Acessibilidade / Reportar erro

Influência do cuidado de si no trabalho de enfermeiros intensivistas* * Extraído da dissertação: “O cuidado de si do enfermeiro intensivista”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, 2019.

RESUMO

Objetivo:

Analisar a influência do cuidado de si no trabalho de enfermeiros intensivistas.

Método:

Estudo qualitativo, realizado por meio da História Oral Temática. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com enfermeiros intensivistas que atuavam há pelo menos um ano na área e trabalhavam num hospital universitário localizado na zonal sul do município de São Paulo, Brasil. O roteiro foi composto pela questão norteadora “O cuidado de si interfere na sua prática profissional? De que maneira?”. Houve o acréscimo de outros questionamentos pertinentes ao objeto de estudo, de acordo com o desenrolar de cada narrativa. Os depoimentos foram transcritos, transcriados e analisados através da Técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

Participaram 13 enfermeiros. Dos discursos, emergiram as categorias “Cuidar de si implica prestar um cuidado mais seguro” e “O cuidado de si e a liderança do enfermeiro intensivista”.

Conclusão:

As práticas relacionadas ao cuidado de si influenciaram de modo positivo o processo de trabalho do enfermeiro intensivista. Essa influência ocorreu principalmente nos aspectos relacionados à segurança do paciente e ao desenvolvimento da liderança, importante competência gerencial.

DESCRITORES
Enfermagem de Cuidados Críticos; Autocuidado; Saúde do Trabalhador; Recursos Humanos de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br