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Qualidade de vida dos professores de academia de ginástica da cidade de Olinda-Pernambuco

Quality of life of gym teachers in the city of Olinda-Pernambuco State

Resumos

O objetivo do presente estudo foi identificar e comparar a qualidade de vida (QV) dos professores de educação física que atuam em academias de ginástica da cidade de Olinda-Pernambuco, de acordo com características sociodemográficas, econômicas e profissionais. Participaram do estudo 62 profissionais, sendo 58,1% homens. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com questões sociodemográficas, comportamentais e econômicas, o Whoqol-Bref e o IPAQ. Foram encontradas diferenças significativas no domínio físico na faixa etária (p= 0,04) e nos ciclos de desenvolvimento profissional (p= 0,04); no domínio psicológico nas atividades exercidas na academia (p= 0,03); e no domínio ambiental no nível de atividade física no lazer (p= 0,01). Percebe-se que os professores de educação física de academias de ginástica apresentam uma QV relativamente boa, tendo em vista os elevados valores para os domínios da QV.

Docente; Estilo de vida; Atividade física


The aim of the present study was to identify and compare the quality of life (QoL) of physical education teachers who work in gyms in the city of Olinda, Pernambuco State, according to socio-demographic, economic and professional characteristics. This study included 62 professionals, 58.1% were men. Data collection instruments were a questionnaire addressing socio-demographic, behavioral and economic issues; the Whoqol-Bref and the IPAQ. Significant differences were detected: in the physical domain, in the age range (p= 0.04) and professional development cycles (p= 0.04); in the psychological domain, in the activities performed in the gym (p= 0.03); and in the environmental domain, at the level of the leisure physical activity (p= 0.01). The results suggested that physical education teachers of fitness centers in Olinda have a high quality of life, as seen by the elevated values of QoL domains.

Teacher; Life style; Physical activity


ARTIGOS DE OPINIÃO

Qualidade de vida dos professores de academia de ginástica da cidade de Olinda-Pernambuco

Quality of life of gym teachers in the city of Olinda-Pernambuco State

José Diogo Andrade dos SantosI; Sarah Abrahão Gomes dos SantosII; Petrus Gantois Massa Dias dos SantosIII; André Leite WanderleyIV; Gilmário Ricarte BatistaV

IGraduado em Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, Brasil

IIAluna do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade de Pernambuco, Recife-PE, Brasil

IIIGraduando de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, Brasil

IVDoutor, Professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, Brasil

VDoutor, Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, Brasil

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Gilmário Ricarte Batista Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Educação Física, Cidade Universitária I CEP: 58051-900, João Pessoa-PB, Barsil. Email: cajagr@ig.com.br

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi identificar e comparar a qualidade de vida (QV) dos professores de educação física que atuam em academias de ginástica da cidade de Olinda-Pernambuco, de acordo com características sociodemográficas, econômicas e profissionais. Participaram do estudo 62 profissionais, sendo 58,1% homens. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com questões sociodemográficas, comportamentais e econômicas, o Whoqol-Bref e o IPAQ. Foram encontradas diferenças significativas no domínio físico na faixa etária (p= 0,04) e nos ciclos de desenvolvimento profissional (p= 0,04); no domínio psicológico nas atividades exercidas na academia (p= 0,03); e no domínio ambiental no nível de atividade física no lazer (p= 0,01). Percebe-se que os professores de educação física de academias de ginástica apresentam uma QV relativamente boa, tendo em vista os elevados valores para os domínios da QV.

Palavras-chave: Docente. Estilo de vida. Atividade física.

ABSTRACT

The aim of the present study was to identify and compare the quality of life (QoL) of physical education teachers who work in gyms in the city of Olinda, Pernambuco State, according to socio-demographic, economic and professional characteristics. This study included 62 professionals, 58.1% were men. Data collection instruments were a questionnaire addressing socio-demographic, behavioral and economic issues; the Whoqol-Bref and the IPAQ. Significant differences were detected: in the physical domain, in the age range (p= 0.04) and professional development cycles (p= 0.04); in the psychological domain, in the activities performed in the gym (p= 0.03); and in the environmental domain, at the level of the leisure physical activity (p= 0.01). The results suggested that physical education teachers of fitness centers in Olinda have a high quality of life, as seen by the elevated values of QoL domains.

Keywords: Teacher. Life style. Physical activity.

INTRODUÇÃO

A expressão Qualidade de Vida (QV) tem sido usada com muito mais frequência nas últimas décadas (CANAVARRO et al., 2009), sendo tratada sob diversos olhares e despertando crescente interesse entre os pesquisadores (DYNIEWICZ et al., 2009), entretanto, ainda existe uma lacuna acerca da definição da QV (SKEVINGTON; LOTFY; O'CONNELL, 2004), podendo esta ser definida de diferentes maneiras (NEDJAT et al., 2011).

A cada nova pesquisa realizada incorporam-se diferentes sentidos à QV, sofrendo modificações de acordo com a população, área pesquisada e pesquisadores envolvidos (DYNIEWICZ et al., 2009). Desta forma, a QV vem sendo cada vez mais reconhecida como importante fator de desfecho na saúde, em diferentes grupos populacionais, incluindo trabalhadores inerentes às condições de trabalho estressantes (RUSLI et al., 2008). Nesse cenário, alguns autores têm desenvolvido investigações acerca da QV de trabalhadores em diferentes atuações profissionais, em relação às condições de trabalho e às características da atividade laboral (LEÃO et al., 2011; MOREIRA et al., 2010; WU et al., 2010; NUNES; FREIRE, 2006).

Atualmente, os hábitos da vida moderna e as demandas exigidas no âmbito do trabalho estão levando os trabalhadores a desenvolverem, gradativamente, alguns distúrbios, associados às atribuições diárias, má alimentação, poucas oportunidades de lazer, pouco tempo para o descanso e sono, contribuindo desta forma para a má QV (MELEIRO, 2002). De acordo com Nunes e Freire (2006), diversos são os estudos que mostram a associação entre fatores de desgaste físico e estresse entre profissionais de saúde, gerados por situações no trabalho.

No Brasil, um grupo de trabalhadores da área da saúde, que apresenta condições de trabalho desfavoráveis à QV, são os professores de academias de ginástica que, muitas vezes, são submetidos a atividades extenuantes, baixo salário, jornada excessiva de trabalho, noites mal dormidas e hábitos alimentares inadequados (ESPÍRITO-SANTO; MOURÃO, 2006). Segundo Silva e Nunez (2009), esses fatores exercem grande influência no estado emocional dos professores.

Ademais, acredita-se que as questões sociodemográficas e econômicas afetem a QV dos professores de academia de ginástica, assim como acontece com outras profissões. No entanto, pela escassez de estudos, pouco se conhece sobre a influência das condições laborais na QV dessa população.

Diante disso, o objetivo do presente estudo foi identificar e comparar a QV de professores de educação física, que atuam em academias de ginástica da cidade de Olinda-Pernambuco, de acordo com características sociodemográficas, econômicas e profissionais.

MATERIAIS E MÉTODOS

A presente pesquisa caracterizou-se como descritiva de delineamento transversal. A população foi constituída por professores de educação física de academias de ginástica da cidade de Olinda-Pernambuco. Foram contatadas todas as 17 academias de ginástica registradas no Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF-12). Para identificar as academias elegíveis, foi enviado um documento ao CREF-12 solicitando a relação de estabelecimentos registrados, documento que serviu de base para nortear a coleta de dados. Em seguida, foi enviado um convite para as academias solicitando a participação das mesmas, bem como a relação de professores de educação física atuantes no estabelecimento, sendo que das 17 academias sete recusaram-se participar do estudo. Foram identificados 73 profissionais e todos foram convidados a participar. Destes, sete não aceitaram participar e quatro não realizaram o preenchimento adequado dos instrumentos de coleta de dados. Foi obtida taxa de participação de 84,93% (n=62).

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (Protocolo 298/2011). Todos os participantes assinaram ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, após serem informados sobre o protocolo da pesquisa.

O instrumento utilizado para avaliar a QV foi o Whoqol-Bref desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, constituído por 26 questões, sendo duas questões gerais sobre a QV e 24 questões agrupadas em quatro domínios: físico (dor e desconforto, energia e fadiga, sono e repouso), psicológico (sentimentos positivos, pensar, aprender, memória e concepção, autoestima, imagem corporal, sentimentos negativos), relações sociais (relações pessoais, suporte social e atividade sexual) e meio ambiente (segurança física e proteção, ambiente no lar, recursos financeiros, cuidados de saúde) (CRUZ et al., 2011). Para a representação dos escores dos domínios do Whoqol-Bref, os escores foram transformados em uma escala de 0-100, sendo os piores valores os mais próximos de zero e os melhores próximos de 100.

As variáveis demográficas utilizadas neste estudo foram sexo, idade, estado civil e grau de escolaridade. As ocupacionais foram os tipos de atividades exercidas na academia, carga horária de trabalho na academia de ginástica e ciclos de desenvolvimento profissional. Os ciclos de desenvolvimento profissional foram adaptados da proposta de Nascimento e Graça (1998) "Entrada" (0-4 anos como professor), "Consolidação" (5-9 anos como professor), "Diversificação" (10-19 anos como professor) e "Estabilização" (acima de 20 anos como professor), que foram agrupados em 1º Ciclo profissional=Entrada+Consolidação e 2º Ciclo profissional=Diversificação+Estabilização.

O nível econômico foi avaliado pelo critério de Classificação Econômica do Brasil (CCEB) da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). Neste estudo, as classes econômicas foram agrupadas em A1 e A2 = "A"; B1 e B2 = "B" e C1, C2 e D = "C". Não foram encontrados nessa pesquisa sujeitos que se enquadrassem na faixa econômica E.

Para avaliar o nível de atividade física, foi utilizada a versão longa do International Physical Activity Questionare (IPAQ). O nível de atividade física foi dicotomizado em indivíduos fisicamente ativos (muito ativo + ativo) e indivíduos fisicamente inativos (irregularmente ativo A e B + sedentários). Os indivíduos foram classificados como fisicamente inativos, quando apresentaram frequência de ≤ cinco dias na semana com duração ≤ 30 min por sessão de atividades moderadas ou ≤ três dias na semana e ≤ 20 min por sessão de atividade vigorosa (FILLIPAS et al., 2010). O nível de atividade física foi avaliado apenas nas questões referentes às atividades físicas no trabalho e no lazer.

Os questionários foram autoaplicados e preenchidos na academia de ginástica. Quando necessário, o questionário foi preenchido em outro local com a solicitação de entrega no máximo de quatro dias. Foram considerados professores elegíveis aqueles que fossem credenciados no CREF-12, atuantes nas diferentes áreas da academia de ginástica (musculação, natação, hidroginástica, ginástica e avaliação física) e foram excluídos os professores que estavam apenas em cargos administrativos. A coleta de dados ocorreu de setembro a novembro de 2011.

Para análise dos dados, utilizou-se o programa estatístico R 2.10.1. Dados contínuos foram expressos em média e desvio-padrão e categóricos em porcentagem. As comparações dos escores dos domínios da QV entre as variáveis investigadas foram realizadas pela Anova ou teste t quando necessário. Para comparar as frequências foi utilizado o teste do Qui-quadrado. O Teste de Levene's foi usado para verificar a homogeneidade das variâncias. Utilizou-se o Post hoc de Tukey para verificar diferenças significativas entre as médias. Para verificar a relação entre a QV e as variáveis investigadas, utilizou-se a correlação de Pearson. Em todos os testes foi estabelecido um nível de significância de 5%.

RESULTADOS

A amostra do presente estudo foi composta por 62 professores de educação física de academias de ginástica com média de idade de 31,6 ± 8,6 anos. Destes, 58,1% eram do sexo masculino. Entretanto, há inexistência de diferença significativa (p= 0,204) calculada pelo teste X2, evidenciando equivalência numérica entre homens e mulheres. A maioria com idades de 20 a 29 anos (53,4%) e solteiros (67,7%). Em relação às atividades profissionais, a maior parte trabalha diariamente por até 8h (71,0%) e apresenta até nove anos de atividade laboral em academia (71,0%). Quanto ao nível econômico, a maioria pertencia à classe "B" (62,9%).

Não foram encontradas diferenças significativas entre os domínios da QV (físico, psicológico, relações pessoais e ambientais) com as variáveis: sexo, estado civil, grau de escolaridade, carga horária de trabalho na academia, classificação econômica e atividade física no trabalho. A idade (p=0,04) e os ciclos de desenvolvimento profissional (p=0,04) apresentaram diferenças significativas no domínio físico. A atividade exercida na academia (p=0,03) apresentou diferença significativa no domínio psicológico. O nível de atividade física no lazer apresentou diferença significativa no domínio ambiental (p=0,01).

Embora não se possa estabelecer uma relação de causa e efeito, verificou-se que os domínios da qualidade de vida relacionam-se com algumas características dos professores de academia de ginástica da cidade de Olinda (Tabela 3). O domínio físico relaciona-se com a idade (r=0,31) e os ciclos de desenvolvimento profissional (r=0,26); o domínio psicológico relaciona-se com as atividades exercidas na academia (r= -0,28); e o domínio ambiental relaciona-se com a atividade física no lazer (r= 0,31).

DISCUSSÃO

Em todos os domínios da qualidade de vida dos professores de academia de ginástica da cidade de Olinda, os escores foram maiores do que 70 pontos, com exceção do domínio ambiental que apresentou esse escore apenas na classe econômica "A". Enquanto pesquisas realizadas com outros grupos populacionais identificaram escores mais reduzidos (SILVA; NUNEZ, 2009; BRANCO et al., 2010).

Na análise dos domínios da QV, verificou-se, no domínio físico, que os indivíduos com maior idade e mais tempo de atuação profissional na área apresentaram maiores escores. Já em outros estudos, os indivíduos com idade mais avançada apresentam pior QV (SKEVINGTON; LOTFY; O'CONNELL, 2004; BRANCO et al., 2010). Em semelhança ao presente estudo, Both, Nascimento e Borgatto (2008), ao avaliarem a Qualidade de Vida no Trabalho Docente (QVTD) de professores de Educação Física da rede estadual de ensino de Santa Catarina, identificaram que quanto mais tempo de atuação profissional maior o nível de satisfação para a QVTD.

Ainda no domínio físico, Silva e Nunez (2009) identificaram que as atribuições do professor de educação física exige que permaneça de pé durante muito tempo, fator que interfere negativamente nesse domínio. Em outros estudos realizados em escolas, com professores de diferentes áreas, verifica-se que as condições precárias no ambiente de trabalho acarretam um impacto negativo em diversos aspectos do domínio físico, como a capacidade para o trabalho e atividades cotidianas, energia para a vida diária, necessidade de tratamento médico, dores no corpo e alterações do sono (PENTEADO; PEREIRA, 2007; CANTOS; SILVA; NUNES, 2005; GONÇALVES; PENTEADO; SILVÉRIO, 2005). Acredita-se que esse fato se diferencia do presente estudo, em decorrência de condições de infraestrutura possivelmente mais adequadas nas academias de ginástica da cidade de Olinda.

Referente ao domínio psicológico, verificou-se que os professores que realizavam apenas uma atividade apresentaram maiores escores neste domínio do que os que exerciam duas ou mais atividades. Percebem-se semelhanças ao estudo de Paschoa, Zanei e Whitaker (2007) que ao investigarem trabalhadores de enfermagem, da cidade de São Paulo, identificaram correlação inversa quanto ao número de empregos, apontando que quanto maior o número de atividades laborais menor os escores para o domínio físico, psicológico e social. Esperava-se, ainda, que a jornada de trabalho também exercesse influência no domínio psicológico, por se tratar de um fator preditor para o esgotamento profissional, como verificado na pesquisa realizada por Branco et al. (2010), que investigaram profissionais da área de saúde, do Sul do Brasil.

No domínio ambiental, foram encontrados os escores mais baixos em todas as variáveis estratificadas, assim como identificado noutros estudos com professores (PENTEADO; PEREIRA, 2007; SIMÕES et al., 2011). É possível que essa questão esteja relacionada às condições de trabalho desses profissionais, sabendo que o domínio ambiental aborda questões do ambiente físico como clima, barulhos e poluição (SILVA; NUNEZ, 2009). Ademais, os indivíduos considerados mais ativos no que diz respeito à atividade física no lazer, obtiveram melhor QV no domínio ambiental, semelhante ao que se observa na análise da qualidade de vida de acadêmicos de educação física (CIESLAK et al., 2007).

Considera-se a importância de pesquisas como esta para subsidiar e orientar a prática profissional no estabelecimento de condições favoráveis à boa QV. No entanto, algumas fragilidades metodológicas do presente estudo podem ser destacadas, como o fato dos instrumentos de coleta de dados serem autoaplicados, podendo ter a seguridade de informações sujeita a importância que o avaliado atribui à sua participação no estudo. Bem como, a condição de alguns questionários serem respondidos fora do ambiente da academia e sem a presença do pesquisador, podendo receber a influência de terceiros nas respostas.

CONCLUSÃO

Percebe-se que os professores de educação física de academias de ginástica apresentam uma qualidade de vida relativamente boa, tendo em vista os elevados valores para os domínios da QV. Incentiva-se, a partir do presente estudo, a redução da quantidade de atividades laborais desenvolvidas no mesmo ambiente de trabalho, considerado fator negativo às questões psicológicas. Sugere-se, ainda, o aumento na realização de atividades físicas no lazer, sendo outro aspecto muito importante para a QV dos professores de educação física, que muitas vezes acabam por realizar exercícios físicos apenas no ambiente de trabalho.

Recebido em 09/07/2012

Revisado em 10/02/2013

Aceito em 15/04/2013

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  • Endereço para correspondência:

    Gilmário Ricarte Batista
    Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Educação Física, Cidade Universitária I
    CEP: 58051-900, João Pessoa-PB, Barsil.
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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Nov 2013
    • Data do Fascículo
      Jun 2013

    Histórico

    • Recebido
      09 Jul 2012
    • Aceito
      15 Abr 2013
    • Revisado
      10 Fev 2013
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