo qualitativo realizado em duas unidades de internação, em outubro e novembro de 2020, utilizando entrevista com profissionais de saúde de um hospital de ensino do interior do estado de São Paulo. Os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática.

Resultados:

Participaram 12 profissionais (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo e assistente social) e três categorias temáticas emergiram das entrevistas: 1. Continuidade informacional na alta responsável; 2. Interação entre os profissionais e serviços para a transição do cuidado; e 3. Gestão da carga de trabalho para melhor transição e continuidade do cuidado.

Conclusão:

A equipe reconheceu avanços e desafios interprofissionais na alta responsável relativos à continuidade informacional e relacional do cuidado ao paciente e destacou a (sobre)carga de trabalho como aspecto desfavorável no processo de transição gerando impactos para os pacientes, profissionais e serviços de saúde.

DESCRITORES
Alta do Paciente; Continuidade da Assistência ao Paciente; Equipe de Assistência ao Paciente; Cuidado Transicional; Assistência Centrada no Paciente

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br