Acessibilidade / Reportar erro
Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 40, Número: 2, Publicado: 2006
  • Pesquisa em enfermagem: por uma pedagogia da ética! Editorial

    Egry, Emiko Yoshikawa; Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
  • Concepções dos alunos de graduação em enfermagem sobre o envelhecimento Relato De Pesquisa

    Santos, Noely Cibeli dos; Meneghin, Paolo

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo identificar as concepções do aluno de graduação em enfermagem sobre o envelhecimento. Pesquisa qualitativa foi realizada na Universidade Cidade de São Paulo, com 49 alunos que escreveram uma dissertação com o tema "O que é ser velho?". Foi realizada análise de conteúdo, nas quais foram identificadas três unidades temáticas: Representações do ser velho, Como percebe o velho na sociedade e família e Necessidade de mudança de opinião pública. Os resultados mostraram que o aluno traz em sua concepção muitas imagens negativas do envelhecimento e evidencia a necessidade de mudanças na sociedade e na família.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se tuvo como objetivo identificar las concepciones del alumno de pregrado en enfermería sobre el envejecimiento. Se trata de una investigación cualitativa realizada en una Universidad de la Ciudad de Sao Paulo, con 49 alumnos que escribieron una texto con el tema " Qué es ser viejo?". Fue realizado un análisis de contenido, en las que fueron identificadas tres unidades temáticas: Representaciones del ser anciano, Cómo perciben al anciano la sociedad y la familia y Necesidad de cambio de la opinión pública. Los resultados mostraron que el alumno trae en su concepción muchas imágenes negativas del envejecimiento y evidencia la necesidad de cambios en la sociedad y en la familia.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to identify the conceptions of undergraduate Nursing students on aging. A qualitative research was carried at the Cidade de São Paulo University (Unicid); 49 students were requested to write a text whose theme was "what does being old mean?". The texts were submitted to a content analysis, in which three thematic units were identified: Representations of the old being; How respondents perceive old the elder in society and within the family; and the Need to change public opinion regarding aging. The results showed that conceptions of the students on aging are tied to negative images and showed the need for changes in the society and in the family.
  • O estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional em enfermagem Relato De Pesquisa

    Okane, Eliana Suemi Handa; Takahashi, Regina Toshie

    Resumo em Português:

    Estudo exploratório-descritivo, objetivou avaliar o estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário a 14 alunos de um curso de uma mesma turma de Técnico de Enfermagem. As respostas foram analisadas segundo Bardin. O conceito atribuído à estratégia foi bom 86%. Foram identificadas 83 unidades semânticas na análise das respostas, categorizadas em: vantagens (53%); não "legal" (16%); dificuldades (7%); sentimentos (12%) e sugestões (12%). Além disso, os sujeitos avaliaram como propósitos didático pedagógicos do estudo dirigido permitir desenvolver temas de interesse do aluno; estimular o prazer em estudar e incentivar o aluno a ser o sujeito de seu aprendizado. As autoras consideram que o estudo dirigido é uma boa estratégia de ensino, possuindo peculiaridades que exigem habilidade e competência dos docentes e discentes para a obtenção de resultados satisfatórios no processo ensino/aprendizado.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio exploratorio-descriptivo que tuvo como objetivo evaluar el estudio dirigido como estrategia de enseñanza en la educación profesional. Para la recolección de los datos, fue aplicado un cuestionario a 14 alumnos del curso de una misma promoción de Técnicos de Enfermería. Las respuestas fueron analizadas según Bardin. El concepto atribuido a la estrategia fue bueno en el 86%. Fueron identificadas 83 unidades semánticas en el análisis de las respuestas, categorizadas en: ventajas (53%); no "malo" (16%); dificultades (7%); sentimientos (12%) y sugerencias (12%). Además de eso los sujetos evaluaron como propósitos didácticos pedagógicos del estudio dirigido, permitir desarrollar temas de interés del alumno, estimular el placer para estudiar e incentivar al alumno a ser sujeto de su aprendizaje. Las autoras consideran que el estudio dirigido es una buena estrategia de enseñanza, que posee peculiaridades que exigen habilidad y competencia de los docentes y discentes para la obtención de resultados satisfactorios en el proceso enseñaza/aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    This is a descriptive exploratory study aimed at evaluating directed study as a teaching strategy used in professional education. Data was collected by means of a questionnaire applied to 14 students attending a Practical Nursing course; their answers were examined according to Bardin. The strategy was considered good (86%). Eighty-three semantic units were identified in the analysis of the answers, classified as: advantages (53%); not "nice" (16%); difficulties (7%); feelings (12%); and suggestions (12%). In addition, subjects considered as didactic educational purposes of direct study to allow the development of topics that interest the student; to stimulate pleasure in studying; and to encourage the student to be the subject of his own learning process. The authors consider directed study a good teaching strategy, with features that demand skills and competences from teachers and students in order to obtain satisfactory results in the teaching-learning process.
  • Vivências de mulheres à dor no infarto do miocárdio Relato De Pesquisa

    Mussi, Fernanda Carneiro; Ferreira, Sílvia Lúcia; Menezes, Angélica Araújo de

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou compreender os significados da experiência da dor em mulheres que sofreram infarto do miocárdio e identificar as suas ações imediatas diante da mesma. A pesquisa qualitativa utilizou a teoria do Interacionismo Simbólico e a metodologia da Teoria Fundamentada nos Dados. Quarenta e três mulheres foram entrevistadas em Hospital Universitário. A categoria central que expressou o sentido da experiência foi "Tendo uma ruptura com a vida cotidiana". As categorias que revelaram essa ruptura mostraram que diante da dor crescente as mulheres se sentiram dominadas e com medo de morrer, pois perderam o controle pessoal sobre o corpo e a vida. Não reconheceram o infarto e resistiram, a princípio, à procura de atendimento, fazendo tentativas para minorar a dor. Interagindo com a dor insuportável e com a impotência no seu controle, pediram a salvação Divina, ajuda às pessoas e recorreram a tratamento médico.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente estudio se tuvo como objetivo comprender los significados de la experiencia del dolor en mujeres que sufrieron infarto del miocardio e identificar sus acciones inmediatas frente a la misma. En esta investigación cualitativa se utilizó la teoría del Interaccionismo Simbólico y la metodología de la Teoría Fundamentada en los Datos. Fueron entrevistadas cuarenta y tres mujeres del Hospital Universitario. La categoría central que expresó el sentido de la experiencia fue "Teniendo una ruptura con la vida cotidiana". Las categorías que revelaron esa ruptura mostraron que frente al creciente dolor las mujeres se sintieron dominadas y con miedo de morir, pues perdieron el control personal sobre el cuerpo y la vida. No reconocieron el infarto y se resistieron, al principio, a procurar atención, haciendo intentos para aminorar el dolor. Ante el dolor insoportable y la impotencia en su control, pidieron la salvación Divina, ayuda a las personas y recurrieron al tratamiento médico.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to understand the meanings of the experience of pain suffered by women during acute myocardial infarction (AMI) and to identify their immediate actions in face of pain. This qualitative research used the Symbolic Interactionism theory and the Grounded Theory methodology. Forty-three wo-men were interviewed at the University Hospital. The central category expressing the pain experience was that it was "a break with day-to-day life". The categories that expressed such break revealed that in face of increasing pain those women felt dominated and afraid of dying because they had lost control over their bodies and their lives. They did not recognize the occurrence of AMI and at first resisted to look for assistance by attempting to alleviate the pain. In face of the unbearable pain and their impotence to control it, they asked for God's salvation and help from surrounding people and finally resorted to medical assistance.
  • Atividades de lazer em idosos durante a hospitalização Relato De Pesquisa

    Jannuzzi, Fernanda Freire; Cintra, Fernanda Aparecida

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivos: 1. Identificar as atividades de lazer disponíveis no hospital e as realizadas pelos idosos; 2. Relacionar a internação com a participação nas atividades de lazer; 3. Avaliar os fatores que motivam e impedem a participação nestas atividades. Trata-se de uma pesquisa descritiva/exploratória, com 100 idosos hospitalizados. As atividades disponíveis foram: televisão e revistas. A maioria dos sujeitos (99%) afirmou participar de atividades de lazer, destacando-se a conversa e a visita de familiares/amigos. A participação em outras atividades diminui com as comorbidades e aumenta com a internação. O lazer foi motivado pelas características pessoais dos idosos, redução dos efeitos da hospitalização e benefícios à saúde. A sua limitação associou-se aos aspectos intrínsecos aos idosos e ao contexto institucional.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivos: 1. Identificar las actividades recreativas disponibles en el hospital y las realizadas por los ancianos; 2. Relacionar el internamiento con participación en las actividades recreativas; 3. Evaluar los factores que motivan e impiden la participación en estas actividades. Se trata de una investigación descriptiva/exploratoria, con 100 ancianos hospitalizados. Las actividades disponibles fueron: televisión y revistas. La mayoría de los sujetos (99%) afirmó participar de actividades recreativas, destacándose la conversación, la visita de familiares/amigos. La participación en otras actividades disminuye con las comorbilidades y aumenta con el internamiento. La recreación fue motivada por las características personales de los ancianos, reducción de los efectos de la hospitalización y beneficios para la salud. Su limitación se asoció a los aspectos intrínsecos de los ancianos y al contexto institucional.

    Resumo em Inglês:

    This study intended to: 1. Identify the leisure activities available in the hospital and those in which the elderly participate; 2. Relate elderly hospitalization with their participation in leisure activities; 3. Assess the factors that motivate and inhibit elderly participation in leisure activities. This is a descriptive/exploratory study carried out with one hundred hospitalized elderly patients. Available leisure activities were television and magazines. Most participants (99%) said they participate in leisure activities such as family/friends conversations and visits. Involvement in leisure activities decreases with associated diseases and increases with hospitalization time. Leisure was motivated by the elderly's personal characteristics, the reduction of the hospitalization's negative effects, and the benefits it brings to the health. Its limitation was associated to intrinsic aspects of the elderly and to the institutional context.
  • O projeto moradia assistida do centro de atenção psicossocial: de uma questão clínica a outra Relato De Pesquisa

    Livieres, Carlos Francisco; Silva, Ana Luisa Aranha e

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou analisar, por meio de estudo de caso clínico e segundo o referencial psicanalítico, se as intervenções do Projeto Moradia possibilitam a estabilização do paciente por meio de construção de uma metáfora delirante. Os resultados indicaram o impacto do Projeto na vida do morador: ser aceito, evidenciando uma vitória nos objetivos relacionados à autonomia, redução do isolamento social e intervenção nas questões de moradias consideradas perniciosas, articulando "duas clínicas": uma que interfere diretamente na vida dos moradores a iniciar de suas intervenções e outra, que a sustenta, mas opera em outras instâncias de tratamento, compondo uma relação de interdependência institucional.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente estudio se tuvo como objetivo analizar, por medio del estudio de un caso clínico y según el referencial psicoanalítico, si las intervenciones del Proyecto Residencia posibilitan la estabilización del paciente por medio de la construcción de una metáfora delirante. Los resultados indicaron el impacto del Proyecto en la vida del morador: ser aceptado, evidenciando una victoria en los objetivos relacionados a la autonomía, reducción del aislamiento social e intervención en las cuestiones de residencias consideradas perniciosas, articulando "dos clínicas": una que interfiere directamente en la vida de los moradores para iniciar sus intervenciones y otra, que la sustenta, mas opera en otras instancias de tratamiento, componiendo una relación de interdependencia institucional.

    Resumo em Inglês:

    This paper studied the Projeto Moradia (Tutorship Residence Project) as a clinical instrument, adopting a psychoanalytical reference, based on a clinical case study. The objective was to analyze if the project's interven-tions enables the patient to become stable by constructing a delirious metaphor. The results showed the impact of the project on the life of residents: being accepted, thus demonstrating the successful attainment of its objectives with respect to auto-nomy, reduced social isolation and intervention in problematic housing questions, articulating "two clinics": one that interferes directly in the resident's life through project interventions, and the other, which supports it, but operates in other instances of treatment, creating a relationship of institutional interdependency.
  • Transtornos mentais e comportamentais no sistema de informações hospitalares do SUS: perspectivas para a enfermagem Relato De Pesquisa

    Silva, Edilaine Cristina da; Costa Junior, Moacyr Lobo da

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou explorar algumas das possibilidades de informações sobre os transtornos mentais e comportamentais usando a Internet, especificamente dentro do site do Ministério da Saúde, DATASUS. Apresentou elementos que ilustram recursos dos Sistemas de Informação em Saúde, os quais podem ser utilizados pelos enfermeiros como um meio seguro e simplificado para obtenção de dados. O estudo focalizou internações psiquiátricas pelo SIH-SUS no município de Ribeirão Preto, SP. Ante a necessidade do enfermeiro de utilizar os recursos que possam contribuir para a organização dos serviços e para a análise da situação dos transtornos mentais e comportamentais, os dados do SIH-SUS apresentam-se como instrumento possível para desencadear o processo de análise, cujos resultados podem possibilitar mudanças importantes para o gerencimento dos serviços, na busca de qualidade na assistência em saúde mental e psiquiatria.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se tuvo como objetivo explorar algunas posibilidades de informaciones sobre los trastornos mentales y de comportamiento usando Internet, específicamente dentro de la página Web del Ministerio de Salud, DATASUS. Se presentó elementos que ilustran recursos de los Sistemas de Información en Salud, que pueden ser utilizados por los enfermeros como un medio seguro y simplificado para la obtención de datos. El estudio enfocó hospitalizaciones psiquiátricas realizadas por el SIH-SUS en el municipio de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Ante la necesidad que tiene el enfermero de utilizar los recursos que puedan contribuir a la organización de los servicios y análisis de la situación de los trastornos mentales y de comportamiento, los datos del SIH-SUS se presentan como instrumento posible para desencadenar el proceso de análisis, cuyos resultados pueden posibilitar cambios importantes para la gerencia de los servicios, en búsqueda de calidad en la asistencia en salud mental y psiquiátrica.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to explore some of the possibilities of getting information about mental and behavior disorders using the Internet, specifically at the Ministry of Health's DATASUS website. The site presented elements that illustrate the Health Information Systems' resources, which may be used by nurses as a safe and simplified way of obtaining data. The study focused on psychiatric hospitalization through the SIH-SUS in the city of Ribeirão Preto, State of São Paulo. Given the nurses' needs to use technological resources that can contribute for the organization of the service and the analysis of the situation of the mental and behavior disorders, SIH-SUS data are a possible instrument to start the analysis whose results may make possible important and effective changes for the management of the services, in search for quality in mental and psychiatric health assistance.
  • Comparação entre instrumentos de mensuração das consequências do trauma crânio-encefálico Relato De Pesquisa

    Sousa, Regina Márcia Cardoso de

    Resumo em Português:

    O trauma crânio-encefálico (TCE) é considerado a causa mais importante de incapacidades entre jovens e a mais freqüente causa neurológica de morbidade. Em conseqüência, há um crescente interesse em instrumentos para monitorizar a recuperação após sua ocorrência. Nesse contexto, a Escala de Resultados de Glasgow (ERG) e a Disability Rating Scale (DRS) são instrumentos bastante utilizados. A atual investigação tem como objetivo comparar os resultados observados com o uso da DRS, ERG original e ampliada. Para atingir esse propósito, foram avaliadas as conseqüências pós-trauma de 63 vítimas de TCE contuso, com idade entre 12 e 65 anos, em seguimento ambulatorial em um centro de trauma da cidade de São Paulo, entre seis meses e três anos após TCE. A comparação dos resultados permitiu concluir que, embora as três escalas fossem fortemente correlacionadas, a ERG ampliada destacou-se pela sua maior sensibilidade para detectar alterações nas vítimas com melhores condições pós-traumáticas.

    Resumo em Espanhol:

    El traumatismo encéfalocraneano (TEC) es considerado la más importante causa de incapacidad entre jóvenes y la más frecuente de morbilidad neurológica. En consecuencia, hay un creciente interés en instrumentos para monitorear la recuperación después de ocurrido el TEC. En este contexto, la Escala de Resultados de Glasgow (ERG) y la Disability Rating Scale (DRS) son instrumentos bastante utilizados. La actual investigación tiene como objetivo comparar los resultados observados con el uso de la DRS, ERG original y ampliada. Para alcanzar ese propósito, fueron evaluadas las consecuencias post trauma de 63 víctimas de TEC, con edad entre 12 y 65 años, en seguimiento ambulatorio en un centro de trauma de la ciudad de Sao Paulo, entre seis meses y tres años después del TEC. La comparación de los resultados permitió concluir que, no obstante que las tres escalas estén fuertemente correlacionadas, la ERG ampliada se destacó por su mayor sensibilidad para detectar alteraciones en las víctimas con mejores condiciones post-traumáticas.

    Resumo em Inglês:

    Traumatic brain injury (TBI) is considered the most important cause of disability among young people and the most common neurological cause of morbidity. Consequently, there is increasing interest in scales to monitor recovery in TBI. Among these scales, two have been widely adopted: the Glasgow Outcome Scale (GOS) and the Disability Rating Scale (DRS). The purpose of this paper is to compare the results found in DRS and in the original and extended GOS. Sixty-three closed-head injury victims, aged between 12 and 65, on an outpatient follow-up program at a trauma center in the city of São Paulo, with 6 months to 3 years post-TBI, had their characteristics and outcomes assessed. When comparing the results obtained by the scales, it was concluded that although the three of them were strongly correlated, extended GOS showed to be more sensitive in detecting changes in victims with better post-traumatic conditions.
  • Auxiliares e Técnicos de enfermagem e controle de infecção hospitalar em centro cirúrgico: mitos e verdades Relato De Pesquisa

    Kunzle, Sônia Regina Melon; Pereira, Cristiane de Sousa; Alves, Kátia Cristiane; Pelá, Nilza Teresa Rotter; Gir, Elucir

    Resumo em Português:

    Este estudo analítico descritivo objetivou detectar conceitos que traduzem mitos e verdades relativos à infecção hospitalar entre auxiliares e técnicos de enfermagem no centro cirúrgico de três hospitais. O instrumento para coleta de dados possui 28 afirmações (15 verdadeiras e 13 falsas) contemplando fatores relacionados ao paciente, equipe cirúrgica, ambiente, procedimentos. As afirmações contêm escala em três pontos (concordo, tenho dúvida, discordo). Obtivemos respostas adequadas em 72% e não adequadas em 28%, indicando o satisfatório conhecimento da enfermagem perioperatória relacionadas ao controle infecção hospitalar . Nos itens uso de pro-pé, alianças e outros objetos, pêlo como patógeno, escovação das mãos, uso de avental e campo cirúrgico umedecidos, cirurgia infectada e rotina de limpeza, doenças ocupacionais, infecção hospitalar, infecção sítio cirúrgico e tempo operatório, pudemos detectar mitos e rituais referentes ao controle de infecção, que estão relacionados sobretudo à cultura de quem os praticam, perpetuando resistência a mudanças.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio analítico descriptivo tuvo como objetivo detectar conceptos que traduzcan mitos y verdades relativas a la infección hospitalaria entre auxiliares y técnicos de enfermería en el centro quirúrgico de tres hospitales. El instrumento de recolección de datos contenía 28 afirmaciones (15 verdaderas y 13 falsas) que contemplaba factores relacionados al paciente, equipo quirúrgico, ambiente, procedimientos. Las afirmaciones contienen escala en tres puntos (concuerdo, tengo duda, desacuerdo). Obtuvimos respuestas adecuadas en el 72% y no adecuadas en el 28%, indicando el conocimiento satisfactorio de la enfermería perioperatoria relacionadas al control de la infección hospitalaria. En los items uso de botas quirúrgicas, anillos y otros objetos, pelo como patógeno, cepillado de las manos, uso del mandil y campo quirúrgico humedecidos, cirugía infectada y rutina de limpieza, enfermedades ocupacionales, infección hospitalaria, infección del área quirúrgica y tiempo operatorio, pudimos detectar mitos y rituales referentes al control de infección, que están relacionados sobre todo a la cultura de quienes los practican, perpetuando resistencia a los cambios.

    Resumo em Inglês:

    This analytical and descriptive study is aimed at detecting concepts that translate myths and truths on hospital infection among nursing auxiliaries and technicians at the surgical centers of three hospitals. The data collection instrument consisted of 28 affirmative statements (15 true and 13 false) encompassing factors related to the patient, the surgical team, the environment, and procedures. The statements contain a three-point scale (I agree, I am in doubt, I disagree). We received 72% of adequate answers and 28% of non-adequate, which indicates that perioperative nursing professionals have satis-factory knowledge of hospital infection control. In the items use of safety footwear, rings and other objects, hair as a pathogen, hand scrubbing, use of humid gown and surgical area, infected surgery and cleaning routine, occupational diseases, hospital infection, surgical site infection and surgery time we were able to detect myths and rituals about infection control, which are mainly related to the culture of those who practice them, thus perpetuating resistance to change.
  • O processo de humanização do ambiente hospitalar centrado no trabalhador Relato De Pesquisa

    Backes, Dirce Stein; Lunardi Filho, Wilson D.; Lunardi, Valéria Lerch

    Resumo em Português:

    A humanização do ambiente hospitalar não se concretiza se estiver centrada unicamente em fatores motivacionais externos ou somente no usuário. Um programa de humanização necessita ser assumido como um processo de construção participativa que requer respeito e valorização do ser humano que cuida. Pautado em valores e princípios humanos e éticos e em idéias de Freire, este trabalho tem por objetivo explicitar como se desencadeou um processo de humanização, numa instituição hospitalar, centrado, inicialmente, no trabalhador, mediante a problematização coletiva da realidade concreta e a construção de relações dialógicas, horizontais e reflexivas. A proposta possibilitou maior compreensão do significado de humanização, com o resgate de iniciativas anteriores de humanização já adotadas, a adoção de um Banco de Idéias como um espaço para a emersão de subjetividades, a organização de ambientes coletivos acolhedores e uma maior aproximação entre a direção e trabalhadores.

    Resumo em Espanhol:

    La humanización del ambiente hospitalario no se concretiza si estuviera centrada únicamente en factores de motivación externas o solamente en el usuario. Un programa de humanización necesita ser asumido como un proceso de construcción participativa que requiere respeto y valorización del ser humano que cuida. Basados en valores y principios humanos y éticos y en ideas de Freire, este trabajo tuvo por objetivo explicitar cómo se desencadenó el proceso de humanización, en una institución hospitalaria, centrado, inicialmente, en el trabajador, mediante la problematización colectiva de la realidad concreta y la construcción de relaciones dialógicas, horizontales y reflexivas. La propuesta posibilitó mayor comprensión del significado de humanización, con el rescate de iniciativas anteriores de humanización ya adoptada, la adopción de un Banco de Ideas como un espacio para la emergencia de subjetividades, la organización de ambientes colectivos acogedores y una mayor aproximación entre la dirección y los trabajadores.

    Resumo em Inglês:

    The humanization of the hospital environment cannot be achieved if the focus is directed only to external motivational factors or just to the user. A humanization program needs to be assumed as a participative construction process that demands respect and valuing of the human being that provides care. Based on human and ethics values and principles and on Freire's ideas, this study aims to describe how a humanization process was unchained in a hospital, initially centering on the worker, through the collective discussion of concrete problems and the construction of horizontal, reflective dialogical relations. The proposal made possible a better comprehension of the meaning of humanization, with the rescue of previous initiatives of humanization, the elaboration of a databank in which there is room for subjectivity, the creation of warm collective areas and a closer relationship between directors and workers.
  • O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade Relato De Pesquisa

    Santos, Silvana Sidney Costa

    Resumo em Português:

    Foram objetivos deste estudo: identificar as características do ensino da enfermagem geronto-geriátrica; refletir sobre este ensino, partindo das características identificadas, à luz da Complexidade. Pesquisa qualitativa, teve como fonte de dados nove livros-resumo de congressos brasileiros de enfermagem e sete periódicos da enfermagem nacional, do período de 1991 a 2000. O corpus foi composto por 16 artigos científicos e utilizou-se o QRSNUD* IST4 para análise. Os resultados mostraram a existência deste ensino, por meio de: matérias no currículo; atividades práticas; atividades durante estágio curricular; atividades extracurriculares; participação em eventos específicos ou da enfermagem, com apresentação de trabalhos; outras atividades. Refletir sobre o ensino da enfermagem geronto-geriátrica, por meio da Complexidade, é perceber o ensino enquanto instância que procure transmitir uma cultura que permita ao futuro trabalhador: compreender a condição humana; pensar de forma contextualizada, aberta, globalizada, ética.

    Resumo em Espanhol:

    Los objetivos de este estudio fueron: identificar las características de la enseñanza de la enfermería gerontogeriátrica; reflexionar sobre esta enseñanza, partiendo de las características identificadas, a la luz de la Complejidad. Se trata de una investigación cualitativa que tuvo como fuente de datos nueve libros de resúmenes de congresos brasileños de enfermería y siete periódicos de enfermería nacional, del período de 1991 al 2000. El corpus estuvo compuesto por 16 artículos científicos y se utilizó el QRS-NUD* IST4 para el análisis. Los resultados mostraron la existencia de esta enseñanza, por medio de: materias en el currículo; actividades prácticas; actividades durante la práctica curricular; actividades extracurriculares; participación en eventos específicos o de enfermería, con presentación de trabajos; otras actividades. Reflexionar sobre la enseñanza de la enfermería geronto-geriátrica, por medio de la Complejidad, es percibir la enseñanza en cuanto instancia que intenta transmitir una cultura que permita al futuro trabajador: comprender la condición humana; pensar de forma contextualizada, abierta, globalizada, ética.

    Resumo em Inglês:

    The present study had the objectives of identifying the characteristics of gerontogeriatric nursing and of reflecting on this teaching, based on identified characteristics, in the light of Complexity. A qualitative research, its data sources were nine proceedings volumes of Brazilian Nursing congresses and seven Brazilian nursing publications of the 1991-2000 period. The main body of this article was comprised of 16 scientific articles; QRSNUD* IST4 was used for analysis. Results showed that this teaching does take place, and it is carried out through: mandatory disciplines in the curriculum; practical activities; activities during curricular training; extra-curricular activities; participation on specific or general Nursing events in which studies are presented; other activities. To use the principles of Complexity is tantamount to perceiving educative teaching as trying to convey a culture that will enable future workers to understand the human condition and to think in a contextualized, open, globalized, ethical way.
  • Cálculo dos custos do reprocessamento de pinças de uso único utilizadas em cirurgia vídeo-assistida Relato De Pesquisa

    Psaltikidis, Eliane Molina; Graziano, Kazuko Uchikawa; Frezatti, Fábio

    Resumo em Português:

    O trabalho objetivou desenvolver proposta metodológica para cálculo dos custos do reprocessamento de pinças de cirurgia vídeo-assistida de uso único. O reuso freqüente desses artigos ocorre pelo alto custo, entretanto, poucos estudos foram desenvolvidos a respeito desse enfoque. Elaborou-se um fluxograma com cada fase de reprocessamento, permitindo identificação dos componentes dos custos quanto à mão-de-obra, materiais e gastos indiretos. Pautado nesses dados, pôde-se construir a proposta metodológica para o cálculo de custos, baseada no método de custeio por absorção, incluindo a planilha para coleta de dados.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo tuvo como objetivo desarrollar propuesta metodológica para el cálculo de los costos del reprocesamiento de pinzas de cirugía video-asistida de uso único. El uso frecuente de esos artículos ocurre por el alto costo, no obstante, pocos estudios fueron desarrollados respecto a ese enfoque. Se elaboró un fluxograma con cada fase del reprocesamiento, permitiendo la identificación de los componentes de los costos en cuanto a la mano de obra, materiales y gastos indirectos. Teniendo como pauta esos datos, se puede construir la propuesta metodológica para el cálculo de costos, con base en el método de costeo por absorción, incluyendo la planilla para recolección de datos.

    Resumo em Inglês:

    The frequent reuse of disposable forceps instruments is justified by their high cost. However, few studies have been carried out on this topic. The objective of this study was to develop a methodological proposal for calculating the reprocessing costs for these instruments used in video-assisted surgery. A flowchart was developed for each phase of the reprocessing. This allowed subsequent identification of the cost components in terms of labor, materials and indirect expenses. From these data, a methodological proposal for cost calculation could be created, based on the Full Absorption Costing Method, including the spreadsheet for data collection.
  • Conseqüências dos erros de medicação em unidades de terapia intensiva e semi-intensiva Relato De Pesquisa

    Toffoletto, Maria Cecília; Padilha, Kátia Grillo

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou caracterizar erros de medicação e avaliar conseqüências na gravidade dos pacientes e carga de trabalho de enfermagem em duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e duas Semi-Intensiva (USI) de duas instituições hospitalares do município de São Paulo. A amostra foi constituída por 50 pacientes e os dados obtidos por meio do registro de ocorrências e prontuários, retrospectivamente. A gravidade e carga de trabalho de enfermagem foram avaliadas antes e após o erro. Do total de 52 erros, 12 (23,08%) ocorreram por omissão de dose, 11 (21,15%) e 9 (17,31%) por medicamento e dose erradas, respectivamente. Não houve mudança na gravidade dos pacientes (p=0,316), porém houve aumento na carga de trabalho de enfermagem (p=0,009). Quanto ao grupo de medicamentos envolvidos, potencialmente perigosos e não potencialmente perigosos, não houve diferenças estatisticamente significantes na gravidade (p=0,456) e na carga de trabalho de enfermagem (p=0,264), após o erro de medicação.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente estudio se tuvo como objetivo caracterizar errores de medicación y evaluar consecuencias en la gravedad de los pacientes y carga de trabajo de enfermería en dos Unidades de cuidados Intensivos (UCI) y dos Semi-Intensivos (USI) de dos instituciones hospitalarias del municipio de Sao Paulo. La muestra constituida por 50 pacientes fueron obtenidos por medio del registro de ocurrencias e historias clínicas, retrospectivamente. La gravedad y carga de trabajo de enfermería fueron evaluadas antes y después del error. Del total de 52 errores, 12 (23,08%) ocurrieron por omisión de la dosis, 11 (21,15%) y 9 (17,31%) por medicamento y dosis erradas, respectivamente. No se observó cambio en la gravedad de los pacientes (p=0,316), no obstante hubo aumento en la carga de trabajo de enfermería (p=0,009). En cuanto al grupo de medicamentos involucrados, potencial y no potencialmente peligrosos, no existieron diferencias estadísticamente significativas en la gravedad (p=0,456) y en la carga de trabajo de enfermería (p=0,264), después del error de medicación.

    Resumo em Inglês:

    This report was aimed at characterizing medication errors and evaluating their consequences for the patients' conditions and for the nursing workload in the Intensive Care Units (ICU) and Semi-Intensive Care Units (SICU) of two hospitals in the city of São Paulo. The sample was 50 patients, and data was gathered in record logs. The severity of the conditions and the nursing work-load were assessed before and after the occurrence. Out of a total of 52 medication errors, 12 (23.80%), were non-administration of dosage, 11 (21.15%) were wrong medication, and 9 (17.31%) excessive dosage. There were no changes in patient conditions (p=0.316), but the nursing workload increased (p=0.009). As for the medication group, i.e, potentially dangerous or non-dangerous, there were no statistically significant differences either in the severity of the patients (p=0.456) or in the nursing workload (p=0.264) after the occurrence.
  • Compreendendo o estar com câncer ginecológico avançado: uma abordagem heideggeriana Relato De Pesquisa

    Silva, Ana Regina Borges; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa

    Resumo em Português:

    A trajetória deste estudo voltou-se para a compreensão da vivência das mulheres com câncer ginecológico avançado. Optou-se por uma pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, com base na questão norteadora: "Gostaria que você me contasse a sua experiência; Como é ser mulher com câncer ginecológico?" Obtiveram-se seis depoimentos dos quais emergiram as unificações ontológicas analisadas e interpretadas, segundo o referencial filosófico de Martin Heidegger. Tais unificações permitiram vislumbrar caminhos para cuidar dessas mulheres que vão além do conhecimento técnico científico. É necessário compreender o vivido, assegurando um cuidar que contemple a subjetividade e intersubjetividade.

    Resumo em Espanhol:

    La trayectoria de este estudio se orientó a la comprensión de la vivencia de las mujeres con cáncer ginecológico avanzado. Se optó por una investigación cualitativa con abordaje fenomenológico, con base en la pregunta norteadora: "Desaría que Ud. me contase su experiencia: ¿cómo es ser mujer con cáncer ginecológico?" Se obtuvieron seis discursos de los cuales emergieron las unificaciones ontológicas analizadas e interpretadas, según el referencial filosófico de Martin Heidegger. Tales unificaciones permitieron vislumbrar caminos para cuidar a esas mujeres que van más allá del conocimiento técnico científico. Es necesario comprender lo vivido, asegurando un cuidar que contemple la subjetividad e intersubjetividad.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative phenomenological research was carried out in order to understand how women experience living with advance gynecological cancer. We chose to make a qualitative survey in a phenomenological approach, based on the following directive question: "I'd like you to tell me your experience: 'How is it to be a woman with gynecological cancer?'" Six women were interviewed. The ontological unification which emerged from the speeches were analyzed and interpreted according to Martin Heidegger's philosophical referential. These unifications made possible to see ways to care for these women that go far beyond technical and scientific know-ledge. It is necessary to understand what has been lived by the other, thus ensuring a quality of care that contemplates subjecti-vity and inter-subjectivity.
  • Modelos clínico e psicossocial de atenção ao indivíduo e à família na assistência domiciliar: bases conceituais Estudo Teórico

    Püschel, Vilanice Alves de Araújo; Ide, Cilene Aparecida Costardi; Chaves, Eliane Corrêa

    Resumo em Português:

    Prestar assistência no domicílio tem sido uma prática em expansão no Brasil. No entanto, o modelo de assistência tem se baseado no modelo clínico e hospitalar. Este artigo tem como objetivo propor referenciais teóricos para um modelo de atenção voltado à assistência domiciliar, considerando a dimensão psicossocial. São apresentadas, didaticamente separadas, as bases conceituais dos modelos clínico e psicossocial, apesar de serem indissociáveis, de modo a contribuir para o aprimoramento de uma prática que seja capaz de agregar expressões da pessoa e do contexto enquanto elementos de uma dinâmica psicossocial.

    Resumo em Espanhol:

    Prestar asistencia en el domicilio ha sido una práctica en expansión en el Brasil. No obstante, el modelo de asistencia se ha basado en el modelo clínico y hospitalario. Este artículo tiene como objetivo proponer referenciales teóricos para un modelo de atención volcada a la asistencia domiciliaria, considerando la dimensión psicosocial. Se presentan las bases conceptuales del modelo clínico y psicosocial, didácticamente separados, a pesar de no ser disociables, como una contribución al perfeccionamiento de una práctica capaz de agregar expresiones de la persona y del contexto en cuanto elemento de una dinámica psicosocial.

    Resumo em Inglês:

    Home care is a rapidly expanding segment in Brazil. The model currently applied to home care is based on clinical and hospital models. The objective of this article is to propose theoretical frameworks that can be applied to home care by taking into account its psychosocial dimension. Although indivisible, the conceptual frameworks of the clinical and the psychosocial models are broken down, for clarity purposes, in order to contribute to the improvement of practices, so as to add personal expressions and contexts as elements of psychosocial dynamics.
  • Avaliação da implantação do CIPESC® em Curitiba Relato De Experiência

    Cubas, Marcia Regina; Albuquerque, Leda Maria de; Martins, Soriane Kieski; Nóbrega, Maria Miriam Lima da

    Resumo em Português:

    Este relato de experiência tem como objetivo apresentar os resultados das oficinas de avaliação da implantação de um sistema operacional da CIPESC®, que simultaneamente descreve, valida, quantifica e qualifica as práticas de enfermagem em saúde coletiva realizadas no âmbito da extra-internação nas Unidades de Saúde da cidade de Curitiba - PR. As oficinas realizadas ofereceram subsídios para identificação das fortalezas e dificuldades na implantação da nomenclatura CIPESC - Curitiba, mas ao mesmo tempo revelaram contradições nas falas dos enfermeiros. Concorda-se que é pela prática consciente que se superam estas contradições e, a começar delas, deve-se construir uma Enfermagem com potencial inter-ventivo nos perfis epidemiológicos da população.

    Resumo em Espanhol:

    Este relato de experiencia tiene como objetivo presentar los resultados de los talleres de evaluación de la implantación de un sistema operacional de la CIPESC, que simultáneamente describe, valida, cuantifica y califica las práticas de enfermería en salud colectiva realizadas en el ámbito del extra-internamiento en las Unidades de Salud de la ciudad de Curitiba - PR. Los talleres realizados ofrecieron subsidios para la identificación de las fortalezas y dificultades en la implantación de la nomenclatura CIPESC - Curitiba, no obstante, a la vez, revelaron contradicciones en los discursos de los enfermeros. Se concuerda que es por la práctica consciente que se superan estas contradicciones y, a partir de ellas, se debe construir una Enfermería con potencial interventivo en los perfiles epidemiológicos de la población.

    Resumo em Inglês:

    This report of experience has the objective of presenting the results of the evaluation work-shops on the implantation of an operating system of CIPESC, which simultaneously describes, validates, quantifies and qualifies the nursing practices in collective health carried out in the scope of extra-internment in the Units of Health of the city of Curitiba, in the State of Paraná. The workshops provided subsidies for identification of the strong points and the difficulties of implementing the CIPESC-Curitiba nomenclature, but at the same time revealed contradictions in the nurses' speeches. It is agreed upon that it is through conscious practice that these contradictions are overcome, and, starting from them, is built a Nursing with potential of intervention in the population's epidemiological profiles.
  • Centro de parto normal e a assistência obstétrica centrada nas necessidades da parturiente Relato De Experiência

    Machado, Nilce Xavier de Souza; Praça, Neide de Souza

    Resumo em Português:

    Levando em conta os vários estudos e reflexões a respeito do novo modelo de assistência ao parto e nascimento (assistência humanizada), e trabalhando como enfermeira obstétrica em um Centro de Parto Normal, surgiu o questionamento a respeito desse conceito, devido às diversas conotações dadas a esse termo. Este artigo foi produzido com a finalidade de divulgar nossa proposta de substituição da expressão "assistência humanizada ao parto", por "assistência obstétrica centrada nas necessidades da parturiente", e de discorrer como essa assistência é prestada no Centro de Parto Normal do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (SP), que segue um protocolo de condutas obstétricas e normas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Teniendo en cuenta los variados estudios y reflexiones respecto al nuevo modelo de asistencia del parto y nacimiento (asistencia humanizada), y trabajando como enfermera obstétrica en un Centro de Parto Normal, surgió el cuestionamiento relacionado a ese concepto, debido a las diversas connotaciones que se le ha dado. Este artículo fue producido con la finalidad de divulgar nuestra propuesta de sustitución de la expresión "asistencia humanizada del parto", por "asistencia obstétrica centrada en las necesidades de la parturienta", y de discurrir cómo esa asistencia se presta en el Centro de Parto Normal del Hospital General de Itapecerica da Serra (SP), que sigue un protocolo de conductas obstétricas y normas preconizadas por el Ministerio de Salud.

    Resumo em Inglês:

    As an obstetric nurse working in a Delivery Center and considering the studies and reflections on the new model of assistance to labor and birth (humanized assistance), I started to think about this concept, given the various connotations attributed to the term. This article was written with the aim of divulging our proposal of replacement of the expression "humanized assistance to child-birth" for "obstetric assistance fo-cused on the parturient's needs", and to describe the assistance given at the Delivery Center of the General Hospital of Itapecerica da Serra, in the São Paulo Metropolitan Region, where a protocol of obstetric behavior and rules recommended by the Ministry of Health is followed.
  • Identificação da vulnerabilidade da família na prática clínica Relato De Experiência

    Pettengill, Myriam Aparecida Mandetta; Angelo, Margareth

    Resumo em Português:

    Neste trabalho apresentamos o relato de uma situação clínica em que identificamos a vulnerabilidade da família, propiciando ao enfermeiro pediatra a utilização deste conceito na sua prática e intervenção com famílias. O estudo foi realizado com uma família que experienciava uma situação de doença e hospitalização de um filho. A vulnerabilidade foi identificada nas interações da família com a doença, a própria família e a equipe de saúde, e serviu de guia para o planejamento da assistência de enfermagem. As intervenções realizadas permitiram o fortalecimento da família para enfrentar a situação e o reconhecimento da importância para o enfermeiro pediatra utilizar resultados de pesquisa teórica em sua prática profissional.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo presentamos el relato de una situación clínica en la que identificamos la vulnerabilidad de la familia, propiciando al enfermero pediatra la utilización de este concepto en su práctica e intervención con familias. El estudio fue realizado con una familia que experimentaba una situación de enfermedad y hospitalización de un hijo. La vulnerabilidad fue identificada en las interacciones de la familia con la enfermedad, la propia familia y el equipo de salud, y sirvió de guía para la planificación de la asistencia de enfermería. Las intervenciones realizadas permitieron el fortalecimiento de la familia para enfrentar la situación y el reconocimiento de la importancia que tiene que el enfermero pediatra utilice resultados de investigaciones teóricas en su práctica profesional.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we present a report of a clinical situation in which we identified the vulnerability of the family, propitiating to pediatric nurses the use of this concept in their practice and intervention with families. The study was carried out with a family that was going through a situation of a child illness and hospitalization. The vulnerability was identified in the interactions of family members with the illness, with other family members and with the health staff, and served as a guide for planning the nursing assistance. The interventions led to the strengthening of the family to face the situation and, for pediatric nurses, the recognition of the importance of using the results of theoretical research in their professional practice.
  • Primeiro episódio da esquizofrenia e assistência de enfermagem Revisão De Literatura

    Giacon, Bianca Cristina Ciccone; Galera, Sueli Aparecida Frari

    Resumo em Português:

    A esquizofrenia é um dos principais problemas de saúde da atualidade, exigindo considerável investimento do sistema de saúde. A intervenção no primeiro episódio do transtorno oferece uma oportunidade única no tratamento da esquizofrenia, influenciando no curso da doença. O presente artigo consiste em uma revisão crítica de literatura cujos objetivos são examinar o conhecimento sobre o primeiro surto de esquizofrenia e discutir a contribuição da enfermagem na assistência. Foi utilizada pesquisa bibliográfica em índice informatizado de referências. Os dados obtidos permitiram organizar informações sobre o conceito geral de esquizofrenia, seu primeiro surto, tipos de intervenções e a atuação de enfermagem. Observamos que existe pouca literatura brasileira relacionada ao primeiro surto esquizofrênico, na área da enfermagem, poucos serviços especializados e disponíveis e poucos recursos sociais. Tal condição mostra a necessidade de estudos relacionados ao primeiro surto.

    Resumo em Espanhol:

    La esquizofrenia es uno de los principales problemas de salud de la actualidad, exigiendo considerable inversión del sistema de salud. La intervención en el primer episodio del trastorno ofrece oportunidad única en el tratamiento de la esquizofrenia, influyendo en el curso de la enfermedad. El presente artículo consiste en una revisión crítica de la literatura cuyos objetivos son examinar el conocimiento sobre el primer episodio de esquizofrenia y discutir acerca de la contribución de la enfermería en la asistencia. Fue utilizada la investigación bibliográfica en índice informatizado de referencias. Los datos obtenidos permitieron organizar informaciones sobre el concepto general de esquizofrenia, su primer episodio, tipos de intervenciones y la actuación de enfermería. Observamos que existe poca literatura brasileña relacionada a la primera aparición de signos de esquizofrenia, en el área de la enfermería, pocos servicios especializados disponibles y pocos recursos sociales. Tal condición muestra la necesidad de estudios relacionados al primer episodio.

    Resumo em Inglês:

    Schizophrenia is one of the main health problems in current days, requiring considerable investment from the health system. Intervening in the first episode offers a unique opportunity in the treatment of schizophrenia and influences the course of the illness. This article consists of a critical literature review aimed at examining knowledge on first episode schizophrenia and discussing the contribution of nursing care. A research was carried out in bibliographical databases. The data collected made possible the organization of information on the general concept of schizophrenia, its first episode, types of intervention and nursing performance. We found out that in Brazil there are few studies related to first episode schizophrenia in Nursing, few available specialized services, and few social resources. This situation reveals the need for more studies on first episode schizophrenia.
  • Construção do conhecimento e do fazer enfermagem e os modelos assistenciais Revisão De Literatura

    Lucena, Amália de Fátima; Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi; Souza, Mariana Fernandes de; Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de

    Resumo em Português:

    Artigo de reflexão que enfoca as origens e as principais caracterís-ticas dos modelos clínico e epide-miológico, seus nexos com os mo-delos assistenciais vigentes no sis-]tema de saúde brasileiro, e a cons-trução do conhecimento da enfer-magem nesse contexto. Nessa perspectiva, as autoras propõem um repensar acerca do saber/fazer da enfermagem, apontando possibilidades de expansão do seu campo de atuação, bem como dos limites e desafios a serem venci-dos pelos profissionais da área.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo de reflexión enfoca los orígenes y las prin-cipales características de los mo-delos clínico y epidemiológico, sus nexos con los modelos asis-tenciales vigentes en el sistema de salud brasileño, y la cons-trucción del conocimiento de la enfermería en ese contexto. Bajo esa perspectiva, las autoras pro-ponen un repensar acerca del saber/hacer de la enfermería, apuntando posibilidades de expansión de su campo de actua-ción, así como de los límites y desafíos a ser vencidos por los profesionales del área.

    Resumo em Inglês:

    This is a reflective paper focused on the origins and main characte-ristics of the epidemiological and clinical models, their connections with the health care models currently adopted in Brazil, and the construction of Nursing knowledge in this context. From this perspective, the authors propose a re-thinking of Nursing knowledge and practice, pointing out possibilities for expanding the Nursing field, as well as the boundaries and challenges to be overcome by the area professionals.
  • Caracterização da produção do conhecimento sobre sistematização da assistência de enfermagem no Brasil Revisão De Literatura

    Figueiredo, Rosely Moralez de; Zem-Mascarenhas, Silvia Helena; Napoleão, Anamaria Alves; Camargo, André Bueno de

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo bibliográfico que teve como objetivo caracterizar a produção científica nacional sobre o tema "Sistematização da Assistência de Enfermagem" e visualizar tendências da mesma. Foi realizado levantamento bibliográfico retrospectivo (2002-1990) das publicações, considerando os critérios: data, título do periódico, tipo de pesquisa e enfoque da publicação. A média da produção foi de 13,4 publicações/ano e os artigos distribuídos em 23 periódicos com predomínio de estudos realizados na área hospitalar (63,2%). O tema cardiologia ocorreu em 17,6% das publicações e o foco da atenção na implementação, desenvolvimento e avaliação de modelos de SAE em 78,6%. A taxonomia NANDA foi citada em 40,2% da produção e Wanda Horta em 40,5%. Considera-se que existem ainda lacunas nessa área do conhecimento, mas a crescente divulgação da produção científica sobre o tema poderá auxiliar os profissionais na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio bibliográfico que tuvo como objetivo caracterizar la producción científica nacional sobre el tema "Sistematización de la Asistencia de Enfermería" y visualizar tendencias de la misma. Fue realizado un levantamiento bibliográfico retrospectivo (2002-1990) de las publicaciones, considerando los criterios: fecha, título del periódico, tipo de investigación y enfoque de la publicación. El promedio de la producción fue de 13,4 publicaciones/año y los artículos distribuidos en 23 periódicos con predominio de estudios realizados en el área hospitalaria (63,2%). El tema cardiología ocurrió en el 17,6% de las publicaciones y el foco de la atención en la implementación, desarrollo y evaluación de modelos del SAE en el 78,6%. La taxonomía de la NANDA fue citada en el 40,2% de la producción y Wanda Horta en el 40,5%. Se considera que existen aún lagunas en esa área del conocimiento, sin embargo la creciente divulgación de la producción científica sobre el tema puede auxiliar a los profesionales en la implementación de la Sistematización de la Asistencia de Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This is a bibliographical study that has as its aim characterizing the Brazilian scientific production on the "Patient Care System" and visualizing its trends. A retrospective bibliographical study (1990-2002) was carried out taking into consideration the items: date, title of the journal, type of research and approach of the publication. Production average was 13.4 publications/year and articles were distributed among 23 journals, with a majority of them dealing with hospitals (63.2%). Cardiology was the theme of 17.6% of the articles, and 78.6% of them were focused on the implementation, development and evaluation of SAE models. NANDA taxonomy was mentioned in 40.2% of the production, and Wanda Horta in 40.5%. There are still some blanks in this area of knowledge, but the increasing availability of the scientific production on this subject may help professionals in the implementation of the patient care system.
  • Errata Errata

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br