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Construção e validação de instrumento para avaliar o conhecimento do enfermeiro sobre terapia nutricional enteral* * Extraído do projeto de tese: “O efeito de uma intervenção educativa para o ensino de enfermeiros sobre Terapia Nutricional Enteral”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas, 2019.

Construcción y validación de un instrumento para evaluar los conocimientos del enfermero sobre la terapia de nutrición enteral

RESUMO

Objetivo:

Construir e validar instrumento para avaliar o conhecimento do enfermeiro sobre terapia nutricional enteral.

Método:

Estudo metodológico, com revisão de literatura, validação de conteúdo e pré-teste. Para a revisão, foram incluídos trabalhos publicados de 2008 a 2018 a respeito da terapia de nutrição enteral. O material foi apreciado por 6 juízes, seguindo os critérios da psicometria. Calculou-se percentual de concordância. O pré-teste foi realizado com 30 enfermeiros, a fim de verificar a adequação e o entendimento para uso na prática clínica.

Resultados:

Instrumento construído continha quatro domínios, com 10 itens cada. Os domínios Indicação da terapia enteral e Monitoramento da administração da dieta enteral apresentaram melhores percentuais de concordância - 0,94 e 0,93, respectivamente. As categorias que obtiveram valores abaixo de 0,90 foram reformuladas ou retiradas, resultando em 38 categorias distribuídas em 4 domínios. No pré-teste, a concordância foi de 0,90, sendo o instrumento considerado de fácil entendimento e adequado para a prática.

Conclusão:

O instrumento construído foi validado quanto ao conteúdo e à aplicação na prática pelos enfermeiros.

DESCRITORES
Nutrição Enteral; Cuidados de Enfermagem; Prática Profissional; Estudos de Validação

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