Open-access Saberes de gestantes ribeirinhas sobre o aleitamento materno exclusivo no contexto da Atenção Primária à Saúde

RESUMO

Objetivo:  Discutir os saberes de gestantes ribeirinhas sobre o aleitamento materno exclusivo e sua influência na decisão de amamentar.

Método:  Estudo descritivo e qualitativo, realizado com 20 gestantes na Unidade Municipal de Saúde da Ilha de Cotijuba, em Belém, Pará, Brasil. Os dados foram coletados por entrevistas individuais semiestruturadas, realizadas entre março e junho de 2024. O corpus foi submetido à análise lexical com o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (0.7, alpha 2), empregando a Classificação Hierárquica Descendente.

Resultados:  Identificaram-se 448 segmentos de texto, dos quais foram aproveitados 342 (76,34%), gerando seis classes lexicais, organizadas em dois eixos temáticos, que apresentaram a construção dos saberes sobre amamentação, mediada por relações sociais, e os saberes que repercutem na decisão de amamentar, evidenciando a importância do aleitamento para o crescimento e o desenvolvimento de recém-nascidos e lactentes e a interface com a alimentação complementar.

Conclusão:  Apesar das vivências e expectativas desafiadoras e do desencorajamento suscitado por pessoas de seu convívio, as gestantes zelavam pela amamentação como oportunidade para fortalecer os vínculos com seus filhos.

DESCRITORES
Aleitamento Materno; Gestantes; População Rural; Saúde da População Rural; Atenção Primária à Saúde

location_on
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro