Acessibilidade / Reportar erro

Interações sociais de puérperas relacionadas à sua saúde sexual após o parto

RESUMO

Objetivo:

Analisar experiências de puérperas sobre saúde sexual após o parto na perspectiva do interacionismo simbólico.

Método:

Estudo descritivo, qualitativo. Realizadas 20 entrevistas semiestruturadas por videoconferência com mulheres no puerpério remoto, captação por “snowball” e busca das “sementes” pelo Instagram®. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin e o Interacionismo Simbólico como referencial.

Resultados:

As puérperas significam saúde sexual numa perspectiva de integralidade dos cuidados em saúde. Contudo, pela dualidade entre o “ser mulher” e o “ser mãe”, reconhecem o medo, as transformações corporais e as mudanças de foco da relação amorosa para os cuidados com o bebê como fatores que interferem na saúde sexual. E, escolhem se deixar de lado, priorizando o cuidado com os outros. Ressignificam saúde sexual pelo reconhecimento da importância de cuidar de si nos aspectos biopsicossociais e tentam resgatar o autocuidado para vivência sexual saudável.

Conclusão:

Apesar dos significados atribuídos, as interações sociais das mulheres com o puerpério interferem negativamente na saúde sexual. Profissionais devem ser sensibilizados quanto à inclusão de ações que promovam mudanças da ação social dessas mulheres para o cuidado de si.

DESCRITORES
Saúde sexual; Período pós-parto; Saúde da mulher; Educação em saúde; Enfermagem obstétrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br