Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 39, Issue: 4, Published: 2005
  • Globalization and Nursing

    Muñoz Gonzales, Luz Angélica
  • Pregnancy, delivery and puerperium: beliefs and practices of midwives in San Luis Potosi, Mexico

    Pelcastre, Blanca; Villegas, Norma; De León, Verónica; Díaz, Agustín; Ortega, Doris; Santillana, Manuel; de los Ángeles Mejía, Juana

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Documentar as crenças e as práticas das parteiras tradicionais quanto à gravidez, parto e puerpério. MÉTODO: Aproveitando um curso de capacitação de 160 parteiras tradicionais locais das regiões Media e Huasteca do Estado de São Luís Potosi, México, duas das enfermeiras-instrutoras entrevistaram 25 participantes do curso, apoiadas por um membro das comunidades náhuatl e tenek. Foi garantido o anonimato dos participantes, que concordaram com a publicação dos resultados, mediante o termo de consentimento esclarecido. RESULTADOS: As práticas das (os) parteiras (os) tradicionais são comuns nos grupos sociais carentes de servicos de saúde. Suas funções não estão limitadas ao parto, compreendem nutrição, cuidados do pré-natal, do puerpério e da lactância, assim como apoio afetivo emocional das mães parturientes e de seus familiares. Neste estudo registraram-se vários mitos e terapias tradicionais. CONCLUSÃO: Os recursos da terapia tradicional e da atenção primaria da saúde das parteiras náhuatl e tenek são úteis e benéficas para os cuidados do pré-natal.

    Abstract in Spanish:

    OBJETIVO: Documentar las creencias y las prácticas de las parteras tradicionales respecto al embarazo parto y puerperio. MÉTODOS: Aprovechando un curso de capacitación de 160 parteras tradicionales locales de las regiones Media y Huasteca del Estado de San Luis Potosí, México, dos de las enfermeras-instructoras entrevistaron a 25 de los capacitandos, apoyadas por un miembro de las comunidades náhuatl y tenek. La identidad de los participantes se mantiene anónima y se obtuvo permiso para publicar los resultados mediante consentimiento informado. RESULTADOS: Las prácticas de las parteras (os) tradicionales son comunes en los grupos sociales que carecen de servicios de salud. Sus funciones no están limitadas al parto e incluyen nutrición, cuidados prenatales, del puerperio y la lactancia, así como apoyo afectivo emocional de las madres parturientas y sus familiares. En este estudio se registraron varios mitos y terapias tradicionales. CONCLUSIÓN: Los recursos de la terapia tradicional y de la atención primaria de la salud de las parteras Náhuatl y Tenek son útiles y benéficos para los cuidados perinatales.

    Abstract in English:

    OBJECTIVE: To document the beliefs and practices of traditional midwifes in regard to pregnancy, delivery and puerperium. METHOD: Taking advantage of a training course for 160 local traditional midwives from the Media and Huasteca regions of San Luis Potosí State, Mexico. Two of the teacher-nurses interviewed 25 of them, supported by a member of Náhuatl and Tenek communities. The participant's identity was kept anonymous and permit for publications of results was obtained by informed consent. RESULTS: Traditional midwifes practices are common in social groups lacking health services. Their role is not limited to delivery and includes nursing, prenatal and puerperium care, as well as emotional and affective support to delivering mothers and their families. In this study several myths and traditional therapies were registered. CONCLUSION: The traditional therapy and primary health care resources of the Náhuatl and Tenek midwifes are useful and harmless for the perinatal care.
  • Care practices on the resuscitation of newborns in the context of a delivery center Relato De Pesquisa

    Fernandes, Karina; Kimura, Amélia Fumiko

    Abstract in Portuguese:

    Aproximadamente 10 a 15% dos recém-nascidos (RNs) apresentam dificuldades de adaptação ao nascimento, o que requer habilidade e prontidão dos profis-sionais para intervir nessas situações. Este estudo observacional, transversal objetivou descrever as práticas assistenciais empregadas em reanimação neo-natal em um Centro de Parto Normal de um hospital público de São Paulo. Observou-se 100 atendimentos prestados pela equipe profissional e os dados foram registrados em um instrumento checklist. A presença de líquido meconial foi constatada em 24 (24,0%) partos e a aspiração das vias respiratórias foi realizada em 47 (47,0%) RNs. Desse total, 3 (6,4%) tiveram a traquéia aspirada e 26 (26,0%) RNs receberam oxigenação, sendo que 5 (19,2%) com máscara aberta e pressão positiva. Massagem cardíaca foi realizada em 1 (1,0%) RN. Após a reanimação neonatal inicial, 6 (6,0%)RNs foram transferidos à UTI neonatal devido desconforto respiratório.

    Abstract in Spanish:

    Aproximadamente entre 10 a 15% de los recién nacidos (RNs) presentan dificultades de adaptación al nacer. Así, el momento del nacimiento requiere habilidad y prontitud de los profesionales para intervenir de modo adecuado. Este estudio observacional, transversal realizado en un hospital público de São Paulo, tuvo como objetivo describir las prácticas asistenciales en reanimación neonatal en un centro de parto normal. Se observaron 100 atenciones al nacimiento prestados por el equipo profesional cuyos datos fueron registrados en un instrumento checklist. Se verificó presencia de líquido meconial en 24(24.0%) de las atenciones. Las vías respiratorias de 47(47.0%) RNs fueron aspiradas. De ese total, 3(6.4%) tuvieron aspiración de tráquea. 26(26.0%) RNs fueron oxigenados, 5(19.2%) recibieron, además de la máscara abierta, ventilación por presión positiva. El masaje cardiaco fue empleado en 1(1.0%) RN. Después de la reanimación neonatal 6(6.0%) RNs fueron transferidos a la26(26.0%) RNs UCI neonatal.

    Abstract in English:

    Approximately 10 to 15% of the neonates present difficulties in adapting to extra uterine life, which requires ability and readiness from the professional to intervene properly. This is an observational, cross-sectional study aimed at describing the care practices on the resuscitation of the newborn in the Delivery Center of a public hospital in the city of São Paulo. Data were obtained from the observation of 100 assistances given by health care professional staff and were recorded on a checklist instrument. Meconium-amniotic fluid was found in 24 (24.0%) births and 47 (47.0%) newborns were submitted to respiratory airways aspiration. Of these, 6.4% (3) had their trachea aspirated. 26 (26.0%) newborns were ventilated, 5 (19.2%) of which by mask plus positive pressure; 1 (1.0%) newborn was submitted to a chest compression. After the initial resuscitation procedures, 6 (6.0%) newborns were referred to the neonatal intensive care unit.
  • The meaning of hospitalization for the pre-school child: a theoretical model Relato De Pesquisa

    Ribeiro, Circéa Amália; Angelo, Margareth

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo teve como objetivo compreender o significado de estar hospitalizada, para a criança pré-escolar. Os referenciais teóricos foram o Interacionismo Simbólico e a teoria de Vygotsky sobre a brincadeira simbólica da criança e o referencial metodológico foi a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram do mesmo 11 crianças de três a seis anos de idade. As estratégias de coleta de dados foram: observação participante, entrevista com as crianças, mediada pelo Brinquedo Terapêutico e entrevista com as mães. A análise dos dados permitiu construir o modelo teórico Crescendo com a presença protetora da mãe, que evidencia a vulnerabilidade, a força da criança e a proteção recebida da mãe, para enfrentar o mistério e o terror da hospitalização.

    Abstract in Spanish:

    En este estudio se tuvo como objetivo comprender el significado que tiene para un niño pre-escolar, estar hospitalizado. Los referenciales teóricos fueron el Interaccionismo Simbólico y la teoría de Vygotsky sobre el juego simbólico del niño y el referencial metodológico fue la Teoría Fundamentada en los Datos. Participaron del mismo 11 niños de tres a seis años de edad. Las estrategias de recolección de datos fueron: observación participante, entrevista con los niños, mediado por el Juguete Terapéutico y entrevista con las madres. El análisis de los datos permitió construir el modelo teórico Creciendo con la presencia protectora de la madre, que evidencia la vulnerabilidad, la fuerza del niño y la protección recibida de la madre, para enfrentar el misterio y el terror de la hospitalización.

    Abstract in English:

    This study was aimed at comprehending the meaning of being hospitalized for pre-school children. The theoretical references were the Symbolic Interactionism and Vygotsky's theory on the child's symbolic play. The methodological referential was the Theory Based on Data. Eleven children between the ages of 3 and 6 took part in the survey. The strategies for data collection were: participative observation, interviews with the children mediated by the Therapeutic Toy, and interviews with the mothers. The analysis of the data made possible the construction of the technical model Growing up with the mother's protective presence, which puts in evidence the vulnerability, the child's force and the protection given by the mother to face the mystery and the fear of hospitalization.
  • Undergraduate nursing students' knowledge and viewpoints on depression Relato De Pesquisa

    Furegato, Antonia Regina Ferreira; Nievas, Andréia Fernanda; Silva, Edilaine Cristina; Costa Jr, Moacyr Lobo

    Abstract in Portuguese:

    Objetivou-se identificar pontos de vista, conhecimento e sinais de depressão entre graduandos de Enfermagem. Quatro instru-mentos foram utilizados para a coleta dos dados: A - Pontos de Vista Sobre Depressão; B - Conhecimento Sobre Depressão; C - Inventário de Beck; D - Escala de Zung. A análise quantitativa descritiva somou-se às reflexões qualitativas. Os alunos demonstraram que têm interesse e freqüentaram cursos de saúde mental; 65,4% tiveram altos escores de acordo com os pontos de vista 61,5% e têm ótimo conhecimento sobre depressão. Nas duas escalas de depressão verificou-se a existência de depressão moderada em um aluno. Nas respostas individuais, observa-se a falta de experiência dos alunos, preconceitos e informações equivocadas.

    Abstract in Spanish:

    El presente estudio tuvo como objetivo identificar puntos de vista, conocimiento y signos de depresión entre estudiantes de Enfermería. Fueron utilizados cuatro instrumentos para la recolección de los datos: A - Puntos de Vista Sobre Depresión; B - Conocimiento Sobre Depre-sión; C - Inventario de Beck; D - Escala de Zung. El análisis cuantitativo descriptivo se sumó a las reflexiones cualitativas. Los alumnos demostraron que tienen interés y frecuentaron cursos de salud mental; 65.4% tuvieron altos escores de acuerdo con los puntos de vista esperados de depresión; 61.5% tienen óptimo conocimiento sobre el tema. En las dos escalas de depresión se verificó la existencia de depresión moderada en un alumno. En las respuestas individuales, se observa falta de experiencia de los alumnos, prejuicios e informaciones equivocadas.

    Abstract in English:

    This study aimed at identifying viewpoints, knowledge and indicative signs of depression among nursing students. Four instruments were used for data collection: A - Viewpoints on Depression; B - Knowledge on Depression; C - Beck's Inventory and D - Zung's Scale. The descriptive quantitative analysis added to qualitative reflections. Students showed that they were interested and that they had attended courses on mental health; 65.4% had high scores according to the expected viewpoints for depression; 61.5% showed excellent knowledge concerning depression. Two scales of depression showed moderate depression in one student. On basis of individuals responses, the students' lack of experience, some prejudice or erroneous information were observed.
  • Publications about nursing education in the Revista da Escola de Enfermagem da USP Relato De Pesquisa

    Ito, Elaine Emi; Takahashi, Regina Toshie

    Abstract in Portuguese:

    Produções científicas na área de ensino em enfermagem fornecem importantes contribuições para a formação de profissionais e exercício da enfermagem. Acreditando nesta perspectiva, foi realizado um estudo visando a identificar e analisar os artigos publicados na área de ensino em enfermagem, construindo categorias empíricas com base nos dados coletados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e quantitativa, tendo como fonte artigos publicados na Revista da Escola de Enfermagem da USP, durante o período de 1967 a 2002. Foram encontrados 1.137 artigos, sendo que 14,2% destes referem-se ao ensino de enfermagem, dos quais 89,0% dizem respeito à área de graduação. A análise descritiva dos artigos publicados, referentes ao ensino de enfermagem, desperta a preocupação sobre o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao tema e que acompanhem as mudanças das legislações e as exigências do mercado de trabalho.

    Abstract in Spanish:

    Producciones científicas en el área de la enseñanza en enfermería ofrecen importantes contribuciones para la formación de profesionales y el ejercicio de la enfermería. Creyendo en esta perspectiva, fue realizado un estudio visando identificar y analizar los artículos publicados en el área de la enseñanza en enfermería, construyendo categorías empíricas a partir de los datos recolectados. Se trata de una investigación bibliográfica, descriptiva y cuantitativa, teniendo como fuente artículos publicados en la Revista da Escola de Enfermagem da USP, durante el período de 1967 a 2002. Fueron encontrados 1,137 artículos de los cuales el 14,2% se refieren a la enseñanza de enfermería, y de éstos el 89,0% se refieren al área del pre grado. El análisis descriptivo de los artículos publicados, referentes a la enseñanza de enfermería, despierta preocupación sobre el desarrollo de investigaciones relacionadas al tema y que acompañen los cambios de las legislaciones y las exigencias del mercado de trabajo.

    Abstract in English:

    Scientific production in nursing education field provide important contributions to professional formation and nursing practice. Since we believe this perspective, we carried out a survey aimed at identifying and analyzing nursing education-related articles, building empiric categories from the collected data. This revision is a bibliographical, descriptive and quantitative survey using as source articles published in the Revista da Escola de Enfermagem da USP from 1967 to 2002. We have found 1,137 articles, of which 14.2% refer to nursing education, 89.0% of which are concerned with the undergraduate level. The descriptive analysis of nursing education-related bibliography gives rise to issues concerning the development of research that follow changes in the legislation changes and the demands of the professional market.
  • Assistance to the deaf in the health area as a factor of social inclusion Relato De Pesquisa

    Chaveiro, Neuma; Barbosa, Maria Alves

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo objetivou discutir a assistência ao surdo na área de saúde como fator de inclusão social; investigar junto aos surdos como se estabelece o vínculo com os profissionais da saúde; verificar percepções dos surdos quanto à presença de intérpretes de língua de sinais, quando recebem assistência à saúde. Pesquisa descritivo-analítica, com abordagem qualitativa realizada em uma escola especial em Goiânia. A amostra constou de 20 alunos surdos e a entrevista semi-estruturada foi utilizada para coletar os dados. Constatou-se que o vínculo é estabelecido quando os profissionais conseguem comunicar-se com os surdos; a inclusão do surdo nos serviços de saúde evidencia dificuldades de comunicação. Concluiu-se que a relação profissional cliente precisa ser melhorada; que o vínculo ocorre quando o cliente se sente compreendido e que a presença do intérprete melhora, mas não contribui totalmente para a inclusão social do surdo.

    Abstract in Spanish:

    En este estudio se tuvo como objetivo discutir la asistencia al sordo en el área de salud como factor de inclusión social; investigar junto a los sordos, cómo se establece el vínculo con los profesionales de salud; verificar las percepciones de los sordos en cuanto a la presencia de intérpretes del idioma de señales cuando recibe asistencia a la salud. Investigación descriptivo-analítica, con abordaje cualitativo realizada en una escuela especial en Goiânia. La muestra constó de 20 alumnos sordos y la entrevista semi-estructurada se utilizó para recolectar los datos. Se constató que el vínculo se establece cuando los profesionales consiguen comunicarse con los sordos; la inclusión del sordo en los servicios de salud evidencia dificultades de comunicación. Se concluyó que la relación profesional-cliente requiere ser mejorada; que el vínculo ocurre cuando el cliente se siente comprendido y que la presencia del intérprete mejora, mas no contribuye totalmente a la inclusión del sordo.

    Abstract in English:

    The purposes of this article are to discuss the assistance to deaf people in the health area as a factor of social inclusion; to investigate with the deaf how the link with health workers is established; and to verify the deaf people's perception of the presence of sign language interpreters when they get health assistance. This is a descriptive and analytical survey with a qualitative approach carried out at a special school in Goiânia. The sample was comprised of 20 deaf students, and semi-structured interviews were used to collect the data. It was verified that the link is established when health workers are able to communicate with the deaf. The inclusion of the deaf in the health services is an evidence of difficulties in communication. It was concluded that the professional-client relationship must be improved, that the link occurs when the client feels himself/herself understood, and that the presence of an interpreter improves but is not enough to ensure the inclusion of the deaf.
  • The critical patient and communication: the vision of the family regarding the nursing team Relato De Pesquisa

    Inaba, Luciana Cintra; Silva, Maria Júlia Paes da; Telles, Sandra Cristina Ribeiro

    Abstract in Portuguese:

    A comunicação é considerada importante variável no cuidado do paciente crítico e de sua família, cuja dificuldade em se comunicar é expressa na literatura. O objetivo da pesquisa foi verificar o que é comunicação adequada com a equipe de enfermagem na percepção do familiar do paciente crítico. Estudo exploratório e de campo, realizado na UTI do Hospital Universitário da USP. A população constituiu-se de 13 familiares de pacientes internados. Os dados foram coletados em novembro de 2003 e analisados, segundo a proposta de Bardin. Foi considerada comunicação adequada aquela em que a comunicação é um meio de informação - as informações são claras e objetivas, há esclarecimento de dúvidas, há orientações; e a comunicação é uma forma de tornar o cuidado mais humanizado - havendo comunicação verbal mesmo com o paciente sedado, tendo alguém como referência para que os familiares possam recorrer.

    Abstract in Spanish:

    La comunicación es considerada una importante variable en el cuidado del paciente crítico y de su familia, cuya dificultad para comunicarse es expresada en la literatura. El objetivo de esta investigación fue verificar qué es comunicación adecuada con el equipo de enfermería en la percepción del familiar del paciente crítico. Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo y de campo, realizado en la UCI del Hospital Universitario de la USP. La población se constituyó de 13 familiares de pacientes internados. Los datos fueron recolectados en noviembre del 2003 y analizados según la propuesta de Bardin (1977). Se consideró comunicación adecuada a aquella donde la comunicación es un medio de información - las informaciones son claras y objetivas, hay aclaraciones de dudas, orientaciones; y la comunicación es una forma de tornar el cuidado más humanizado - habiendo comunicación verbal aunque el paciente esté sedado, teniendo a alguien como referencia a donde los familiares puedan recurrir.

    Abstract in English:

    Communication is considered an important variable in the care of critical patients and their families, whose difficulty concerning communication is expressed in the literature. The purpose of this survey was to verify what is considered adequate communication with the nursing team in the perception of the critical patient's family. This is an exploratory and field study carried out at the Intensive Care Unit of the University of São Paulo's Hospital Universitário. The population surveyed was comprised of 13 relatives of critical patients. The data was collected in November of 2003 and analyzed according to Bardin proposal. Communication was considered adequate when it was a means for information - the information was clear and objective, doubts were clarified, orientation was provided and communication was a form of humanizing health care - and there was verbal communication even when the patient was sedated, with somebody as a reference whom the relatives could resort to.
  • Use of Travelbee's interpersonal relation process with mothers of newborns in a neonatal unit Relato De Experiência

    Oliveira, Márcia Maria Coelho; Almeida, Cristiana Brasil de; Araújo, Thelma Leite de; Galvão, Marli Teresinha Gimenis

    Abstract in Portuguese:

    Objetivou-se aplicar o processo de relação interpessoal com mãe a de um recém-nascido que se encontrava internado em unidade neonatal, utilizando a Teoria da Relação Interpessoal de Joyce Travelbee. Estudo de caso, de natureza descritiva, desenvolvido em unidade de internação neonatal, em dezembro e janeiro de 2004. A Coleta de dados realizou-se mediante entrevista semi-estruturada, com interação pessoa-pessoa. Aplicou-se um instrumento contendo seis perguntas que revelaram possibilidades de ajuda mútua ante os problemas de saúde do filho. Buscou-se amenizar as angústias, dúvidas e medos, por meio da interação com a mãe. Constatou-se que a abordagem teórica foi relevante e serviu como guia para a enfermeira aplicar um cuidar mais ético e humano.

    Abstract in Spanish:

    En este estudio el objetivo fue aplicar el proceso de relación interpersonal con la madre de un recién nacido que se encontraba internado en una unidad neonatal, utilizando la Teoría de Relación Interpersonal de Joyce Travelbee. Estudio de caso, de naturaleza descriptiva, desarrollado en una unidad de internamiento neonatal, en diciembre y enero de 2004. La recolección de datos se realizó mediante entrevista semi-estructurada, con interacción persona a persona. Se aplicó un instrumento que contenía seis preguntas que revelaron posibilidades de ayuda mutua ante los problemas de salud del hijo. Se buscó amenizar las angustias, dudas y miedos, por medio de la interacción con la madre. Se constató que el abordaje teórico fue relevante y sirvió como guía para que la enfermera aplique un cuidar más ético y humano.

    Abstract in English:

    The objective of this study is to evaluate the interpersonal relation process with mothers of new-borns in a neonatal unit using Joyce Travelbee's Interpersonal Relation Theory. It is a des-criptive case study carried out in a neonatal internal unit in December of 2003 and January of 2004. Data were gathered through semi-structured interviews with person-to-person interaction. A questionnaire with six questions that showed the possibilities of reciprocal help in the face of the child's health problems was used. We also tried to soften the anguishes, doubts and fears through interaction with the mother. We verified that the use of the theory was relevant and served as a guide to help nurses perform a more ethical and human kind of care.
  • Participating in the construction of a teaching project for nursing Relato De Experiência

    Zem-Mascarenhas, Silvia Helena; Beretta, Maria Isabel Ruiz

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada pelas autoras enquanto participantes do processo de construção do projeto pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. É feita uma apresentação do curso, e os aspectos relativos à nova proposta são brevemente relatados no que tange ao perfil do profissional enfermeiro e à estrutura das disciplinas distribuídas em módulos. Procura contextualizar a construção coletiva e as dificuldades relacionadas ao processo de reformulação curricular. A proposta de currículo integrado deverá ser implementada no ano de 2005, representando um esforço comum dos docentes do curso na busca da articulação da teoria e prática sem fragmentação. Fica explícito que para o sucesso da implementação do novo projeto pedagógico serão necessários esforços por parte dos docentes, alunos e estrutura administrativa da universidade, visando a encontrar caminhos que apontem a superação das dificuldades.

    Abstract in Spanish:

    En el presente estudio el objetivo fue relatar la experiencia vivenciada por las autoras como participantes del proceso de construcción del proyecto pedagógico del Pregrado de Enfermería de la Universidad Federal de San Carlos. Se realiza una presentación del Pregrado y, los aspectos relativos a la nueva propuesta, son brevemente relatados en lo que atañe al perfil del profesional enfermero y a la estructura de las disciplinas distribuidas en módulos. Procura contextualizar la construcción colectiva y las dificultades relacionadas al proceso de reformulación curricular. La propuesta de currículum integrado deberá ser implementada en el año 2005, representando un esfuerzo común de los docentes del Pregrado en la búsqueda de la articulación de la teoría y la práctica sin fragmentación. Queda explícito que para el suceso de la implementación del nuevo proyecto pedagógico serán necesarios esfuerzos por parte de los docentes, alumnos y estructura administrativa de la universidad, visando encontrar caminos que apunten la superación de las dificultades.

    Abstract in English:

    The aim of the present paper is to report the authors' experience in the construction process of the teaching project for the Nursing Course at the Federal University of São Carlos. The study presents the course and the aspects related to the new proposal concerning the professional nurse profile, and the structure of the subjects distributed in modules are briefly reported. The collective construction and the difficulties regarding the curriculum reformulation process are placed in context. The integrated curriculum proposal should become effective in 2005, which will bring about the efforts of teachers in their search for the articulation of theory and practice without fragmentation. In order to succeed, the new teaching project will require efforts from teachers, students and the university administrative staff so that paths to overcome upcoming difficulties can be found.
  • Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal Estudo Teórico

    Fernandes, Josicélia Dumêt; Xavier, Iara de Moraes; Ceribelli, Maria Isabel Pedreira de Freitas; Bianco, Maria Helena Cappo; Maeda, Dirce; Rodrigues, Michele V. de C.

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo busca contribuir com o movimento de transformação a ser desenvolvido nas Escolas/Cursos de Enfermagem. Essa contribuição se refere à formação de enfermeiras(os) com autonomia e discernimento, para assegurar a construção do modelo de atenção à saúde, à produção de novos conhecimentos e à prestação de serviços de qualidade voltados para as necessidades de saúde da população, com resolutividade. Traz algumas reflexões conceituais e metodológicas que possam direcionar a mudança no processo de formação de enfermeiras(os), além de apontar estratégias para a implantação da nova proposta pedagógica, baseando-se no desafio da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.

    Abstract in Spanish:

    El presente estudio busca contribuir con el movimiento de transformación a desarrollarse en las Escuelas/Cursos de Enfermería. Esa contribución se refiere a la formación de enfermeras(os) con autonomía y discernimiento, para asegurar la construcción del modelo de atención a la salud, la producción de nuevos conocimientos y la prestación de servicios de calidad volcados hacia las necesidades de salud de la población, con resolutividad. Considera algunas reflexiones conceptuales y metodológicas que puedan orientar el cambio en el proceso de formación de enfermeras(os), además de señalar estrategias para la implantación de la nueva propuesta pedagógica, a partir del desafío de la implementación de las Directrices Curriculares Nacionales del Pre Grado en Enfermería.

    Abstract in English:

    This study is aimed at contributing to the transformation movement to be developed in the Nursing Courses/Schools. The contribution refers to the formation of nurses with autonomy and discernment, to ensure the construction of the model of health attention, to the production of new knowledge and to the delivery of quality services directed to the health needs of the population. This study brings some conceptual and methodological reflections that may direct the change in the nurse formation process, as well as pointing strategies to implement the new pedagogic proposal from the challenge posed by the implementation of the National Curriculum Directions for Under-graduate Nursing Courses.
  • Gender equality and women's health Estudo Teórico

    Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da

    Abstract in Portuguese:

    Inicialmente são contadas duas histórias: uma ocorrida na Idade Média, em Florença, Itália, e outra na década de 90, do século passado, no Rio de Janeiro, Brasil. Ambas referem-se ao princípio da Justiça, o pilar ético da Eqüidade. A partir daí é feita uma análise de gênero da situação de saúde das mulheres e o quanto ela reflete as iniqüidades advindas das condições de desigualdade social a que estão submetidas. Conclui que adotar a eqüidade de gênero como conceito ético associado aos princípios de justiça social e direitos humanos significa re-olhar o cotidiano de milhares de mulheres, indignar-se com o sofrimento e provocar transformações, sem confundir o direito à assistência digna e respeitável por serem, antes de tudo, cidadãs, com o imperativo de tê-las hígidas e produtivas, por serem geradoras e mantenedoras da força de trabalho presente e futura, de quem a sociedade depende para a geração da riqueza social.

    Abstract in Spanish:

    IInicialmente se cuentan dos historias: una ocurrida en la Edad Media, en Florencia-Italia, y otra en la década del 90, en Rio de Janeiro, Brasil. Ambas se refieren al principio de Justicia, el pilar ético de la Equidad. A partir de ahí se realiza un análisis de género de la situación de salud de las mujeres y lo que ella refleja en cuanto a las inequidades advenidas de las condiciones de desigualdad social a que están sometidas. Concluye que adoptar la equidad de género como concepto ético asociado a los principios de justicia social y derechos humanos significa volver a mirar el cotidiano de millares de mujeres, indignarse con el sufrimiento y provocar transformaciones, sin confundir el derecho a la asistencia digna y respetable por ser, antes de todo, ciudadanas, con el imperativo de tenerlas productivas, al ser generadoras y manutensoras de la fuerza de trabajo presente y futura, de quien la sociedad depende para la generación de la riqueza social.

    Abstract in English:

    Two stories are told: one that took place in the Middle Ages in Florence, Italy, the other in the 90s in Rio de Janeiro, Brazil. Both refer to the principle of Justice, the ethical pillar of Equality. From them is developed a gender analysis of the women's health situation and how much it reflects the iniquities that result from the conditions of social inequality to which they are subjected. The conclusion is that the adoption of gender equality as an ethical concept associated with the principles of social justice and human rights means to look over the daily life of thousands of women, to be indignant with the suffering and to bring about transformation, without mixing the right for dignified and respectable assistance because they are being, before anything, citizens, with the need to be healthy and productive, for being generators and maintainers of the present and future work force, of whom society depends for generating social wealth.
  • Fundaments for managing process in care practices Estudo Teórico

    Rossi, Flavia Raquel; Silva, Maria Alice Dias da

    Abstract in Portuguese:

    Apresenta-se uma reflexão sobre elementos que estruturam o processo de trabalho em saúde e o agir do enfermeiro. Abordam-se o processo de trabalho em saúde, as tecnologias em saúde e o gerenciamento do cuidado como construtos que fundamentam a reflexão, com o objetivo de auxiliar na ampliação da visibilidade dos atos do enfermeiro. Ressalta-se a importância da utilização desses fundamentos para o exercício de práticas do cuidado nos processos gerenciais.

    Abstract in Spanish:

    El presente trabajo constituye una reflexión sobre los elementos que estructuran el proceso del trabajo en salud y el actuar del enfermero. Se aborda el proceso del trabajo en salud, las tecnologías en salud y el gerenciamiento del cuidado como constructores que fundamentan la reflexión, con el objetivo de ayudar a la ampliación de la visibilidad de los actos del enfermero. Se resalta la importancia de la utilización de estos fundamentos en el ejercicio de las prácticas del cuidado en los procesos gerenciales.

    Abstract in English:

    A reflection on the elements that structure the process of the nurse's work with health and his/her action. The study deals with health work, technologies in health and the management of care as pillars that serve as bases for the reflection, with the aim of helping the enlargement of the visibility of the nurse's acts. The importance of those fundaments for the exercise of care practices in the managing processes is highlighted.
  • Children with cancer and their families Revisão De Literatura

    Nascimento, Lucila Castanheira; Rocha, Semiramis Melani Melo; Hayes, Virginia Hellen; Lima, Regina Aparecida Garcia de

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo é revisar a literatura relativa à criança com câncer e sua família, a fim de identificar temas que têm sido pesquisados e levantar indicadores de necessidades, subsidiando a sistematização da assistência de enfermagem. A coleta de dados sistemática foi realizada em bancos de dados informatizados, entre 1997 e 2002, utilizando-se as palavras-chave child, cancer, chronic illness/disease, family e nursing. Realizou-se, também, busca não-sistemática de publicações científicas. Os resultados foram apresentados em três temas: impacto do câncer infantil no sistema familiar; processo de adaptação e estratégias de enfrentamento utilizadas pelos pais diante da doença e o processo de perda e luto diante da morte da criança. A revisão demonstrou que a enfermagem está construindo um conhecimento específico sobre as necessidades individuais, culturais e regionais das famílias de crianças com câncer, para uma assistência de enfermagem que considere o cuidado de acordo com a singularidade de cada caso.

    Abstract in Spanish:

    El objetivo en este estudio fue revisar la literatura relativa al niño con cáncer y su familia, a fin de identificar temas que hayan sido investigados y buscar indicadores de necesidades, subsidiando la sistematización de la asistencia de enfermería. La recolección sistemática de datos fue realizada en bancos de datos informatizados, entre 1997 y 2002, utilizándose las palabras clave child, cancer, chronic illness/disease, family e nursing. Se realizó, también, búsqueda no-sistemática de publicaciones científicas. Los resultados fueron presentados en tres temas: impacto del cáncer infantil en el sistema familiar; proceso de adaptación y estrategias de enfrentamiento utilizadas por los padres frente a la enfermedad y el proceso de pérdida y duelo frente a la muerte del niño. La revisión demostró que la enfermería está construyendo un conocimiento específico sobre las necesidades individuales, culturales y regionales de las familias de niños con cáncer, para una asistencia de enfermería que considere la atención de acuerdo con la singularidad de cada caso.

    Abstract in English:

    This study is aimed at reviewing the existing literature about children with cancer and their families in order to identify themes that have been researched and to survey indicators of need, thus giving subsidies for the systematization of nursing care. Systemized data collection was carried out in computerized databases between 1997 and 2002 using the keywords child, cancer, chronic illness/disease, family and nursing. A non-systemized research of scientific publications was also carried out. Results are grouped in three themes: impact of the child's cancer on the family system; adaptation process and coping strategies used by the parents in the face of the illness; and the process of loss and mourning in view of the child's death. The review demonstrated that nursing is constructing specific knowledge about the individual, cultural and regional needs of families of children with cancer, with a view to a nursing assistance that considers care in accordance to the singularity of each case.
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