Acessibilidade / Reportar erro

Perfil das vítimas de acidente ofídico notificadas em um hospital público de ensino: estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

Conhecer o perfil epidemiológico e clínico das vítimas de acidente ofídico em um hospital público de ensino.

Método:

Estudo exploratório, descritivo, transversal, de abordagem metodológica quantitativa, realizado em um hospital público do Triângulo Sul de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada em prontuários e fichas de notificação compulsória de pacientes admitidos no Pronto Socorro de junho de 2018 a maio de 2019. Os dados foram analisados descritivamente e apresentados em forma de tabelas.

Resultados:

De um total de 137 pacientes, foram predominantes o sexo masculino (74,5%), trabalhadores rurais (33,4%), indivíduos em idade produtiva (média de 43,49 anos) e zona de ocorrência rural (87,6%). O gênero mais envolvido nos acidentes foi o Bothrops (70,8%) e a classificação da maioria foi leve (53,3%). O tratamento mais realizado foi a administração do soro antiofídico (73%).

Conclusão:

Os acidentes ofídicos aconteceram majoritariamente em homens em idade produtiva e trabalhadores rurais. Prevaleceram os acidentes pelo gênero Bothrops e classificados como leves. A maioria dos tratamentos utilizou soro antiofídico adequado. A zona de maior ocorrência foi a rural. As áreas corporais prevalentes de mordedura foram pé, perna e mão e os atendimentos foram realizados em menos de 6 horas.

DESCRITORES
Perfil de Saúde; Mordeduras de Serpentes; Venenos de Serpentes; Serviços Médicos de Emergência; Enfermagem em Emergência

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br