Acessibilidade / Reportar erro

Evidências científicas de adoecimento do trabalhador portuário para o raciocínio clínico da enfermagem* * Extraído tese "Adoecimento osteomuscular de trabalhadores portuários avulsos e o processamento do raciocínio clínico da enfermagem", Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Identificar evidências científicas de adoecimento ocupacional do trabalhador portuário publicadas na literatura.

MÉTODO

Revisão sistemática da literatura, construída conforme o método Cochrane. As bases de dados pesquisadas foram Cochrane, LILACS, MEDLINE/PubMed, CINAHL e SciELO. Foram selecionados artigos publicados de 1988 a 2014. Os dados foram analisados conforme o Nível de Evidência e Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology.

RESULTADOS

Foram selecionadas 14 publicações, das quais 11 (78,6%) de revistas internacionais. O ano de 2012 reuniu maior número de publicações no período de estudo. Todas as publicações pertenciam ao Nível de Evidência 4, destacando o câncer pulmonar, doenças osteomusculares e isquêmicas, com nexo causal nos riscos químicos.

CONCLUSÃO

A elaboração de medidas preventivas deve prever especialmente a exposição química do trabalhador, aplicando ao raciocínio clínico do enfermeiro um conhecimento ambiental para a assistência aos adoecimentos.

Descritores
Saúde do Trabalhador; Riscos Ocupacionais; Enfermagem do Trabalho; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br