Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação da gestante com a assistência ao parto e pós-parto e variáveis ​​associadas

RESUMO

Objetivo:

Determinar o grau de satisfação no parto e puerpério.

Método:

Estudo observacional longitudinal. Foram coletadas variáveis clínicas das pacientes e do parto, realizando-se análise descritiva e inferencial. Foram utilizados os questionários validados de ansiedade como traço e estado (STAI) e a pesquisa de satisfação da Care in Obstetrics Measure For Testing Satisfaction Scale (COMFORTS) em espanhol.

Resultados:

381 mulheres foram incluídas no estudo, agrupadas em satisfeitas vs. não satisfeitas (94,54% vs. 5,46%). Mulheres com parto eutócico relataram estar mais satisfeitas (p = 0,005), assim como aquelas que realizaram contato pele-a-pele com o recém-nascido (p = 0,012). As mães que se separaram de seus bebês relataram estar menos satisfeitas (p = 0,004), assim como aquelas que não tiveram atendidas as expectativas refletidas no plano de parto (p = 0,013). 100% das mulheres com ansiedade mínima estão satisfeitas (p = 0,004), o mesmo ocorre com o grau de ansiedade pós-parto (p <0,001).

Conclusão:

O percentual de mulheres satisfeitas é alto, é necessário cuidar da assistência ao parto e puerpério, promovendo boas práticas na assistência ao parto, bem como o bem-estar emocional da mulher.

Parto Obstétrico; Período Pós-Parto; Satisfação do Paciente; Enfermagem Obstétrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br