Artes visuais e feminismos: implicações pedagógicas

Visual Arts and Feminisms: Pedagogical Implications

Andréa Senra Coutinho Luciana Gruppelli Loponte Sobre os autores

Qual o sentido de tratarmos da relação entre artes visuais e feminismos hoje? Quais os efeitos possíveis dessa discussão nas práticas contemporâneas de ensino de arte? Essas e outras indagações permeiam este artigo, que pretende trazer à tona um tema ainda marginal, quase invisível em nossas principais preocupações pedagógicas em relação à arte e às práticas docentes, invisibilidade essa decorrente também da escassa produção teórica a respeito, em especial, em língua portuguesa. As discussões apresentadas neste artigo emergem principalmente de pesquisas realizadas por Loponte (2002______. "Sexualidades, artes visuais e poder: pedagogias visuais do feminino". Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 2, n. 10, p. 283-300, 2002., 2005LOPONTE, L. Gruppelli. Docência artista: arte, estética de si e subjetividades femininas. 2005. 207 p. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005., 2008______. "Pedagogias visuais do feminino: arte, imagens e docência". Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 148-164, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/loponte.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2012.
http://www.curriculosemfronteiras.org/vo...
, 2010______. "Gênero, visualidade e arte: temas contemporâneos para educação". In: ICLE, G. (Org.). Pedagogia da arte: entre-lugares da criação. Porto Alegre: UFRGS, 2010. p.149-163.) e Coutinho (2010COUTINHO, A. S. Poéticas do feminino/feminismo na arte contemporânea: transgressões para o ensino de artes visuais em escolas. 2010. 252 p. Tese (Doutorado em Estudos da Criança)-Universidade do Minho, Braga, 2010., 2011______. "Quando a arte produzida por mulheres desafia o ensino de arte". Diálogo com a Arte, Campinas, n. 2, p. 17-28, 2011.). Ao levantar questionamentos que entrelaçam artes visuais e feminismos, ou a ideia de uma arte perpassada pelas intenções feministas, propomos um olhar mais atento para as práticas pedagógicas que não se eximem de incorporar tais discussões, mas ainda parecem estar letárgicas para essa e outras abordagens mais provocativas e descondicionantes no contexto escolar. Ao final, pretendemos chamar a atenção para a necessidade de uma análise crítica envolvendo um trabalho voltado ao ensino da arte produzida por mulheres na contemporaneidade em espaços escolares, apresentando algumas argumentações favoráveis a esse empreendimento docente.

arte; artistas mulheres; educação; escola


Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário - Trindade, 88040-970 Florianópolis SC - Brasil, Tel. (55 48) 3331-8211, Fax: (55 48) 3331-9751 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ref@cfh.ufsc.br