As normas atuais de projeto de estruturas em aço inoxidável, como o Eurocódigo 3, parte 1.4 (2006), são, em grande parte, baseadas em analogias assumidas com o comportamento de estruturas desenvolvidas com aço carbono. A ruptura da seção transversal representa um dos estados-limites últimos usualmente verificados para elementos estruturais submetidos a tensões normais de tração. Esse artigo apresenta uma investigação para se avaliar a resistência à tração de elementos aparafusados em aço carbono e aço inoxidável. Os resultados são discutidos e comparados em termos de distribuição de tensões, curvas carga-deslocamento, entre outros. Esses resultados foram comparados com as recomendações de projeto do Eurocódigo 3, para aço carbono e aço inoxidável, respectivamente. Essa investigação indicou que, quando o aço inoxidável é utilizado em certas aplicações da engenharia estrutural, como ligações submetidas a esforços de tração, o critério atual de dimensionamento, baseado em deformações-limites precisa de ser reavaliado, especialmente devido às diferenças elevadas de tensões de escoamento e de ruptura, respectivamente.
Aço inoxidável; resistência à tração; análise não-linear; ligações aparafusadas; método dos elementos finitos