Acessibilidade / Reportar erro

Indicadores de sustentabilidade hospitalar e redução de impactos socioambientais: uma revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

Sintetizar o conhecimento acerca dos indicadores de sustentabilidade hospitalar e evidências de redução do impacto socioambiental.

Método:

Revisão de literatura, do tipo scoping review, utilizando as bases de dados Pubmed, Science Direct, Scielo e Lilacs. Foram incluídos estudos com recorte temporal de 10 anos, publicados em qualquer idioma, que abordassem indicadores de sustentabilidade hospitalar e evidências de redução do impacto socioambiental.

Resultados:

Um total de 28 artigos foram incluídos, a maioria teve como tipo de estudo a pesquisa aplicada, publicados em 2012, no idioma inglês. Os estudos demonstraram maneiras de economizar água e energia, bem como, formas de monitorar e mitigar o impacto de atividades relacionadas a efluentes, resíduos e emissões. Todos os estudos tinham o trabalho da enfermagem envolvido de forma direta ou indireta na sustentabilidade hospitalar.

Conclusão:

As possibilidades de gerar menos impacto ao meio ambiente e aumentar a economia/eficiência de um hospital são inúmeras. Há de se levar em consideração as particularidades de cada hospital e envolver os trabalhadores, em especial a enfermagem.

DESCRITORES
Conservação dos Recursos Naturais; Meio Ambiente; Desenvolvimento Sustentável; Hospitais; Indicadores de Desenvolvimento Sustentável

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br