Acessibilidade / Reportar erro

A inserção profissional de enfermeiros licenciados: um estudo de egressos

Inserción laboral de licenciados en enfermería: estudio sobre graduados

RESUMO

Objetivo

Analisar a inserção profissional de enfermeiros licenciados, considerando a conformação atual do trabalho na área da saúde e na formação dos trabalhadores técnicos, na perspectiva da formação de profissionais atuantes no SUS.

Método

Estudo quantitativo, transversal e exploratório, com análise estatística descritiva e inferencial por teste exato de Fisher, com 105 egressos de um curso de Bacharelado e Licenciatura. Aplicado questionário eletrônico.

Resultados

Os egressos atuam como enfermeiros (n = 59, 56,2%) e professores (n = 18, 17,1%). A área com maior absorção dos egressos foi a hospitalar (n = 37; 62,7%), o setor público (n=35; 59,3%) e a educação profissional técnica de nível médio (n = 16, 88,9%). 56 (72,7%) estavam insatisfeitos com a renda. 59 (76,6%) indicaram rendimentos incompatíveis com o trabalho.

Conclusão

A atuação dos egressos enfrenta problemas quanto às políticas atuais, com limites na valorização do trabalhador da saúde e da educação como bem público. Avanços na valorização da profissão do enfermeiro licenciado são necessários, considerando a relevância desse profissional no sistema de saúde e de educação e a natureza de sua práxis de educar e cuidar com potencial transformador.

Enfermagem; Educação em Enfermagem; Ensino Superior; Estudantes de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br