Acessibilidade / Reportar erro
Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 16, Número: 2, Publicado: 1982
  • DOUTORADO EM ENFERMAGEM Editorial

    Arantes, Evalda Cançado
  • CONHEÇA UM POUCO DE SUA OPÇÃO: ENFERMAGEM Editorial

    Arcuri, Edna Appareáda Moura
  • ESTUDO DA REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO — USP Artigos Originais

    ,

    Resumo em Português:

    Este estudo apresenta os elementos iniciais de uma proposta de reformulação do currículo da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto — USP, elaborados pela Comissão de Reestruturação Curricular. Foram trabalhadas as três primeiras etapas do modelo técnico do planejamento curricular preconizado por SAUL (1971): diagnóstico das necessidades, os objetivos educacionais e a seleção e organização do conteúdo. Discutiu-se alguns aspectos filosóficos do ensino de enfermagem, a partir das necessidades sentidas por docentes e discentes, aspectos esses básicos, que conduziram à determinação das funções gerais do enfermeiro. Estas funções serviram de guia para a elaboração dos objetivos gerais, sendo discriminadas as disciplinas necessárias para o alcance dos mesmos. A Comissão pretende dar continuidade à proposta de alteração curricular.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the initial considerations on possible changes in the curriculum of the undergraduate program. The three first steps of the technical model of the curriculum plan recommended by Saul (1971) were studied, i.e. the diagnosis of the needs, educational objectives, and selection and organization of the contents. Some philosophical aspects of nursing education born out of the needs felt by teachers and pupils were discussed. Such aspects were basic in the determination of the nurse's function. Based on the nurse's function, the educational objectives of the curriculum were established. The next step was the listing of the contents necessary to the fulfillment of the objectives. This work is to be continued.
  • O FUMO ENTRE DOCENTES E DISCENTES DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM Artigos Originais

    Valente, Maria Apparecida; Miyadahira, Ana Maria Kazue; Ide, Cilene Aparecida Costardi; Takahashi, Edna Ikumi Umebayashi; Chaves, Eliane Corrêa; Padilha, Katia Grillo; Kimnra, Miako

    Resumo em Português:

    As autoras, no presente trabalho, apresentam o resultado de um levantamento, feito entre docentes e discentes de três escolas do curso de graduação em enfermagem do Município de São Paulo, sobre o hábito de fumar, para verificar freqüência de fumantes, ex-fumantes e não fumantes e causas que os levaram ao hábito de fumar e a abandoná-lo. Na população de 636 estudantes, encontrou-se 24,1% fumantes, 68,5% não fumantes e 7,4% ex-fumantes e, entre 117 docentes, 23,1%, 62,4% e 14,5%^res-pectivamente. A causa mais freqüente que levou ao hábito de fumar, em ambos os grupos, foi curiosidade (35,2% e 28,2% respectivamente) e ao abandono foi a consciência sobre os malefícios do fumo para a saúde (72,5% e 65,2% respectivamente); este foi o principal motivo dos não fumantes nunca terem iniciado o hábito de fumar. Foram estudados também a idade em que se iniciou o hábito de fumar, o número de cigarros fumados por dia, os efeitos do tabagismo sobre as pessoas e a orientação dada a estas sobre os danos do fumo para a saúde.

    Resumo em Inglês:

    A study was made among students and instructors of three schools of nursing at São Paulo City, Brazil, on number of smokers, non smokers and previous smokers and the causes that led them to start smoking as well as to withdraw from the habit. In a population of 636 studients the authors found 24.1% smokers, 68.5% non smokers, 7.4% previous smokers. The percentage of 117 instructors were 23.1%, 62.4% and 14.5% respectively. The reason for start smoking most frequently mentioned by both groups was curiosity (35.2% and 28.2% respectively). For leaving the habit was conscience of damage to health (72.5% and 65.2%). For the non smokers this was the main reason for never starting the habit. The authors studied also the age of start smoking, number of cigarettes smoked per day. The outside influences for smoking or not orientation of others about the damages of smoking to health were also considered.
  • IATROGENIA: IMPLICAÇÕES PARA A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Artigos Orginais

    Ferraz, Estela Regina; Ishii, Shizuka; Ciosak, Suely Itsuko; Miyadahira, Ana Maria Kazue; Chaves, Eliane Corrêa

    Resumo em Português:

    As autoras abordam os aspectos teóricos da iatrogenia que são dependentes da droga, do paciente e do pessoal de enfermagem. Apontam os aspectos relacionados à assistência de enfermagem na prevenção primária, secundária e terciária quanto à reação adversa a drogas e fazem um alerta quanto à formação do enfermeiro nesse assunto.

    Resumo em Inglês:

    The authors describe the theoretical aspects of iatrogeny which are due to drugs, patient reactions, and failure in the application of drugs by nursing personnel. They discuss nursing intervention on primary, secondary and tertiary level of prevention and they alert the nurses of the importance of introducing the topic in nursing education programs.
  • A DISCIPLINA ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: AVALIAÇÃO, PELOS ALUNOS, DE UMA NOVA METODOLOGIA DE ENSINO Artigos Originais

    Ribeiro, Circéa Amalia; Martins, Dyrce Maria Rocha; Huerta, Edelia dei Pilar Neira; Moraes, Esther; Angelo, Margareth

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Enfermagem Pediátrica a fim de justificar a mudança de atitude das docentes da disciplina em face do processo ensino-aprendizagem e focaliza avaliações sobre uma nova metodologia de ensino feitas por seis grupos de alunos. A atitude dos estudantes foi mais positiva do que no método formal; eles se interessaram mais por Enfermagem Pediátrica e mostraram compreender melhor as necessidades da criança.

    Resumo em Inglês:

    This article includes some considerations about teaching Pediatric Nursing to undergraduate students so as to justify instructors' change in attitude toward the teaching-learning process and focus evaluation made by six groups of students on the new method employed. On the whole, the students' attitude was more positive than when the traditional method was employed; they were more interested in Pediatric Nursing and showed better understanding of children's needs.
  • AVALIAÇÃO, POR DOCENTES E ALUNOS, DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS ENFERMAGEM MÉDICA E ENFERMAGEM CIRÚRGICA Artigos Originais

    Miyadahira, Ana Maria Kazue; Pierin, Angela Maria Geraldo; Ide, Cilene Aparecida Costardi; Takahashi, Edna Ikumi Umebayashi; Chaves, Eliane Corrêa; Padilha, Katia Grillo; Sarrubbo, Márcia Regina Car; Valente, Maria Apparecida; Koizumi, Maria Sumie; Kimura, Miako

    Resumo em Português:

    Os autores relatam os resultados de um estudo sobre a avaliação do ensino nas diferentes unidades da disciplina. A maioria dos alunos achou que: os objetivos da disciplina foram atingidos (63,2%), houve alguma uniformidade de enfoque no ensino das diferentes unidades (77,2%), o ensino foi satisfatório em qualidade, em todas as unidades, e suficiente em todas as unidades, exceto em Enfermagem Neurológica, a bibliografia foi suficiente e adequada (73,7%), houve relação entre ensino teórico e prático (mais em umas unidades que cm outras) e as formas de avaliação foram satisfatórias. A avaliação dos docentes não foi muito diferente da dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    Students and "instructors" opinions were collected on the teaching of the Medical Nursing I program (for undergraduates) and on their experience on the respiratory, cardiologic, neurological, digestive and renal hospital units. 63.2% of the students felt the objectives had been reached, 77.2% that there was "some uniformity" of teaching each unit, that their hospital experience had been satisfactory in both quality and quantity in all units but in the Neurology units (one of these units was being remodeled and could not be used), that bibliography was sufficcient and adequate (73.7%), that there had been correlation between theory and practice in all units, and that evaluation had been satisfactory. Evaluation by instructors of some itens was not very different.
  • DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PRODUZIDO NA ENFERMAGEM Artigos Originais

    Angerami, Emília Luigia Saporiti; Almeida, Maria Cecília Puntel de

    Resumo em Português:

    Neste trabalho é listado os veículos utilizados pelos autores da literatura científica para divulgar seus trabalhos, particularmente em revistas e o número de revistas de enfermagem indexadas no Cumulative Index to Nursing & Alied Health Literature (1981). O Brasil tem 3, sendo este número maior do que o de vários países mas muito pouco se comparado com 8 do Canadá, 10 do Japão e 139 dos EUA. Teses escritas por enfermeiras brasileiras são mencionadas bem como os catálogos onde elas são registradas. Os autores também discutem a informação oral que ocorre em convenções, seminários etc., e salienta as dificuldades sentidas pelas enfermeiras brasileiras para terem acesso à literatura de enfermagem.

    Resumo em Inglês:

    The authors list the vehicles used by authors of scientific literature to have their work known, particularly journals, and the number of nursing journals indexed in the Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (1981). Brazil has 3, which is higher than many countries but very low compared to 8 in Canada, 10 in Japan, 139 in USA. Thesis written by Brazilian nurses are mentioned as well as the existing catalogues where they are registered. The authors also discuss oral information given out a conventions, workshops, seminars, etc and emphasize the difficulties felt by Brazilian nurses to have access to nursing literature.
  • O RUIDO EMITIDO POR APARELHOS USADOS NAS SALAS DE OPERAÇÕES: ESTUDO PRELIMINAR SOBRE ALTERAÇÕES FÍSICAS, FISIOLÓGICAS E PSICOLÓGICAS NOS COMPONENTES DA EQUIPE CIRÚRGICA E PACIENTE Artigos Originais

    Posso, Maria Belén Salazar

    Resumo em Português:

    Foram estudados em valores globais e faixas de oitavas, nas escalas L e A, o ruido de fundo em três salas de operações de dois hospitais da cidade de São Paulo. Foi estudado também, em valores globais e faixas de oitavas, nas escalas L e A, o ruido emitido pelos seguintes aparelhos: bisturis elétricos Emai, Valleylab, Bovie e Burdick; respiradores Takaoka, Narcofolex, Aga e Oftec; aspiradores TakaokaL Medap, Card e Oftec; brocas Dremel e Kaltembach und Voigt; serra elétrica Bone Stryker Saw e cardioscópio FUNBEC. Foram comparados ainda, os ruídos emitidos por aparelhos de marcas diferentes, porém com mesma função, ou seja; respiradores, aspiradores, bisturis elétricos e brocas. Foi determinado, outrossim, a soma das médias dos ruídos emitidos por cinco dos aparelhos, se funcionassem simultaneamente. Com base nos resultados, concluiu-se ser o ruído de fundo, nas salas de operações estudadas, inferior ao nível máximo preconizado para hospitais. Os resultados obtidos, comparados aos dados da literatura, permitem inferir que o ruído emitido petos aparelhos estudados é suficiente para causar alterações fisiológicas e psicológicas nos componentes da equipe cirúrgica e no paciente, porém insuficiente para provocar alterações físicas.

    Resumo em Inglês:

    It was studied in global values and octave band, on the L and A scales, the usual noise of three operating-rooms, in two hospitals in São Paulo. The same study had been done with the noises made by the following equipments, that are normaly used in operating-rooms: eletric Valleylab, Emai, Bovie, Burdick bistouries; Takaoka, Narcofolex, Aga, Oftec respirators; Takaoka, Medap, Card, Oftec aspirators; Dremel, Kaltembach und Voigt drills; eletric Bone Stryker Saw and, FUNBEC cardioscopic. It was confronted, yet, the noise made by aparatus of different trade marks, but, with the same functions, like: respirators, aspirators, eletric bistuories and eletric drills. It was stipulated the average additions of the noises made by five equipments that work simultaneously. The results of the tests proved that the noise, in the studied operating-rooms, is inferior of the maximum level preconized for hospitals. The obtained results, permit to conclude that the noise made by the studied apparatus is not sufficient to cause deafness in the components of the surgical team or in the patient, but it is sufficient to cause physiological and psychological alterations in those ones.
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br