Cuidar a la cuidadora familiar: análisis de una intervención centrada en la familia

Carme Ferré-Grau Maria Sevilla Casado Dolors Cid-Buera Mar LLeixà-Fortuño Pilar Monteso-Curto Marta Berenguer-Poblet Sobre os autores

Objetivo

Avaliar a efetividade da Técnica de Resolução de Problemas (TRP) em cuidadores familiares mediante escalas positivas de ansiedade, depressão e stress emocional; explorar os fatores facilitadores e as barreiras para sua aplicação a partir das narrativas das enfermeiras.

Método

Ensaio clínico e grupo focal exploratório, com metodologia de análise mista. Realizado em centros de cuidados primários em Tarragona (Espanha), cuja amosta foi de 122 cuidadores familiares, incluindo atendimento domiciliar e 10 enfermeiros no grupo de intervenção. Grupo implementação experimental do TRP, cuidador familiar com sintomas de ansiedade, depressão e desconforto percebido. No grupo controle a enfermeira executa a intervenção habitual. Feita medição pré e pós intervenção em ambos os grupos. Grupo de discussão com oito enfermeiros do grupo de intervenção, transcrição e análise de conteúdo.

Conclusão

Ficou demonstrada a eficácia da TRP na redução da ansiedade, depressão e desconforto percebido. Foram identificados os pontos fortes e as barreiras na aplicação da técnica.


Pessoas com deficiência; Cuidadores; Família; Estresse psicológico; Enfermagem familiar


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br