Acessibilidade / Reportar erro

Dimensionamento de profissionais de enfermagem em quimioterapia ambulatorial: aplicação do método Workload Indicators of Staffing Need* * Extraído da tese: “Dimensionamento de profissionais de enfermagem para assistência oncológica ambulatorial: aplicação do método WISN”, Universidade de São Paulo, 2018.

RESUMO

Objetivo:

Aplicar o método elaborado pela Organização Mundial da Saúde, denominado Workload Indicators of Staffing Need, para dimensionar a equipe de enfermagem para o cuidado de pacientes oncológicos em Ambulatório de Quimioterapia.

Método:

Trata-se de uma pesquisa de campo observacional e documental, com abordagem quantitativa e amostra intencional. Os dados prospectivos foram coletados por meio da técnica amostragem do trabalho.

Resultados:

Participaram da pesquisa 17 enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem. Foram realizadas 3.727 observações, sendo obtidos tempos médios e ocupação relativa de 23 intervenções de enfermeiros e 18 intervenções de técnicos de enfermagem. As intervenções corresponderam a 88,5% da ocupação relativa dos enfermeiros e 83,9% dos técnicos de enfermagem. A atividade pessoal foi responsável por 8,2% da ocupação relativa dos enfermeiros e 7,9% dos técnicos de enfermagem. O teste de confiabilidade resultou em 86,3% de concordância.

Conclusão:

A semelhança entre o quadro projetado pelo método estudado e o existente evidenciou que o Workload Indicators of Staffing Need tem grande potencial e aplicabilidade para dimensionar os profissionais de enfermagem com segurança.

DESCRITORES:
Enfermagem Oncológica; Recursos Humanos de Enfermagem; Carga de Trabalho. Assistência Ambulatorial

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br