Open-access Compreensão do crowdfunding como redes colaborativas para startups: Uma agenda de pesquisa

Resumo

Objetivo:  Contribuir para a expansão da eficiência de estratégias de crowdfunding, a partir da incorporação da perspectiva de uma rede colaborativa, no financiamento da operação de partida de startups. Nesse sentido, o foco do estudo residiu na investigação da propriedade da compreensão do processo de crowdfunding como uma rede com gestão e cultura colaborativa. Metodologia: inventário da literatura orientado para a identificação de convergências conceituais entre crowdfunding e redes colaborativas, avaliando-se a viabilidade de aperfeiçoamento potencial de estratégias de crowdfunding por meio da compreensão desse processo como uma rede colaborativa.

Relevância/originalidade:  o artigo oferece uma abordagem inovadora e adicional para a estratégia de crowdfunding, colaborando conceitual e operacionalmente no seu design e gestão, quando considerada como uma rede de colaboração.

Resultados:  o estudo oferece um cotejamento conceitual consistente entre dimensões associadas a crowdfunding e redes colaborativas, identificando o nível de convergência teórica entre essas e, desse modo, indicando a viabilidade de redes colaborativas como um aporte teórico relevante na construção e gerenciamento de crowdfundings.

Contribuições teórico-metodológicas:  o trabalho fornece, como principais contribuições teóricas, (a) evidências consistentes de compatibilidade conceitual entre os construtos estudados e (b) proposição de uma agenda de pesquisa, sugerindo-se potenciais questões de pesquisa para futuros estudos, baseada nessa convergência entre crowdfunding de startups e redes colaborativas.

Palavras-chave: Startup; Crowdfunding; Redes colaborativas.

location_on
Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) Av. Casa Verde, 2515 - Sala 05, Bairro Casa Verde, CEP 02519-200., Telefone +55 (19) 3701-6673 / 6683 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: regepe.esbj@anegepe.org.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error