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Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 8, Número: 1, Publicado: 1974
  • EDITORIAL Editorial

    PINHEIRO, Maria Rosa S.
  • ENFERMAGEM: TEORIA, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PROCESSO Artigos Originais

    Horta, Wanda de Aguiar

    Resumo em Português:

    Desenvolve-se uma teoria que procura explicar a natureza da enfermagem, seu campo especifico e sua metodologia de trabalho. Fundamenta-se na teoria de Maslow para explicar ser a enfermagem um serviço prestado ao Homem visando assisti-lo no atendimento de suas necessidades básicas e desta maneira contribuir para mantê-lo em equilíbrio no tempo e espaço, seja prevenindo desequilíbrios, ou revertendo estes em equilíbrio. Da teoria proposta inferem-se os conceitos de enfermagem, assistir, assistência e cuidados em enfermagem. Algumas proposições e principios também são expostos. Tendo a Teoria das Necessidades Humanas Básicas por fundamento, estabelece-se a metodologia ou Processo de Enfermagem em 6 fases: histórico, diagnóstico, plano assistencial, plano de cuidados, evolução e prognóstico. Salienta-se a importância do desenvolvimento de habilidades denominadas instrumentos básicos, para a execução do Processo de Enfermagem

    Resumo em Inglês:

    Development of a theory that pursuit to explain the nursing's nature, specific field and work methodology. It is founded on Maslow's theory to achieve that nursing is a service to Man with the object of assist him to get their basic needs and by this manner contribue to maintain him in equilibrium in time and space; to prevent the human lost of balance or, in such a case, to revert this lost in new states of equilibrium. From this theory results the concepts of nursing: to assist, assistance and care in nursing. Also some propositions and principles are proposed. The development of a methodology is based upon this Human Basic Needs Theory, related and consequently Nursing Process is based in six phases: Nursing History, Nursing Diagnosis, Assistencial plan, Nursing care plan, Evolution and Nursing Prognosis. It is emphasized the concerning of the development of skills named basic tools to be possible the execution of the Nursing Process.
  • CURRÍCULO PLENO PARA HABILITAÇÃO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM Artigos Originais

    Barbato, Moema Guedes; Galante, Virginia

    Resumo em Português:

    O presente estudo foi realizado pelo Grupo de Trabalho da Área da Saúde da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e tem como finalidade apresentar subsidios para o Laboratório de Currículos da Universidade do Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG), responsável pelo planejamento de Currículos Plenos dos Cursos Profissionalizantes, Grau Médio. Dividimos o assunto em seis itens, dos quais os tres primeiros tratam, de maneira geral, da descrição da ocupação, qualidades pessoais requeridas e situação do mercado de trabalho. O quarto item, que mais nos interessa, refere-se à apresentação do Currículo Pleno do Técnico em Enfermagem. Esse planejamento está fundamentado na Legislação vigente do Ensino de 2º Grau, Lei nº 5692/71, observando-se as duas formações curriculares, a geral (núcleo comum) e a profissionalizante. Depois de várias discussões e horas de trabalho, chegamos às seguintes conclusões: 1º) carga horária total para o curso, 3000 horas (100 créditos), divididas entre a Educação Geral e Formação Especial 2º) Matérias da Formação Especial: Psicologia e Ética, Administração, Saúde da Comunidade, Fundamentos de Enfermagem, Enfermagem Médica, Cirúrgica, Materno-Infantil, Psiquiátrica. Cada matéria é subdividida em disciplinas. 3º) Práticas Profissionais (Estágios) totalizando 840 horas (28 créditos). 4º) As habilitações parciais ou derivadas foram planejadas segundo a orientação da legislação vigente Sugerimos, como habilitações, as de instrumentador cirúrgico e visitador sanitário. No ítem V abordamos as diretrizes programáticas e no item IV indicamos as normas para a instalação do curso e o equipamento mínimo necessário à implantação de um Curso Técnico em Enfermagem. O Núcleo Comum (Formação Geral) foi planejado com a colaboração de especialistas em educação e tencionamos adotá-lo para todos os cursos da Área da Saúde.

    Resumo em Inglês:

    This report was prepared by the Working Committee of the State of São Paulo Department of Education — Health Area, for the purpose of contributing an auxiliary working paper on the vocational portion of the Nursing Technician, to the Curricula Laboratory of the University of Labor of the State of Minas Gerais, responsible for planning suggested Curricula for Vocational Programs (three years of general and vocational education, following completion of eight years of primary education; minimum requirements for such programs are clearly determined by federal laws). The report was divided into six sections. The first three sections give a general idea of the professional activities which they exercise, personal qualifications necessary, and positions open to them in the health field. The following sections present the suggested areas of study for their preparation. After many hours of consultation and discussion, the Committee arrived at the' following conclusions: 1) The total number of hours should be at least 3.000. 2) The areas of study should include: Psychology, Ethics Fundamentals of Nursing, Medical—Surgical Nursing, Maternal—child Nursing, Psychiatric nursing, Community Health Nursing, Nursing Administration. 3) Ward Experience — 840 hours. 4) Since federal legislation also allows for the recognition of partial (shorter) preparation in such programs, the Committee sugested the preparation of operating room (scrub) personnel, and health visitors. The last two sections present general program outlines and a list of the basic equipment necessary for the establishment of a Nursing Technician program. The subject matter necessarily included in all programs of the area of nursing was planned with the help of specialists in education. The Committee is studying the possibility of including it in all programs of the health area.
  • O DESAFIO DA ASSISTÊNCIA INTEGRAL EM ENFERMAGEM - RELATO DE CASOS Artigos Originais

    Nakamae, Djair D.

    Resumo em Português:

    Neste artigo procuramos dar ênfase à necessidade por parte da enfermagem em dar atenção adequada aos problemas de natureza psicológica revelados pelos pacientes numa enfermaria geral Relatamos aqui dois casos em que, a nosso ver, tipicamente tais obstáculos se mostraram relevantes do ponto de vista do atendimento, os quais exigiram urgente diagnóstico da situação e pronta tomada de decisões quanto às providências a adotar. O objetivo é salientar a grave necessidade de preparar os estudantes, na teoria e no campo prático para que tratem convenientemente os problemas psico-so-ciais de pacientes no ámbito da Enfermagem Médica.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we intend to emphasize the importance of identifying problems related to Psychology applied to Nursing, in a general ward. We report here, two incidents where these problems occured and needed nursing intervention. Our aim is to point out the importance of training student nurses facing these crucial situations, particularly in the Medical Nursing area.
  • A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ENSINO DE ENFERMAGEM NO BRASIL Artigos Originais

    Carvalho, Anayde Corrêa de

    Resumo em Português:

    O estudo trata da contribuição da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) no desenvolvimento do ensino de enfermagem no Brasil, pela análise das resoluções tomadas em seus congressos anuais. Demonstrou que a Associação sempre esteve atenta aos problemas ligados à formação do pessoal de enfermagem e nesse sentido vem desempenhando o seu papel de entidade científico-cultural.

    Resumo em Inglês:

    This study considers the contribution of the Brazilian Nursing Association (ABEn) in the development of the teaching of nursing in Brazil, by means of an analysis of the resolutions adapted in its annual conventions. It demonstrates that the association has always been concerned with the problems of the formation of nursing personnel and - in this area has continally fulfilled its role as a cultural-scientific entity.
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