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Revista da Educação Física / UEM, Volume: 23, Número: 1, Publicado: 2012
  • Modus operandi da produção científica da educação física: uma análise das revistas e suas veiculações Artigos Originais

    Lazzarotti Filho, Ari; Silva, Ana Márcia; Nascimento, Juarez Vieira do; Mascarenhas, Fernando

    Resumo em Português:

    O campo da Educação Física no Brasil começa a incorporar, cotidianamente e com ênfase crescente, a prática de pesquisa, a qual traz consigo todo um aparato próprio do fazer científico contemporâneo, especialmente a divulgação dos seus resultados por meio das revistas científicas. Para compreender como esse processo vem se desenvolvendo e quais os seus desdobramentos para a Educação Física, o presente estudo analisou a veiculação do conhecimento de oito revistas desse campo no Brasil, considerando o ano base de 2008. A análise fundamentou-se na teoria relacional de Bourdieu (2009) e os resultados apontam um campo em pleno desenvolvimento, que produz um modus operandi fundado ainda na tônica da dicotomia entre as chamadas ciências duras e as ciências moles, reproduz a lógica interna de seus campos de origem e ainda indica teorias com pouco poder de refração e retradução para a Educação Física.

    Resumo em Inglês:

    The area of Physical Education in Brazil has continually and emphatically incorporated the research practice, which brings together its own contemporary scientific method, especially the publication of the main results in scientific journals. To comprehend how this process has been developed as well as its consequences to the Physical Education area, the present study investigated the publication of the knowledge produced in eight Brazilian journals of the area published in the year 2008. The analysis was based on Bourdieu (2009) and the results demonstrate that it is an area on its own development. Moreover, the results also indicate that this area of research is producing its own modus operandi based on the dichotomy of the hard and light sciences, still reproducing the internal logic of its original areas and indicating theories with little power of refraction and retranslation to the Physical Education area.
  • A percepção do autoconceito e sua influência no desempenho motor em crianças e adolescentes Artigos Originais

    Serassuelo Junior, Helio; Bacarin, Diego Silva; Ronque, Enio Ricardo Vaz; Oliveira, Sérgio Ricardo de Souza; Simões, Antonio Carlos

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi analisar a percepção do autoconceito e sua relação com o desempenho motor de adolescentes analisados por gênero e faixa etária. Foram avaliados 144 adolescentes entre 10 e 14 anos (65 meninos). A mensuração do autoconceito foi realizada por meio de um inventário (PIERS; HARRIS; HERZBERG, 2002) e os testes motores utilizados para a avaliação do desempenho motor seguiram as padronizações da American Alliance for Health, Physical Education and Recreation and Dance (1988) - agilidade e impulsão vertical, a dinamometria (SOARES; SESSA, 2001) e o teste de resistência aeróbia (LÉGER et al., 1988). Para a equivalência dos resultados produzidos pelos testes motores foi utilizado o escore Z. Para a distribuição da amostra em grupos etários e por gênero foi utilizada a estatística descritiva. A comparação intragrupos do desempenho motor (baixo DB, médio DM, alto DA) e do autoconceito foi realizada por procedimentos não paramétricos Wilcoxon e Kruskal-Wallis Anova (p<0,05). Os achados finais mostraram que a idade influenciou negativamente a percepção do autoconceito e que os alunos com melhor desempenho motor apresentaram também valores superiores na percepção do autoconceito em relação aos seus pares.

    Resumo em Inglês:

    The objective was to investigate the relationship between the self-concept perception and the motor performance in adolescents analyzed by gender and age. We evaluated 144 adolescents between 10 and 14 years (65 boys). The measurement of self-concept was performed by an inventory (PIERS; HARRIS; HERZBERG, 2002); the motor tests used for the assessment of motor performance were the agility and vertical jump (AMERICAN ALLIANCE FOR HEALTH, PHYSICAL EDUCATION AND RECREATION AND DANCE, 1988), the dynamometer strength (SOARES; SESSA, 2001) and the aerobic endurance test (LÉGER et al., 1988). For the equivalence of results produced by the motor tests Z score was used. Descriptive statistics were performed for stratify the sample by age and gender. The intragroup comparison of motor performance (DB low, DM medium, DA high) and the self-concept was performed by procedures non-parametric Wilcoxon and Kruskal-Wallis ANOVA (p <0.05). The final results showed that age negatively influences the self-concept perception, and students with better motor performance also had higher values in the perception of self-concept in relation to their peers.
  • Programa de fisioterapia aplicado no desenvolvimento motor de bebês saudáveis em ambiente familiar Artigos Originais

    Oliveira, Sheila Maria Silva de; Almeida, Carla Skilhan de; Valentini, Nádia Cristina

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi avaliar as alterações existentes no desenvolvimento motor de bebês a partir de orientações aos pais e ou cuidadores em um programa interventivo de fisioterapia no contexto familiar. Dele participaram vinte e dois bebês, divididos em dois grupos: grupo interventivo (GI) e grupo controle (GC). Os grupos foram avaliados no início e no fim de oito semanas. As mães do GI receberam orientações de um programa de fisioterapia para bebês e de mudanças no contexto a cada semana. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa forama a escala Alberta e o questionário AHEMD-SR. Na análise estatística foram utilizados os testes não paramétricos de Wilcoxon, Mann-Whitney, McNemar e a Correlação de Spearman. Observou-se significância no desenvolvimento motor no GI do pré para o pós-intervenção (p=0,029). Os resultados sugerem que bebês, quando estimulados de maneira correta em ambiente familiar, desenvolvem maior qualidade em seu aprendizado motor.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to evaluate changes in existing motor development of infants from parents and guidance to carers or in a program of interventional therapy in the family context.Twenty two babies have participated, divided into two groups: Intervention Group (GI) and Control Group (GC). Both groups were evaluated at the beginning and at the end of eight weeks. The GI mothers received instructions from a physical therapy program for babies and context changing guidelines at every week. The references used in this study were: scale Alberta and the AHEMD-SR questionnaire. For statistical analysis it was used the nonparametric tests of Wilcoxon, Mann-Whitney, Mcnemar and the Correlation of Spearman. It was observed a significant motor development in GI group comparing pre and post intervention (p=0,029). The results suggest that babies stimulated correcty in the home environment develop a higher quality in motor learning.
  • Motivação de escolares das séries finais do ensino fundamental nas aulas de educação física Artigos Originais

    Folle, Alexandra; Teixeira, Fabiano Augusto

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é analisar a motivação nas aulas de Educação Física de alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Participaram do estudo 86 estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da escola pública municipal de Florianópolis (SC). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário de múltipla escolha adaptado de Darido (2004). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência e o percentual e na análise inferencial empregou-se o Teste Exato de Fisher. Os resultados não apresentaram associação significativa entre motivação dos alunos, sexo, idade, série, participação nas aulas e prática esportiva extraclasse. Não obstante, foi expressivo o percentual de alunos que consideram motivantes as aulas de Educação Física ministradas pelos estudantes em situação de estágio, bem como o de escolares que declararam participar efetivamente das aulas e praticar esportes em horário extraclasse.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze the motivation in Physical Education classes with students in junior high. 86 students participated of the research from 5th to 8th grade from a court public school in Florianópolis (SC). During data collecting it was used a questionnaire of multiple choice adapted from Darido (2004). During descriptive analysis it was used frequency and percentage, while in the inferential analysis, it was used the exact test by Fisher. The results did not show meaningful association between students' motivation, gender, age, grade, participation in classes, and sports practice over classes. However, it is important to mention the expressive percentage of students who consider Physical Education classes exciting given by graduation practice students, as well as scholars that report to participate effectively in classes and to practice sports in over classes' time.
  • A prática de atividade física na história de vida de pessoas com deficiência física Artigos Originais

    Lehnhard, Greice Rosso; Manta, Sofia Wolker; Palma, Luciana Erina

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo analisar a prática de atividades físicas de pessoas com deficiência física em diferentes fases da vida. Participaram do estudo nove adultos jovens, do sexo masculino, que possuem deficiência física e praticavam atividades físicas e/ou esportivas. Na coleta de dados foi utilizada uma entrevista com perguntas referentes à história de vida, à deficiência e a atividades físicas em diferentes fases, e a análise dos dados se deu por categorias. Na infância e na adolescência oito participantes praticavam atividades dinâmicas e participavam das aulas de Educação Física; na idade adulta, quatro continuavam nas práticas anteriores, um começou a prática e um não tinha acesso a ela. Atualmente praticam variadas modalidades e seis acreditavam que a deficiência física interferia na prática. Ainda, sete participantes acreditavam que as atividades praticadas em idade escolar interferiram no que praticam atualmente, o que ressalta a importância dde sua participação nas aulas de Educação Física.

    Resumo em Inglês:

    This study have had the aim to analyze the physical activity practice in different life periods for people with disabilities. In the project there were involved nine young male adults, carrying some physical disability and who practiced physical activities and/or sports. To collect the data it was used an interview composed of some questions concerning to life history, disability and physical activities in different life stages, the analysis of data was by categories. During childhood and adolescence eight participants practiced dynamic activities and joined Physical Education classes; as adults four continued previous practices , one has started and another has no access; nowadays they practice many sports and six believed that physical disability interfers with sports practicing. And yet, seven assumed that activities during school age interfere in which they practice at the moment, emphasizing the importance of people with physical disability joining Physical Education classes.
  • Qualidade de vida e fatores de risco de professores universitários Artigos Originais

    Oliveira Filho, Albertino de; Netto-Oliveira, Edna Regina; Oliveira, Amauri Aparecido Bassoli de

    Resumo em Português:

    A docência universitária é, por si só, muito estressante, e sua associação com fatores de risco pode levar a impactos negativos sobre a qualidade de vida . Tendo em vista esse quadro, esta pesquisa objetivou analisar a percepção de qualidade de vida e saúde e fatores de risco de professores de uma IES pública do Sul do Brasil. Participaram 293 professores da graduação e/ou pós-graduação. Os dados foram analisados com o pacote estatístico SPSS 13.0. Para comparação de diferenças entre os grupos foram utilizados os recursos da estatística não paramétrica (p<0,05). A maioria dos professores demonstrou percepção positiva sobre sua qualidade de vida (84,3%) e saúde (76,0%). A investigação dos fatores de risco apontou ocorrências de 67,2% para consumo excessivo de álcool, de 56,7% de indivíduos sedentários, de 37,6% de indivíduos com excesso de peso e 9,2% de fumantes. Embora haja uma boa percepção de saúde e qualidade de vida entre os docentes, os fatores de risco para a saúde apresentaram elevada incidência no grupo avaliado.

    Resumo em Inglês:

    The university teaching is itself very stressful and its association with risk factors can lead to negative impacts on the Quality of Life. This research aimed to analyze the perception of Quality of Life and Health and Risk Factor in professors. The participants were 293 active graduation and/or master's degree professors. The data were analyzed using the descriptive statistics by mean of Statistical Package of Social Science 13.0. For comparison of differences between groups were used nonparametric statistical resources (p <0.05). Most of the professors demonstrated positive perception of their quality of life (84.3%) and health (76.0%), thereby the investigation of the risk factors indicated the occurrence of 67.2% of excessive alcohol consumption, 56.7% of sedentary people, 37.6% of weight excess and 9.2% of smokers. Although there is a perception of good health and quality of life among professors, risk factors for health showed a high prevalence in the evaluated group.
  • A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos Artigos Originais

    Fortes, Milena de Oliveira; Azevedo, Mario Renato; Kremer, Marina Marques; Hallal, Pedro Curi

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi descrever os conteúdos e ações dos professores no contexto da Educação Física Escolar na cidade de Pelotas, RS. Transversal de base escolar, o estudo foi realizado com o total de 240 observações em 68 turmas. O System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT) foi utilizado como instrumento para avaliar as aulas de Educação Física. Observou-se que o "jogo livre" (45,3%) foi a estratégia metodológica mais utilizada nas aulas. Os esportes coletivos foram os conteúdos mais frequentes, a ação dos professores foi caracterizada como "outras tarefas" e "observando atividades" foi a categoria mais observada. A participação dos professores no contexto das aulas foi baixa e caracterizou-se pela demasiada utilização do "jogo livre". Tal situação precisa ser repensada com urgência, sob pena de os próprios profissionais da área estarem reforçando um quadro de incertezas quanto à contribuição e à importância da Educação Física na escola.

    Resumo em Inglês:

    This article describes teachers' deeds and contents in physical education classes in the city of Pelotas, Brazil. A school-based cross-sectional study was conducted including two hundred and forty observations in sixty-eight classes. The System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT) was used to assess physical education classes. The "free-play" (45.3%) was the methodological strategy more used in the classes. Collective sports were the most frequent contents and teachers' deeds were described as "other tasks" or "monitoring activities" according to the observation. The participation of teachers in the class context was low, expressed by exaggerated use of "free play". Such situation needs to be changed urgently in order to avoid questions on the role of physical education at the school system.
  • Comparação da percepção subjetiva do esforço no limiar ventilatório entre os gêneros Artigos Originais

    Krinski, Kleverton; Elsangedy, Hassan Mohamed; Nunes, Renan Felipe Hartmann; Almeida, Flávia Angélica Martins; Santos, Bruno Vinicius; Krause, Maressa Priscila; Timossi, Luciana da Silva; Da Silva, Sergio Gregorio

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi comparar a PSE no limiar ventilatório (LV) entre homens e mulheres. Participaram 17 homens (24,0 ± 3,3 anos) e 17 mulheres (22,5 ± 2,6 anos), submetidos a duas sessões experimentais com intervalo mínimo de 48 horas: (I) avaliação antropométrica e instruções referentes aos procedimentos e (II) teste máximo em esteira. Na análise estatística empregou-se teste t Student para verificar possíveis diferenças entre gêneros (p < 0,05). Não foram verificadas diferenças significativas entre homens e mulheres para a PSE LV (11,1 ± 1,8 e 12,1 ± 1,5, respectivamente). Apesar de as mulheres demonstrarem PSE superior em intensidade de exercício baseada em níveis absolutos, estas diferenças desaparecem quando homens e mulheres são testados em intensidade relativa de exercício. Conclui-se que homens e mulheres apresentam valores de PSE LV entre 12 e 13 ("leve" e "algo difícil") durante teste de esforço máximo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the present study was to compare the rating of perceived exertion (RPE) at ventilatory threshold (VT) during graded treadmill exercise between men and women. Participated 17 men (24.0 ± 3.3 years) and 17 women (22.5 ± 2.6 years) were submitted to two experimental sessions with a minimum interval of 48 hours: (I) anthropometric evaluation and instructions regarding the procedures, and (II) graded treadmill exercise. For statistical analysis, was employed used t Student test to verify possible differences between genders (p > 0.05). There were no significant differences between genders to RPE VT (11.7 ± 1.8 and 12.2 ± 1.5, respectively). Although women had a higher RPE to exercise intensity based on absolute levels, these differences were minimized or disappeared when men and women were compared at similar relative exercise intensity. The result of present study showed that men and women had a similar RPE VT between 12 and 13 ("light" and "something hard") during graded treadmill exercise.
  • Perfil fisiológico de uma aula de body step® Artigos Originais

    Grossl, Talita; Pires, Chrizziane Morales; Silva, Rosane Carla Rosendo da; Rosa, Fabia; Lucas, Ricardo Dantas de; Guglielmo, Luiz Guilherme Antonacci

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi determinar o perfil fisiológico da aula de Body Step® (BS) por meio da frequência cardíaca (FC) e concentração de lactato sanguíneo ([La]). Onze mulheres (25 ± 4 anos; 59,5 ± 5,5 kg; 164,2 ± 7,5 cm; 22,8 ± 2,6% de gordura corporal) praticantes da modalidade foram submetidas a duas intervenções: um teste submáximo de banco e uma aula de BS. A FCpico e a FCmédia encontradas durante a aula foram 182 ± 9 e 142 ± 12 bpm, respectivamente. O gasto calórico total estimado da aula foi de 480,7 ± 79,3 kcal. Em relação à [La], as participantes do estudo permaneceram em 58,3% das músicas dentro do domínio pesado, 25% no domínio moderado e 16,7% no severo. Pode-se concluir que a aula de BS apresentou elevada intensidade confirmada a partir dos indicadores fisiológicos mensurados, os quais estão adequados para o aprimoramento da capacidade aeróbia.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to determine the physiological profile of a Body Step® (BS) class by heart rate (HR) average and blood lactate concentration ([La]). Eleven women (25 ± 4 years; 59.5 ± 5.5 kg; 164.2 ± 7.5 cm; 22.8 ± 2.6% body fat) practitioners of this class underwent two interventions: a submaximal step test and a BS class. The HRpeak and HRaverage found during the class were 182 ± 9 and 142 ± 12 bpm, respectively. The estimated total energy expenditure of the class was 480.7 ± 79.3 kcal. Related to [La], the participants remained at 58.3% of the music in the heavy domain, 25% in the moderate and 16.7% in the severe domain. Thus, it can be concluded that the BS class showed high intensity, confirmed by the measured physiological indexes, which are adequate to the improvement of the aerobic fitness.
  • Comparação do desempenho no teste de uma repetição máxima utilizando dois diferentes protocolos Artigos Originais

    Chagas, Mauro Heleno; Lima, Fernando Vitor; Avelar, Alexandre de Souza; Diniz, Rodrigo César Ribeiro; Martins-Costa, Hugo Cesar

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi comparar o desempenho no teste de uma repetição máxima (1RM) utilizando dois diferentes protocolos no exercício supino livre. Dezessete voluntários do sexo masculino treinados na musculação realizaram dois protocolos para determinação do 1RM no exercício supino. No protocolo A o peso deveria ser deslocado durante uma repetição por tentativa até que ocorresse falha na tentativa seguinte. No protocolo B os indivíduos deveriam deslocar o peso por duas repetições em cada tentativa, e o maior peso que poderia ser deslocado até uma falha na ação muscular concêntrica na segunda repetição da tentativa foi considerado como representativo do 1RM. Verificou-se diferença significativa no desempenho entre os protocolos A e B. Esses resultados possibilitam concluir que os protocolos A e B aplicados no teste de 1RM no exercício supino não são intercambiáveis.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to compare the performance in one repetition maximum (1RM) testing using two different test protocols in a bench press exercise. A total of 17 weight-trained men performed two protocols to determine the 1RM bench press exercise. In protocol A, the weight should be lifted for one repetition per attempt until fail on the next attempt. In protocol B, subjects should lift the weight for two repetitions in each attempt and the heaviest weight that could be lifted until a concentric muscle action fail at the second repetition was considered as representative of 1RM. Each subject performed the two protocols and the testing order was randomly assigned and balanced between the subjects. Significant difference between protocols A and B was found. The results suggest that protocols A and B using by 1RM testing in bench press exercise were not interchangeable.
  • Efeitos da suplementação com creatina e cafeína sobre a força de fratura óssea em ratos submetidos a exercício de saltos verticais Artigos Originais

    Franco, Frederico Souzalima Caldoncelli; Costa, Neuza Maria Brunoro; Oliveira, Tânia Toledo; Gomes, Gilton de Jesus; Silva, Karina Ana da; Natali, Antônio José

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou se a suplementação com creatina e cafeína, isoladamente ou combinadas, interfere na força de fratura óssea em ratos jovens exercitados. Os ratos foram divididos aleatoriamente em oito grupos: sedentários placebo, exercitado placebo, sedentário creatina, exercitado creatina, sedentário cafeína, exercitado cafeína, sedentário creatina + cafeína e treinado creatina + cafeína. Os grupos suplementados receberam creatina (carga: 0,430g/kg de peso corporal, por sete dias; e manutenção: 0,143g/kg, por 35 dias), cafeína (10mg/100g de peso corporal, por 35 dias) ou creatina+cafeína. Os grupos exercitados executaram saltos verticais na água (4x10 saltos com 1 minuto de intervalo entre séries, 5 dias/sem) por seis semanas. A ingestão de cafeína reduziu a espessura, o peso e a força de fratura do fêmur dos ratos, independentemente do exercício. A cafeína e a creatina+cafeína aumentaram a excreção urinária de cálcio. O exercício de saltos elevou a força de fratura, independentemente da suplementação, mas não alterou o peso e as dimensões do fêmur dos animais.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated whether supplementation with high doses of creatine and caffeine, alone or in combination, affects the bone breaking force of exercised rats. Rats were randomly divided into 8 groups: Sedentary or Exercised (placebo, creatine, caffeine or creatine plus caffeine). The supplemented groups received creatine (load: 0.430 g/kg body weight, for 7 days; and maintenance: 0.143 g/kg for 35 days), caffeine (10 mg/100g body weight, for 35 days) or creatine plus caffeine. The exercised groups underwent a vertical jump training in water (4 sets of 10 jumps interspersed with 1 min resting intervals, 5 days/wk), for 6 weeks. Caffeine ingestion reduced the femur´s width, weight and breaking force, independently of exercise. Caffeine and creatine plus caffeine increased the urinary calcium excretion. Jumping exercise increased the bone breaking force independently of supplementation; nevertheless it did not change the weight and dimensions of the femur of the animals.
  • Efeitos do farelo de aveia sobre parâmetros antropométricos e bioquímicos em corredores de rua Artigos Originais

    Rocha, Clarice Lages de La; Donatto, Felipe; Liberali, Rafaela; Navarro, Francisco; Souza Junior, Tácito Pessoa de; Prestes, Jonato

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi investigar as alterações sobre parâmetros antropométricos e bioquímicos após a suplementação crônica de farelo de aveia em corredores de rua na faixa etária de 18 a 52 anos. Os corredores foram divididos em dois grupos: grupo placebo (GP) e grupo experimental (GE) - respectivamente n = 7 e n = 12. Durante oito semanas o GP recebeu 20g de talco e o GE 30g de farelo de aveia. Foram avaliados a massa corporal, o percentual de gordura, a circunferência abdominal (CA), o índice de massa corporal (IMC), os leucócitos, os linfócitos e as imunoglobulinas A, G e A salivar. O grupo GE teve diminuída a massa corporal (IMC) e a CA, o que não ocorreu no GP após oito semanas. Nesse grupo também houve redução nas imunoglobulinas A e G no GE e redução na imunoglobulina G, se comparado com o GP. A suplementação de farelo de aveia demonstrou resultado positivo sobre os parâmetros antropométricos, mas com pequenas modificações bioquímicas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the alterations on anthropometric and biochemical parameters before and after chronic supplementation with oat bran in outdoor runners aged between 18 and 52 years. The runners were divided into two groups: placebo group (GP) and experimental group (GE), n = 7 and n = 12, respectively. The analyzed variables were: body mass, body fat percentage, abdominal circumference (AC), body mass index (BMI), leukocytes, lymphocytes as well as immunoglobulin A, G and A salivary. During 8 weeks GP received 20g of talc and GE 30g of oat brain. The oat bran group reduced body mass, BMI and AC, which was not observed for GP after 8 weeks. There was a decrease in immunoglobulins A and G for GE, and a decrease in immunoglobulin G if compared to GP. Oat brain supplementation induced positive results on anthropometric parameters, with minor alterations on the biochemical variables.
  • Índices antropométricos relacionados a doenças cardiovasculares e metabólicas em idosos Artigos Originais

    Benedetti, Tânia Rosane Bertoldo; Meurer, Simone Teresinha; Morini, Simone

    Resumo em Português:

    Objetivou-se identificar os índices antropométricos que se associam a doenças cardiovasculares e metabólicas em idosos. A seleção da amostra foi probabilística, com técnica estratificada por setor censitário e sexo. A amostra foi composta por 867 idosos (435 homens e 432 mulheres), dos quais foram avaliados a circunferência da cintura (CCin), a razão cintura-quadril (RCQ), a razão cintura-estatura (RCEst) e o índice de massa corporal (IMC). Foram realizados análise descritiva, teste qui-quadrado e análise de regressão logística binária. Na análise ajustada por todas as variáveis e idade, diabetes mellitus foi associada com RCQ (IC: 1.85-10.09, OR: 4.32), RCEst (IC: 2.53-19.37, OR: 7.00) e CCin (IC: 1.14-2.56, OR: 1.7) inadequadas; enquanto a hipertensão arterial foi associada a RCEst (IC: 1.25-2.9, OR: 1.9) e CCin (IC: 1.48-2.67, OR: 2.00) inadequadas. Nenhuma associação foi observada entre IMC e doenças cardiovasculares ou metabólicas. A RCEst e CCin devem ser priorizadas na avaliação do estado nutricional de idosos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to identify anthropometric indices that are associated with cardiovascular and metabolic diseases in older adults from Florianópolis. Waist circumference (WC), waist-to-hip ratio (WHR), waist-to-height ratio (WHTR), and body-mass index (BMI) were evaluated in 867 older adults, 435 men and 432 women. Logistic regression, descriptive analyzes and chi-square test were performed. After adjustment for all variables and age, diabetes mellitus was found to be associated with inadequate WHR (CI: 1.85-10.09, OR: 4.32), WHTR (CI: 2.53-19.37, OR: 7.00) and WC (CI: 1.14-2.56, OR: 1.7). Arterial hypertension was associated with inadequate WHTR (CI: 1.25-2.9, OR: 1.9) and WC (CI: 1.48-2.67, OR: 2.00). No association was observed between BMI and cardiovascular or metabolic disease. The present results suggest that WHTR and WC should be preferred for the evaluation of nutritional status in older adults.
  • A Síndrome de Burnout no esporte brasileiro Artigos Originais

    Pires, Daniel Alvarez; Santiago, Marisa Lúcia de Mello; Samulski, Dietmar Martin; Costa, Varley Teoldo da

    Resumo em Português:

    A síndrome de Burnout é considerada uma reação ao estresse crônico e possui como principais características a exaustão emocional, o reduzido senso de realização e a despersonalização. O objetivo deste estudo consistiu em revisar as pesquisas referentes à síndrome no ambiente esportivo brasileiro. O método empregado para a seleção dos trabalhos consistiu na busca eletrônica nas bases de dados computadorizados do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na procura por citações em artigos identificados na busca eletrônica publicados até maio de 2011. Foram encontradas oito pesquisas relacionadas à síndrome de Burnout no cenário esportivo brasileiro, as quais foram classificadas em três temas para discussão: (a) implicações do Burnout no treinamento esportivo; (b) instrumento psicométrico de mensuração; e (c) manifestação do Burnout em atletas e treinadores. Concluiu-se que existe uma carência de investigações científicas sobre o Burnout no ambiente esportivo brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Burnout syndrome, considered a reaction to chronic stress, has as its main characteristics emotional exhaustion, a reduced sense of achievement, and depersonalization. The aim of this research consisted in revising the studies concerning this syndrome in the Brazilian sports environment. The method used to select the published work consisted of researching computer data bases of journals from the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), and searching the citations found in these data bases published until may 2011. No empirical studies were found with respect to Burnout in referees and fitness coaches. Eight researches were found and classified into three topics for discussion: (a) implications of Burnout on sport training; (b) psychometric instrument for measuring (c) manifestation of Burnout in athletes and coaches. It was concluded that there is a lack of researches about Burnout in the Brazilian sport environment.
  • Produção científica sobre políticas públicas para a educação física: abordagem sobre gênero e raça Artigos Originais

    Monteiro, Renata; Mourão, Ludmila; Votre, Sebastião

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi apresentar um levantamento sobre a produção científica em políticas públicas de 2001 a 2010 e analisar os estudos dessa temática que contemplam as categorias sociológicas de raça e gênero, apontando a articulação que estabelecem com as atividades físico-esportivas e o lazer. O material investigado consiste nos periódicos indexados no Qualis 2010 da educação física, que veiculam as produções nas Ciências Humanas e Sociais, classificados nos extratos intermediários. O levantamento verificou que a produção sobre políticas públicas que consideram as temáticas de gênero e raça ainda é muito pequena no que refere às atividades físico-esportivas e ao lazer.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to present the scientific production in public policies from 2001 up to 2010, and analyze the studies that consideration the sociological categories of gender and race, indicating the relationship they establish with the physical-sporting actives and leisure. The material under analysis consists of journals indexed in 2010 qualis of Physical Education and education, on Human and Social Sciences, located in intermediate levels. The research led us to conclude that the discussion on public policies, taking into consideration themes of gender and race, is still very small in leisure and physical-sporting activities' studies.
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