Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 17, Issue: 1, Published: 1983
  • DEZ ANOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITORIAL

    Arantes, Evalda Cançado
  • FATORES QUE INFLUENCIARAM ALUNOS INGRESSANTES NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP, EM 1981, NA ESCOLHA DA ENFERMAGEM COMO OPÇÃO PROFISSIONAL ARTIGOS ORIGINAIS

    Arcuri, Edna Apparecida Moura; Araújo, Thelma Leite de; Oliveira, Maria Amélia Campos

    Abstract in Portuguese:

    O estudo objetivou caracterizar alguns aspectos sócio-econômicos da população ingressante na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e verificar quais as opções destes alunos nas diversas vezes em que fizeram exame vestibular. A população estudada foi de 51 alunos que cursavam a disciplina Introdução à Enfermagem. O instrumento foi um questionário, onde foram abordados itens relacionados aos motivos que influenciaram a escolha da enfermagem como opção profissional. Concluiu-se que a maioria dos alunos é do sexo feminino, de 18 a 20 anos, procedente da Capital e Grande São Paulo, proveniente de famílias de variadas faixas econômicas da população; 47% dos alunos apontaram enfermagem como a profissão que gostariam de exercer, embora tivessem prestado vestibulares para outras carreiras, preferencialmente medicina. Mais de 60% dos alunos pretendem realizar nova tentativa em exame vestibular. Os motivos mais citados que influenciaram a escolha profissional destes alunos foram: interesse pelas ciências biológicas, desejo de ajudar pessoas e preocupação com o nível de saúde da população.

    Abstract in English:

    The main objective of this study was to find out a some characteristics of the freshman of the Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, in 1981, and verify which were the reasons that influenced their choice of nursing as a profession. Out of the 80 entering students, 51 answered the questionnaire; 47.0% indicated nursing as their first options; 60.8% of them had, in previous years, tried other schools. The answers more often given by these students for their choice of nursing as profession were related ta: interest in biological science, willing to help people and worry with level of well-being of the population.
  • CUIDADOS PRIMÁRIOS DE SAÚDE NO CONTROLE DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS* ARTIGOS ORIGINAIS

    Adami, Nilce Piva

    Abstract in Portuguese:

    Descrevem-se os principais fatores de uma situação de crise no sistema de serviços de saúde do País. Demonstra-se, também, o surgimento de modelos alternativos para a extensão de cobertura de serviços de saúde à população, como uma das estratégias de ação. Relacionam-se a seguir as principais atividades no controle das doenças transmissíveis ao nível de cuidados primários.

    Abstract in English:

    This paper describes the main factors of a crisis situation within the health services system in this country. It also shows the raising of alternate models to extend the health service coverage to the whole population, as one of the strategies of action. The main activities for controlling communicable diseases at the primary care level are also' enumerated.
  • APRENDENDO A PREPARAR A CRIANÇA PARA ENFRENTAR SITUAÇÕES DIFÍCEIS E/OU DESCONHECIDAS * ARTIGOS ORIGINAIS

    Huerta, Edetia del Pilar Neira

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho apresenta algumas considerações sobre a importância do estudante de enfermagem aprender a preparar a criança para enfrentar situações difíceis ou desconhecidas. A autora focaliza sua experiência docente junto aos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem em estágio em Pronto-Socorro Infantil. Expõe como percebe o aluno e seu aprendizado no preparo da criança para essas situações. Descreve como ela facilita este processo de aprendizagem: proporcionando ao aluno um clima de compreensão, respeito, confiança e liberdade para sentir, refletir e agir.

    Abstract in English:

    This paper presents some considerations about the importance of nursing students learning to prepare children to face difficult situations. The author focuses on her experience as an instructor of undergraduate nursing students in a children's emergency room. She tells how she perceives the students and his learning experience in preparing children for these situations. She describes how facilitates this learning process for the student, by promoting an atmosphere of understanding, respect, trust and freedom to perceive, reflect and act.
  • ASSISTÊNCIA À PARTURIENTE: ALGUNS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS ARTIGOS ORIGINAIS

    Barbieri, Doroty Leite; Tsunechiro, Maria Alice

    Abstract in Portuguese:

    A parturiente e o processo da parturição são encarados dentro do contexto psicos-social a fim de tornar o nascimento em ambiente hospitalar um ato mais humano. São apresentados alguns fatores que podem influenciar o fenômeno do parto e o comportamento da parturiente como a internação hospitalar, reações emocionais e sentimentos relativos ao parto entre outros.

    Abstract in English:

    The woman in labor and the natural parturition process are considered within a psychosocial context, in order to provide for childbirth in hospital environment a aspect more humanized. Some aspects are pointed out as to influencing the hospital process and the behavior of the woman in labor, such as: hospital admission, emotional reactions and feelings relatives to labor and delivery and others.
  • RELACIONAMENTO TERAPÊUTICO ENFERMEIRA-PACIENTE ARTIGOS ORIGINAIS

    Stefanetli, Maguida Costa

    Abstract in Portuguese:

    A preocupação com a qualidade da assistência de enfermagem prestada em hospitais psiquiátricos e a diversificação no ensino de enfermagem psiquiátrica leva-nos à publicação deste estudo. Tentamos, nesta, sintetizar o conhecimento básico necessário para a compreensão do relacionamento terapêutico enfermeira-paciente, como base da assistência de enfermagem psiquiátrica e para o ensino desta.

    Abstract in English:

    The reason for the publication of this article is the author's concern with the quality of nursing assistance in psychiatric hospitals and the differences found among nursing schools in the teaching of psychiatric nursing to undergraduate students. She tried synthetize the basic knowledge needed for understanding the therapeutic nurse-patient relationship.
  • AVALIAÇÃO DA ORIENTAÇÃO SISTEMATIZADA NA REABILITAÇÃO DA VOZ DE PACIENTES LARINGECTOMIZADOS ARTIGOS ORIGINAIS

    Aguillar, Olga Maimoni; Angerami, Emília Luigia Saporiti

    Abstract in Portuguese:

    Nenhuma cirurgia realizada atualmente produz mais profundas alterações fisiológicas e psíquicas que a laringectomia. Estas pessoas, após a cirurgia, vêem-se impossibilitadas de falar, respiram através da traqueostomia, tem alteração do olfato e do paladar e, na maioria das vezes, suspeitam de que possuem câncer. O propósito deste trabalho, é testar o método de aprendizagem da voz esofágica com a finalidade de ajudar a reabilitação do paciente laringectomizado. Concluímos que o método utilizado para adquirir a voz esofágica teve resultados satisfatórios; que o enfermeiro é profissional capaz de orientar esse aprendizado e que além do problema de comunicação, muitos outros afligem o paciente laringectomizado.

    Abstract in English:

    None of the surgeries performed today produces greater physiological and psychological changes than laryngectomy. After surgery, patients find themselves to be unable to speak, breathing through tracheotomy, with decreased smell and taste and most of the times suspecting they have cancer. The purpose of this work is to lest the method learning of esophageal speech intended to assist in rehabilitating laryngectomized patients. We have concluded that the method used to develop esophageal speech had satisfactory results; that the nurse has the skill required to guide this learning and to help laryngectomized patients with communication difficulties along with many others inherent to this condition.
  • ALEITAMENTO NATURAL E RELACTAÇÃO — ATUAÇÃO DA ENFERMEIRA * ARTIGOS ORIGINAIS

    Bonilha, Ana Lucia de Lorenzi; Rezende, Magda Andrade

    Abstract in Portuguese:

    A atuação da enfermeira no aleitamento natural e na relactação é descrita de acordo com os três níveis de prevenção de Leavell & Clark. No nível primário são abordadas ações da enfermeira no período de gestação, no pós-parto imediato e mediato e nos intervalos dos períodos de crise, com ênfase nos exercícios para o preparo das mamas para a amamentação; no nível secundário são mencionadas ações relacionadas aos períodos de crise e hipogalactia; e no nível terciario são apresentados procedimentos para a promoção da relactação.

    Abstract in English:

    The role of the nurse both in breastfeeding and in relactation is presented according to Leavell's and Clark's levels of prevention. The authors describe the subject the mother should be taught during pregnancy and after delivery; they emphasize the preparation of the breasts for breastfeeding, the measures to be taken in periods of crisis and of hypogalactia, the procedures for promotion of relactation.
  • RELACIONAMENTO TERAPÊUTICO ENFERMEIRA-PACIENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ESTUDANTE ARTIGOS ORIGINAIS

    Costa, Fátima Neves do Amaral

    Abstract in Portuguese:

    Descreve-se a assistência de enfermagem prestada por uma estudante, salientando a importância da aplicação do relacionamento terapêutico, como função independente da enfermeira.

    Abstract in English:

    This article is about nursing care given by a student nurse who emphasizes the impontance of Therapeutic Relationship process as a private action of the nurse.
  • TERRITORIALIDADE DO PACIENTE HOSPITALIZADO NOTAS PRÉVIAS

    Carvalho, Daclé Vilma
  • ACIDENTES DE MOTOCICLETA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, 1982 NOTAS PRÉVIAS

    Koizumi, Maria Sumie
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