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Comportamento mecânico à flexão de concretos autoadensáveis reforçados com fibras híbridas de aço

O uso simultâneo de diferentes tipos de fibras como reforço em concretos, pastas ou argamassas, está diretamente associado ao combate da propagação de fissuras em diferentes estágios do seu comportamento carga-deflexão ou tensão-deformação. O objetivo do presente artigo é avaliar o comportamento à flexão, no nível material e estrutural, de concretos autoadensáveis reforçados com meso e macrofibras de aço. Dois ensaios foram utilizados, visando a caracterizar, mecanicamente, os concretos reforçados com frações volumétricas de 1 e 1,5% de fibras híbridas de aço: resistência à flexão em quatro pontos (nível material) e resistência à flexão em painéis circulares de concreto (nível estrutural). Os resultados obtidos indicaram que a hibridização do reforço fibroso elevou o estado-limite de utilização dos concretos, contribuindo para o aumento da tenacidade e da capacidade de carga para pequenos níveis de deslocamento e aberturas de fissura. Tais benefícios se mostraram mais evidentes nos ensaios estruturais, tendo em vista o grau de hiperestaticidade e o potencial de múltipla fissuração dos painéis. No ramo descendente das curvas carga-deslocamento, quando macrofissuras eram predominantes, as macrofibras mostraram-se mais eficientes, aumentando a capacidade global de absorção de energia dos compósitos.

Concreto autoadensável; fibras híbridas de aço; painéis de concreto; múltiplas-fissuras


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