Acessibilidade / Reportar erro

Sistemas de apoio à decisão clínica em úlceras de pé diabético:revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

Mapear as evidências científicas sobre uso de Sistemas de Apoio à Decisão Clínica no pé diabético.

Método:

Revisão de escopo fundamentada no JBI Manual for Evidence Synthesis e registrada na plataforma Open Science Framework. Realizaram-se buscas, em fontes primárias e secundárias, sobre protótipos e ferramentas informatizadas direcionadas à assistência ao paciente com pé diabético ou em risco de tê-lo, publicados em qualquer idioma ou período, em onze bases de dados e literatura cinza.

Resultados:

Foram identificados 710 estudos e, após critérios de elegibilidade, foram selecionados 23 que retratam o uso de sistemas de apoio à decisão no rastreio do pé diabético, predição do risco de úlceras e amputações, classificação do estágio de gravidade, decisão quanto ao plano de tratamento e avaliação da efetividade das intervenções, por meio do processamento de dados referentes a informações clínicas e sociodemográficas.

Conclusão:

Os sistemas especialistas destacam-se por resultados satisfatórios, com alta precisão e sensibilidade no que tange à orientação e qualificação do processo de tomada de decisão na prevenção e no cuidado ao pé diabético.

DESCRITORES
Diabetes Mellitus; Pé Diabético; Sistemas de Apoio a Decisões Clínicas; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br