Resumo
OBJETIVO
Analisar como se articulam alunos, professores e profissionais de enfermagem no ensinar e aprender administração em enfermagem na graduação, em um hospital universitário público.
MÉTODO
A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa, ancorada no referencial de Pichon-Rivière sobre grupo operativo. A coleta das informações deu-se entre outubro de 2013 e setembro de 2014 e consistiu em Questionário Autoadministrado, Observação Participante e Grupo Focal. As informações foram submetidas à análise temática.
RESULTADOS
Do corpus da análise resultaram quatro categorias temáticas: o desconhecido e o inevitável; no ir e vir, atitudes, valores e novos vínculos; o diálogo e modos de agir no ensinar/aprender; a emergência da práxis.
CONCLUSÃO
A articulação entre alunos, professores e profissionais de enfermagem dá-se em um ir e vir de atitudes, valores e novos vínculos em que o diálogo viabiliza os modos de agir no ensinar/aprender administração em enfermagem na graduação, possibilitando a emergência da práxis.
DESCRITORES:
Pesquisa em Administração de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Grupos Focais