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Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 30, Número: 3, Publicado: 1996
  • REEUSP: ... Novos rumos

    Padilha, Katia Grillo
  • Mudanças na unidade pediátrica: relato de experiência de integração docente-assistencial Artigos Originais

    Huerta, Edelia del Pilar Neira

    Resumo em Português:

    A partir da percepção inicial da unidade pediátrica em que acompanhou e supervisionou as atividades práticas desenvolvidas por alunos de graduação em enfermagem, a autora identifica mudanças significativas implementadas nessa unidade, como resultado de uma experiência de genuína integração docente-assistencial.

    Resumo em Inglês:

    The author identifies significant changes in a pediatric unit in which she supervised the practical activities developed by undergraduate students, as a result of true nursing teaching and nursing practice integration.
  • Educação em enfermagem: o movimento constituinte da sua identidade Artigos Originais

    Ide, Cilene Aparecida Costardi; Chaves, Eliane Correa

    Resumo em Português:

    O trabalho tem corno foco a análise dos códigos moduladores que vêm conformando a formação profissional no âmbito de Enfermagem Médico- Cirúrgica enquanto fundamento para a proposição de um novo modelo de atuação do enfermeiro assistencial, centrado na coordenação do processo de cuidar.

    Resumo em Inglês:

    The research brings the medical-surgical nurse teaching evolutive course and its specific conceptions and atributes.
  • As políticas de saúde no Brasil: reconstrução histórica e perspectivas atuais Artigos Originais

    Bertolozzi, Maria Rita; Greco, Rosangela Maria

    Resumo em Português:

    A partir de revisão bibliográfica, as autoras discorrem sobre a questão das políticas públicas de saúde no Brasil, procedendo a uma re-leitura do processo. Apontam para a importância da discussão sobre a questão nos cursos de graduação em Enfermagem.

    Resumo em Inglês:

    Authors presents an evolution of the public health's politics in Brasil through a critical review of the historical process. Besides this they call to the importance of this issue in the undergraduate curricular in nursing.
  • Entre o medo da contaminação pelo HIV e as representações simbólicas da AIDS: o espectro do desespero contemporâneo Artigos Originais

    Meneghin, Paolo

    Resumo em Português:

    Este estudo pretende colaborar para uma melhor compreensão dos sentimentos provocados no ser humano vivendo em plena era da AIDS. A falta de informação e, por consequência, o desconhecimento sobre a AIDS, sua dinâmica de transmissão e as medidas preventivas adequadas, transformam a convivência com esta síndrome num fator estressante para muitas pessoas, gerando sentimentos de medo e suscitando a correlação com diferentes representações simbólicas ligadas à contaminação pelo HIV. Vários autores formularam modelos teóricos para explicar esta correlação. Neste trabalho procura-se verificar os sentimentos emergentes e a respectiva vinculação aos significados simbólicos da doença sob o prisma destas teorias. Foram entrevistadas 31 pessoas, sendo 10 estudantes de diferentes cursos superiores da Universidade de São Paulo e 21 detentos do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos mostraram que, apesar dos grupos apresentarem características diferentes entre si, ambos atribuiram à AIDS significados simbólicos ligados ao medo da contaminação pelo HIV

    Resumo em Inglês:

    Lack of knowledge and mis informations on HIV/AIDS are predictors of emotional responses as fear of contagion, homophobia, avoidance and excessive precautions. Fear of contagion is an affective stress response to the neurocognitive activity that leads to a perceived threat of AIDS in connection with the symbolic meanings os illness. Focused interviews were conducted with an opportunistic sample of 31 young people to know the affective responses and behaviors after blood screening for HIV antibody testing. The findings confirm the relationship of symbolic representation of illness as mystery, death, punishment and sexuality to fear of contagion and mitic conception of AIDS.
  • A liderança na administração do pessoal de enfermagem segundo a percepção de enfermeiras, auxiliares e atendentes de enfermagem Artigos Originais

    Kurcgant, Paulina; Peres, Heloisa Helena Ciqueto; Ciampone, Maria Helena Trench

    Resumo em Português:

    O presente estudo foi realizado em duas etapas, sendo a primeira a partir das descrições de oito enfermeiras, chefes de serviços, e a segunda a partir dos depoimentos de oito auxiliares e um atendente de enfermagem que vivenciam a liderança, na realidade hospitalar. O estudo teve por finalidade, desvelar a liderança segundo a percepção das enfermeiras, auxiliares e atendentes de enfermagem e repensar o ensino, desse tema, no curso de graduação em enfermagem. A investigação buscou apoio no enfoque fenomenológico que resgata o ser-que-lidera e o ser-liderado como ser-no-mundo com suas experiências e interesses considerados acima de conteúdos, métodos e estilos de liderança. Os depoimentos, dos sujeitos da pesquisa, foram registrados e interpretados na busca de convergências e de invariantes do fenômeno, visando ao seu des-velamento. Assim na primeira etapa emergiram, das descrições das enfermeiras, os temas:"Concebendo a liderança"; "Caracterizando o líder"; "O poder na liderança"; "As diferentes formas de liderar"; e "As condições para a liderança" Na segunda etapa emergiram, dos depoimentos dos auxiliares e do atendente de enfermagem as categorias "O poder do líder"; "O significado da liderança"; "As características do líder"; e "Os sentimentos do ser-liderado".
  • Tentar preservar-se: a escolha da enfermeira em situações difíceis Artigos Originais

    Veríssimo, Maria De La Ó Ramallo

    Resumo em Português:

    Este estudo originou-se no interesse em conhecer sobre a autonomia da enfermeira. Foram entrevistadas 8 enfermeiras, que trabalhavam numa mesma unidade hospitalar de internação. O foco das entrevistas foram suas experiências de realizar uma escolha em situação de trabalho. A análise dos dados seguiu os passos da análise fenomenológica e resultou na identificação de 4 temas que explicam os significados que orientam as ações da enfermeira em situações de trabalho nas quais ela precisa fazer uma escolha. São eles: "OBRIGAÇÕES E RESTRIÇÕES DEFINEM O PAPEL INSTITUCIONALIZADO DA ENFERMEIRA" , " IDENTIFICANDO RECURSOS QUE RESPALDEM SUA ATUAÇÃO" , "SENTIR-SE FRÁGIL PARA ESCOLHER", e "TENTAR PRESERVAR-SE". A autonomia interior foi identificada como uma condição necessária à autonomia profissional da enfermeira.

    Resumo em Inglês:

    This study was origined in the interest to understand the nurse's autonomy. We accomplished individual interview with 8 nurses, which works in a hospital unit, and the focus of the interviews was their experiences in making choices in her settings. The analysis of the data, through fenomenologic analysis, results in the identification of 4 themes which explain the meanings that guidance the nurse's actions in work's situations, when she makes a choice. They are: "OBLIGATIONS AND RESTRICTIONS DEFINE THE INSTITUTIONAL ROLE OF THE NURSE", "IDENTIFY RESOURCES THAT SUPPORT HER ACTES", "TO FEEL WEAK FOR MAKE CHOICES" , "TO TRY PRESERVE HERSELF" . The internal autonomy was identified as a condition
  • Processo ensino-aprendizagem da técnica de palpação e mensuração uterina: influência da prática Artigos Originais

    Muramatsu, Clarice Heiko; Miyadahira, Ana Maria Kazue

    Resumo em Português:

    O presente estudo relacionado ao processo ensino-aprendizagem da técnica de palpação e mensuração uterina, teve como objetivos, analisar a influência da prática em relação à habilidade e analisar o conhecimento adquirido da técnica dos estudantes de Graduação em Enfermagem. Aplicando o "modelo padrão" elaborado para este estudo, os estudantes foram avaliados em 2 etapas; os resultados obtidos permitiram concluir pela importância da prática no processo ensino-aprendizagem de uma habilidade perceptivo-motora, verificada através da melhora do desempenho dos estudantes em relação à habilidade e ao conhecimento adquirido.

    Resumo em Inglês:

    The present study related to the teaching-learning process concerning the uterine measurement and palpation technique, it was intended to analyze the influence practice had on the Undergraduation Nursing students' skills acquired knowledge by the use of that technique. Applying a standard instrument previously developed for this study, the students' evaluation was 'carried out in two phases. The results showed a significant improvement in the students' performance skills and descriptive knowledge. Thus, this study was able to stress the importance of practice for the motorperceptive skills in the teaching-learning process.
  • Questionário de dor McGill: proposta de adaptação para a língua portuguesa Artigos Originais

    Pimenta, Cibele Andrucioli de Mattos; Teixeira, Manoel Jacobsen

    Resumo em Português:

    Dor é uma experiência multidimensional e subjetiva. O desenvolvimento de instrumentos que possibilitem a avaliação da dor nos seus diversos aspectos, é fundamental para a compreensão do quadro álgico, implementação da terapêutica e apreciação de sua eficácia. O questionário McGill é considerado um dos melhores instrumentos para a avaliação das dimensões sensitiva-discriminativa, afetiva-motivacional e cognitiva-avaliativa da dor. Apresentar proposta de sua adaptação para a língua portuguesa é o objetivo deste estudo.

    Resumo em Inglês:

    Pain is a multidimensional and subjective experience. The developing instruments for the assessment of the multiple components of pain is necessary for the compreension of the suffering, to delimate therapeutic programs and to evaluate their efficacy. The McGill pain questionnaire has been considered the best instrument to assessment the sensitive-discriminative, affective-motivational and cognitive avaliative dimensions of pain. The aim of this study is to present the adaptation of McGill to portuguese language.
  • Recuperação das vítimas de traumatismo cranio-encefálico no período de 1 ano após o trauma Artigos Originais

    Sousa, Regina Marcia Cardoso de; Koizumi, Maria Sumie

    Resumo em Português:

    Estudo prospectivo longitudinal sobre a recuperação aos 12 meses, de vítimas de traumatismo crânio-encefálico (TCE) de diferentes gravidades, com idade entre 12 e 60 anos. As vítimas foram avaliadas 1 ano após o trauma considerando-se tanto suas limitações funcionais mensuradas pela Escala de Resultados de Glasgow (ERG) em sua versão de oito categorias, como também, o seu retorno à produtividade. Aos 12 meses, 77,2% das vitimas alcançaram a pontuação 0 e 1 na ERG ampliada. Destas, 38,6% obtiveram a pontuação 0, ou seja, recuperação total . Indivíduos incapazes (pontuação > 1) foram 22,8% sendo aqueles com incapacidade moderada (+), ERG2, e grave (+), ERG4, os mais freqüentes. Retorno à produtividade ocorreu em 83,3% das vítimas e destas, 19,4% tinham alterações na ocupação principal.

    Resumo em Inglês:

    A prospective longitudinal study of traumatic brain, injury (TBI) patients was conduced to identify the recovery pattern 1 year after trauma. Patients with all levels of injury and age between 12 and 60 years were observed. They were analyzed using the eight-point Glasgow Outcome Scale (GOS) as well as their return to productivity in that period. The majority of victims (77,2%) made good recovery, that is (GOS = 0 or 1) and complete recovery or GOS 0 was achieved in 38,6% of then. However at the 1 year mark, 22,8% of the victims showed disabilities. Overall , victims had returned to productivity in that period (83,3%) but 19,4% of them have had changes in their productivity and 16,7% didn't return to your job.).
  • Diagnósticos de enfermagem de pacientes em unidades de terapia intensiva Artigos Originais

    Pasini, Dolores; Alvim, Iracema; Kanda, Luiza; Mendes, Rita do Socorro Pereira; Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da

    Resumo em Português:

    Com a finalidade de caracterizar as necessidades de cuidados de doentes de unidades de terapia intensiva foram realizadas entrevistas e exames físicos junto a 32 pacientes e formulados os seus diagnósticos de enfermagem. Foi utilizado o referencial dos Padrões Funcionais de Saúde para a coleta dos dados e para a caracterização das áreas em que as alterações são predominantes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to identify the nursing care needs of patients of critical care unit. The nursing diagnoses of 32 patients was formulated. The data was collected by interview and physical examination and the Functional Health Patterns was the framework to collect the data and to identify the predominant dysfunctional health areas.
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