• Editorial Editorial

  • O sujeito do feminismo e o pós-estruturalismo Artigos

    Mariano, Silvana Aparecida

    Resumo em Português:

    O presente trabalho aborda as críticas das teorias feministas pós-estruturalistas às teorizações do sujeito universal, rejeitando as noções de identidades essenciais de gênero. O ponto comum entre as pensadoras incluídas no trabalho é a necessidade de romper o esquema tradicional das tradições filosóficas ocidentais que se baseiam em esquemas dicotômicos de pensamento e assim desconstruir o pensamento binário. Suas diferenças, entretanto, situam-se especialmente no que diz respeito à re-construção do sujeito do feminismo. Esses debates envolvem, ao mesmo tempo, questões teóricas, metodológicas e políticas.

    Resumo em Inglês:

    This paper approaches the criticism of post-structural feminist theories as well as the theories of the universal subject, rejecting the notions of the essential identity of gender. The common point among the thinkers included in this work is the necessity to break with the traditional model of western philosophical traditions which are based upon dichotomous thinking models and thus deconstruct binary thinking. Their differences, however, lie especially in the area pertaining to the reconstruction of the subject of feminism. Such debates involve, at the same time, theoretical, methodological and political issues.
  • Violencia y tráfico de mujeres en México: una perspectiva de género

    Acharya, Arun Kumar; Stevanato, Adriana Salas

    Resumo em Espanhol:

    Hoy por hoy, la violencia basada en el género ha penetrado toda la frontera social, donde millones de mujeres la consideran como una manera de vivir. Entre todos los tipos de violencia basada en el género, el tráfico de mujeres es el más importante, pues las mujeres son vendidas en el mercado del sexo con el propósito de explotarlas sexualmente. La evidencia sugiere que en el presente la violencia basada en el genero causa más muertes que las enfermedades o los accidentes de transito. Por eso, el principal objetivo de este articulo es evidenciar como el tráfico de mujeres continua siendo una de las formas más primitivas de explotación sexual y violencia contra las mujeres en México. Para este estudio las informaciones se han obtenido en la ciudad de Tapachula en el estado de Chiapas, México.

    Resumo em Inglês:

    Today, gender-based violence has crossed all social barriers, with millions of women considering it a fact of life. Among all kinds of gender-based violence, the trafficking of women is perhaps the most important, for women are sold in the sex market for the purpose of sexual exploitation. Evidence shows that at present gender-based violence causes more deaths than diseases and accidents. The main objective of this study is to show that the trafficking of women remains as a form of sexual exploitation and violence against women in Mexico. The data has been obtained in Tapachula, a town in the state of Chiapas, Mexico.
  • Comercializando fantasias: a representação social da prostituição, dilemas da profissão e a construção da cidadania Artigos

    Guimarães, Katia; Merchán-Hamann, Edgar

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute fatos, percepções e representações sociais do cotidiano das mulheres profissionais do sexo (MPS). Foram avaliados oito projetos de intervenção educativa sobre DST/Aids dirigidos a MPS, em cidades das regiões Sul, Nordeste e Sudeste. Foram realizadas entrevistas em profundidade e grupos focais. Os resultados revelaram que a representação da mulher que vende o corpo vem sendo re-significada para a realização de fantasias eróticas. As perspectivas de maior autonomia da profissão contrastam com a discriminação e a pressão psicológica. Foi mencionada a violência, praticada por clientes e policiais. Foram evidentes a importância do preservativo na negociação dos programas e o não-uso do mesmo em relações com envolvimento afetivo ou devido à concorrência. Conclui-se, sob a ótica da autonomia, que classe social, escolaridade, situação de crise econômica e estigma ocasionam discriminação, violência e risco de contágio de DST e HIV.

    Resumo em Inglês:

    This article presents facts, perceptions and social representations on the daily life of female commercial sex workers (FCSW). We evaluated 8 educational intervention programs on STD/AIDS addressed to FCSW in cities of southern, south-eastern and north-eastern Brazilian regions. In those places, we conducted in-depth interviews and focal groups. Results indicate that the representation of a woman who sells her body is resignified as the performance of erotic fantasies. Possibilities of greater autonomy are hampered by discrimination and psychological tension. Client and police-driven violence were remarkable. Condom use plays a relevant role in sex negotiation but it is neglected when relationships involve affection or as a result of competition. We conclude, from the perspective of autonomy, that FCSW's autonomy is limited by social class, economical crisis and stigma, leading to discrimination, violence and STD/HIV contagion risk.
  • A razão construtiva e o rendilhado poético de Maria Lúcia Dal Farra Artigos

    Cabañas, Teresa

    Resumo em Português:

    O trabalho se detém na análise da produção da poetisa paulista Maria Lúcia Dal Farra, Livro de auras (1994) e Livro de possuídos(2002), tentando, principalmente, uma aproximação aos mecanismos construtivos que dinamizam seus universos poéticos. O foco da atenção centra-se no uso, por parte dessa poética, de uma ratio construtiva que se movimenta entre o canto e o decanto para simbolizar, como escrita feminina, a posse de um intelecto estético que a cultura androcêntrica só reservou ao uso masculino.

    Resumo em Inglês:

    This article examines some aspects of the poetical production of Maria Lúcia Dal Farra, Livro de auras (1994) and Livro de possuídos (2002), trying, mainly, an approach to the constructive mechanisms that move its poetical universes. The focus of attention centers in the use that such a poetics makes of a constructive ratio, which hovers between "canto" and "decanto" to symbolize, in a feminine way of writing, the possession of an aesthetic intellect that traditional androcentric culture has reserved for the masculine.
  • Histórias de resistência de mulheres negras Artigos

    Meneghel, Stela Nazareth; Farina, Olga; Ramão, Silvia Regina

    Resumo em Português:

    Esta é uma pesquisa intervenção na qual foram usadas oficinas de narrativas de histórias como dispositivo para estimular o empoderamento de mulheres. Essas oficinas, que contaram com a participação de dez mulheres em situação de violência de gênero, foram realizadas na sede da organização não-governamental Maria Mulher, situada na Vila Cruzeiro do Sul, no município de Porto Alegre. A partir de oficinas de narrativas de histórias em que se tematizaram histórias do feminino, especialmente afro-brasileiras, a pesquisa teve como objetivo principal compreender o que acontece com as mulheres que sofreram ou sofrem violência. Realizadas em cinco encontros nos quais as mulheres contaram e ouviram histórias e participaram de vivências, as oficinas oportunizaram espaço para narrar, ouvir e ritualizar as histórias das orixás e ressignificar as vidas a partir dessas vivências. Essa intervenção operou com as subjetividades das mulheres que fizeram parte da pesquisa e mostrou-se capaz de fortalecer algumas delas. A experiência constituiu um dispositivo de estímulo ao empoderamento das mulheres e contribuiu para o resgate da memória individual e coletiva desse grupo.

    Resumo em Inglês:

    This study consists of an intervention using narrative workshops as a device to stimulate the empowerment of women. Ten women, victims of gender violence, took part in a workshop developed by non-governmental organization for African-Brazilian women Maria Mulher, which gives assistance to women living in Vila Cruzeiro do Sul, in the city of Porto Alegre. The main objective of the research was to debate questions related to gender and violence, making use of stories and histories related to the feminine, specifically African-Brazilian stories. Five meetings were held, where the women told and were told stories, took part in group discussions, experiences and rituals. The workshops gave those women a space where they could tell and hear stories, take part in the rituals of the orixás [African-Brazilian deities] of the black culture and tell their personal histories using those experiences. This intervention was an attempt at invoking different subjective experiences, and made it possible to empower the women who took part in the research, contributing for the rescue of the individual and collective memory of this group.
  • Escrevendo a história no feminino Artigos Temáticos

    Wolff, Cristina Scheibe; Possas, Lidia M. Vianna
  • Zombaria como arma antifeminista: instrumento conservador entre libertários Artigos Temáticos

    Soihet, Rachel

    Resumo em Português:

    Nos anos 1960, em meio à rebelião contracultural, acompanhada pela luta dos negros norte-americanos em busca dos direitos civis e pelos protestos contra a guerra do Vietnam, emerge a rebelião das mulheres. Irrompe uma nova vaga feminista nos Estados Unidos e na Europa, a qual também se manifestou vivamente no Brasil. Apontavam tais mulheres como uma mistificação a separação entre o público e o privado, entre o pessoal e o político, insistindo sobre o caráter estrutural da dominação, expresso nas relações da vida cotidiana. Dominação cujo caráter sistemático apresentava-se obscurecido, como se fosse produto de situações pessoais. No momento, o Brasil via-se acossado pela ditadura militar, destacando-se o empenho de alguns, inspirados nos ideais da contracultura, em opor-se ao regime, combatendo o autoritarismo e promovendo a crítica de costumes. A ridicularização era a sua arma, ressaltando-se, nesse particular, os membros do jornal O Pasquim. Paradoxalmente, porém, a mordacidade de muitos de seus articulistas voltou-se, igualmente, contra as mulheres que lutavam por direitos ou que assumiam atitudes consideradas inadequadas ao modelo tradicional de feminilidade e às relações estabelecidas entre os gêneros. Ridicularizavam as militantes, utilizando-se dos rótulos de "masculinizadas, feias, despeitadas", quando não de "depravadas, promíscuas", no que conseguiam tais articulistas grande repercussão. Depreende-se dessa conduta o temor da perda do predomínio masculino nas relações de poder entre os gêneros, no que evidenciavam forte conservadorismo, contrastante com a atitude vista como libertária de alguns desses elementos em outras situações.

    Resumo em Inglês:

    In the 1960s, amidst the counter-cultural revolution, women's rebellion emerged side by side with the struggle of North-American Blacks for civil rights and demonstrations against the Vietnam War. A new wave of Feminism broke out in the United States and in Europe, soon followed by a similar movement in Brazil. The women involved pointed to the separation between the public and the private, the personal and the political as a mystification, insisting that domination had a structural character, manifested in the relations of everyday life, and that such systematic character was obscured by the belief that it was the product of personal relations. At that time, Brazil was living under a military dictatorship, with some groups opposing such authoritarian regime and promoting cultural criticism. Mockery was their weapon, as especially illustrated by the members of the newspaper O Pasquim. Paradoxically, the mordacity of many of such writers was visited on women, those women who, fighting for their rights, assumed attitudes which broke with the traditional model of femininity and with established gender relations. They ridiculed militant women by means of labels such as masculine, ugly, bad-tempered, and even perverted and promiscuous, which generated a great response to their articles. We may infer from this attitude that there was a fear of loss of power in gender relations, which reveals a strong conservatism in men who otherwise were libertarians.
  • Artifício e excesso: narrativa de viagem e a visão sobre as mulheres em Portugal e Brasil Artigos Temáticos

    Gonçalves, Margareth de Almeida

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa as imagens de mulheres brasileiras e portuguesas construídas nos relatos de viajantes ingleses que estiveram em Portugal e no Brasil, nos anos finais do século XVIII e nas primeiras décadas do século XIX. Procura-se explorar como um registro moral, que acentuava crescentemente padrões de comportamento burgueses e que orientou o olhar de viajantes sobre o mundo, interferiu nos comentários e imagens que projetaram do universo luso-brasileiro. A conexão entre o mundo europeu 'civilizado' e as regiões marginais ao processo de constituição de uma ordem burguesa capitalista realizada pelos viajantes envolveu, em geral, um duplo processo de enfrentamento e negociação entre valores e concepções de mundo de universos culturais distintos. Assim, os relatos dos viajantes mostram esse espaço de constante remanejamento de sentimentos e de percepções sobre si próprios e os nativos.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the images of Brazilian and Portuguese women in the reports of English travelers who visited Portugal and Brazil in the final years of the 18th century and early decades of the 19th century. We seek to investigate the way in which a moral register based on bourgeois values influenced these travelers' views and interfered in their descriptions of the Luso-Brazilian universe. The connection they made between the 'civilized' European world and the regions which were peripheral to the processes of bourgeois capitalism generally involved a double movement of confrontation and negotiation between culturally distinct values and worldviews. Thus, their travel narratives reveal a space of constant negotiation of feelings and perceptions about themselves and the natives.
  • Imaginando Palmares: a obra de Gayl Jones Artigos Temáticos

    Coser, Stelamaris

    Resumo em Português:

    O longo poema narrativo Song for Anninho (1981), da escritora negra Gayl Jones (Estados Unidos), interfere na narrativa da história colonial brasileira ao resgatar a figura feminina na República de Palmares, reescrever a saga de resistência dos palmaristas do ponto de vista imaginário de uma mulher negra do século XVII e, através dela, reinventar o cotidiano, os amores, as disputas e os sonhos das pessoas comuns que integravam o quilombo. O texto reflete sobre a verdade histórica, o aspecto construído de documentos, as seleções e exclusões da linguagem, e a importância do relato oral para o conhecimento de vivências e identidades à margem da história oficial. Nessa versão especial, o relato dramático do sonho, da luta e da destruição do mais famoso quilombo brasileiro usa a imaginação literária para expandir a memória e os arquivos de um dos fatos mais importantes da história das Américas, contribuindo para estimular o diálogo interamericano e iluminar a diáspora africana no Brasil e no continente.

    Resumo em Inglês:

    The long narrative poem Song for Anninho (1981), written by black U.S. writer Gayl Jones, interferes in the narrative of Brazilian colonial history as it highlights the female presence in the Republic of Palmares, rewrites the tale of resistance from the point of view of a black woman in the 17th Century, and, through her, reinvents the everyday lives, loves, disputes, and dreams of common people in the quilombo. The text reflects about historical truth, the constructed character of documents, selections and exclusions in language, and the importance of oral accounts to give visibility to experiences and identities marginalized by official history. In this special version, the dramatic report of the dreams, struggles, and destruction of the most famous Brazilian quilombo uses literary imagination to expand the memory and the archives of one of the most important facts in the history of the Americas, contributing to stimulate inter-American dialogue and to illuminate the African diaspora in Brazil and in the American continent.
  • A ciência dos partos: visões do corpo feminino na constituição da obstetrícia científica no século XIX Artigos Temáticos

    Martins, Ana Paula Vosne

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da produção do saber especializado sobre o corpo feminino entre os séculos XIX e XX, tendo como objetivo principal analisar as imagens divulgadas nos tratados e manuais de obstetrícia publicados na Europa e que foram utilizados pelos estudantes de medicina e médicos brasileiros. Procura-se entender o realismo das imagens médico-científicas sobre o corpo feminino como forma de expressão de uma nova relação entre médicos e mulheres engendrada pelos métodos de investigação produzidos nos laboratórios de anatomopatologia e nos exames clínicos das mulheres grávidas.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the production of specialized knowledge about the female body between the 19th and 20th centuries. Its main goal is to analyze the production of images displayed in obstetrics treatises and manuals published in Europe and used by Brazilian medical students and doctors. It seeks to understand the realism of the medical-scientific images of the female body as a means of expression of a new relationship between doctors and women, resulting from the investigation methods used in anatomy-pathology laboratories and in the clinical examination of pregnant women.
  • Gênero e desejo: a inteligência estraga a mulher? Ensaio

    Borges, Maria de Lourdes

    Resumo em Português:

    Neste artigo, eu analiso a idéia de que a inteligência é um atributo erótico do homem, enquanto a beleza é o que torna uma mulher atraente. Eu inicio por Immanuel Kant, filósofo do século XVIII, segundo o qual uma mulher inteligente pode despertar a admiração de um homem, mas não desejo e amor. Mais do que isso, uma mulher inteligente, mesmo que bela, perderia seu poder sobre os homens, pois a inteligência arruinaria a atratividade feminina. Eu mostro que essa visão antiga ainda está em voga atualmente. Muitos autores defendem a visão de que o que torna uma mulher atraente para um homem é a beleza, a inteligência sendo negativa ou indiferente. Alguns teóricos inclusive atribuem esse fato a uma essência natural do ser humano. Eu contesto essa visão, mostrando que a beleza tem um aspecto cultural e que não podemos falar de uma essência não-histórica do ser humano.

    Resumo em Inglês:

    In this paper I analyze the idea that intelligence is a male erotic attribute, while beauty is what makes woman attractive. I begin by Immanuel Kant, an 18th Century philosopher, according to whom an intelligent woman may have the admiration of men, but not their desire. More than that, an intelligent, yet beautiful woman would lose her power over men, because intelligence can ruin woman attractiveness. I show that this apparently old vision is still alive today. Many authors nowadays support the view that what makes a woman's attractive for man is beauty, intelligence being negative or indifferent for attraction. Some even assign this idea to a natural essence of man and woman. I will challenge this view, showing that beauty has a cultural aspect and that we cannot appeal to a non-historical essence of human being.
  • Relações sociais de sexo e relações de gênero: entrevista com Michèle Ferrand Ponto de Vista

    Rial, Carmen; Lago, Mara Coelho de Souza; Grossi, Miriam Pillar
  • Gloria Anzaldúa, a consciência mestiça e o "feminismo da diferença" Seção Debate

    Costa, Claudia de Lima; Ávila, Eliana

    Resumo em Português:

    Este artigo situa a contribuição fundamental de Gloria Anzaldúa sobre a consciência mestiça na história do feminismo, enfocando sua perspectiva epistemológica da diferença interseccional na articulação de uma política de coalizão contra a exclusão da alteridade dos lugares privilegiados da construção da modernidade. Ancorando-se nas reflexões acadêmicas sobre os escritos de Anzaldúa, as autoras destacam as maneiras pelas quais a teoria da identidade mestiça de Anzaldúa está antecipando não apenas críticas aos conceitos de sujeito, diferença e modernidade, mas também aquelas que enfatizam as distinções entre versões capitalistas e versões críticas do hibridismo cultural.

    Resumo em Inglês:

    This article situates Gloria Anzaldúa's influential "La Conciencia de la mestiza / Towards a New Consciousness" within the history of feminism, focusing on her epistemological perspective of intersectional difference to articulate a politics of coalition against the exclusion of alterity from privileged sites of modernity construction, in both space and time. Drawing on various academic sources of Anzaldúa criticism, we highlight some important ways her theory of mestiza identity actually anticipates not only critiques of the concepts of the subject, difference and modernity but also distinctions between capitalist and critical versions of cultural hybridity, all of which require sensitivity to discourses of dehistoricization, cooptation and assimilation.
  • La conciencia de la mestiza: rumo a uma nova consciência Seção Debate

    Anzaldúa, Gloria
  • La conciencia de la mestiza /towards a new consciousness: uma conversação inter-americana com Gloria Anzaldúa Seção Debate

    Torres, Sonia

    Resumo em Português:

    Este ensaio propõe uma leitura de "La conciencia de la mestiza/Towards a New Consciousness", de Gloria Anzaldúa, entretecida de um diálogo que busca possíveis pontos que unem as modalidades de pensar as identidades chicana e latino-americana, já que a obsessão sul-americana e caribenha pela identidade gerou inúmeros textos, tanto teóricos quanto ficcionais (inclusive os que, como o de Anzaldúa, deslizam entre um e outro gênero), que resistem à polarização (mesmo quando a incorporam), através do reconhecimento de uma cultura complexa, multi-facetada, em que os textos do colonizador/colonizado, opressor/oprimido, cultura dominante/cultura dominada são inextricáveis.

    Resumo em Inglês:

    This essay proposes a reading of Gloria Anzaldua's "La consciencia de la mestiza/towards a new consciousness", interwoven with a dialogue that looks at possible points linking modalities of thinking Chicana and Latin American identities, given Latin American and Caribbean obsession with identity, which has generated both fictional and theoretical works (as well as those that, like Anzaldua's, conflate the two genres) that resist polarization (even while incorporating it), through the recogniztion of a complex, multi-faceted culture in which the texts of the colonized/colonizing, oppressor/oppressed, dominant culture/dominated culture are inextricable.
  • Mestiçagem, igualdade e afirmação da diferença: pensando a política de cotas na universidade Seção Debate

    Azeredo, Sandra

    Resumo em Português:

    Escrito num momento em que no Brasil a mestiçagem estava na ordem do dia, pela relação que se estabelecia entre ela e a questão das cotas nas universidades para pessoas pobres, negras e indígenas, contida no anteprojeto de reforma universitária proposto pelo Ministério da Educação, este ensaio se inspirou no trabalho de Gloria Anzaldúa no sentido de contribuir para o debate sobre a introdução de cotas, através da discussão da noção de mestiçagem, analisando a fundamentação do anteprojeto formulada pelo então ministro da Educação, Tarso Genro, e por Boaventura de Sousa Santos e quatro textos publicados na época com posições contrárias à introdução de cotas. Tomando como base o conceito de consciência mestiça de Anzaldúa, o ensaio termina por argumentar que a reforma pressupõe uma reestruturação profunda da universidade, que está em crise justamente por seu caráter excludente ao longo de sua história.

    Resumo em Inglês:

    This essay was written during the intense debate in Brazil around the introduction of affirmative action in the public universities according to a project proposed by the Ministry of Education. Inspired in the work of Gloria Anzaldúa, this article contributes to the debate by discussing the notion of miscegenation. The essay analyzes some texts that argue in favor of the Ministry's project, as well texts that present a dissenting view. Taking as its point of departure Anzaldúa's concept of consciencia mestiza, the essay contends that to introduce a project of affirmative action in the public university system in Brazil requires a radical restructuring of the university, since the crises that confronts this institution emanates from its exclusionary practices.
  • A palavra reapropriada: o processo da escritura na obra de Nicole Brossard Resenhas

    Paranhos, Ana Lúcia Silva
  • Múltiplas rotas femininas Resenhas

    Rodrigues, Carla
  • Clarice sem fronteiras Resenhas

    Campello, Eliane T. A.
  • Família e mulheres no povoamento do antigo planalto paulista Resenhas

    Araújo, Maria Lucília Viveiros
  • Feminismo e ciências sociais Resenhas

    Ferreira, Mary
  • Sonhos e lutas de organizações de mulheres negras na Grã-Bretanha Resenhas

    Abella, Sandra Iris Sobrera
  • Elogio da leveza Resenhas

    Rosa, Victor da
  • Errata

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