Acessibilidade / Reportar erro

Consumo de álcool de mulheres em um serviço de Atenção Primária à Saúde* * Extraído da tese “Rastreio e intervenção breve para mulheres que fazem uso de risco e nocivo de álcool atendidas em serviço de Atenção Primária à Saúde”, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2019.

RESUMO

Objetivo:

Identificar o padrão de consumo de álcool de usuárias de um serviço de Atenção Primária à Saúde, verificando a associação entre padrões e variáveis da amostra.

Método:

Estudo observacional que utilizou para coleta de dados o instrumento Alcohol Use Disorders Identification Test e questionário com questões sociodemográficas, clínicas e comportamentais. Realizou-se análise descritiva e univariada – teste de correlação Kendall e Kruskal-Wallis. Variáveis com valores de p≤0,2 foram introduzidas no modelo de regressão logística múltipla – teste de Mann-Whitney.

Resultados:

A amostra do estudo constituiu-se de 561 mulheres. Os resultados da análise apontam influência relevante para maiores padrões de consumo: não ter acompanhante, não ter religião, fazer uso de tabaco e de drogas e ter hipertensão arterial. Além disso, a cada ano acrescido na idade da mulher o seu padrão de consumo de álcool diminui.

Conclusão:

Reforçam-se dados de que o consumo de álcool feminino vem apresentando uma tendência ao crescimento especialmente entre as mais jovens, informação fundamental para a prestação de cuidados na Atenção Primária à Saúde.

DESCRITORES
Mulheres; Alcoolismo; Detecção de Abuso de Substâncias; Enfermagem de Atenção Primária; Atenção Primária à Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br