Acessibilidade / Reportar erro

Erros de manuseio na bomba de infusão convencional e smart pump: revisão sistemática com metanálise* * Extraído da tese: “Incorporação tecnológica no contexto da saúde: uma análise de custo efetividade das bombas de infusão na insulinoterapia intravenosa”, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2017.

Resumo

Objetivo:

Identificar as evidências científicas acerca da frequência de erros no manuseio das bombas de infusão convencional e smart pump na terapia insulínica intravenosa em unidades de cuidados intensivos. Método: Revisão sistemática com metanálise realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde, MEDLINE via PubMed, Scopus e Web of Science. Os artigos foram avaliados quanto ao nível de evidência pela aplicação da Escala de Evidência do Oxford Centre for Evidence-Based Medicine.

Resultados:

Foram selecionadas 12 publicações que atenderam aos critérios de elegibilidade. A taxa de erros de programação usando a bomba de infusão convencional variou de 10% a 40,1% e na tecnologia smart pump variou de 0,3 a 14%. A metanálise de dois estudos foi favorável a smart pump na redução do risco relativo de erros de programação em 51%.

Conclusão:

Considerando como base os artigos selecionados, a smart pump reduz o risco de erros de programação.

Descritores:
Bombas de Infusão; Insulina; Erros de Medicação; Enfermagem de Cuidados Críticos; Unidades de Terapia Intensiva; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br