Accessibility / Report Error

Reorganização Econômica, Absorção de Mão de Obra e Qualificação1 1 Este ensaio apresenta alguns resultados da pesquisa Reorganização Produtiva e Estrutura de Emprego no Brasil: os anos 90, que contou com o apoio do CNPq e da Fapesp. O autor gostaria também de agradecer as sugestões feitas pelos pareceristas. Esclarece ainda que, devido às justificadas orientações editoriais, diversas tabelas e gráficos foram suprimidos em favor da maior clareza da análise e dos argumentos desenvolvidos.

Economic Reorganization, Labor Absorption and Qualification

RESUMO

Nos anos 90, a sociedade brasileira conheceu um processo muito importante de mudanças econômicas e sociais. Após um longo período de desenvolvimento centrado no mercado interno e na base industrial local, foi adotada uma nova política econômica visando o aumento da competitividade da estrutura industrial. A nova dinâmica econômica induziu o crescimento da importação e reduziu a importância da base produtiva local para o nível do mercado interno. Essa dinâmica impôs reduções sistemáticas do nível formal de emprego. O governo argumenta que os problemas de emprego são explicados pelo nível reduzido de qualificação dos trabalhadores nacionais. Este artigo mostra que essa dinâmica se baseia na força de trabalho não qualificada. Reforça a baixa habilidade do mercado de trabalho brasileiro e não melhora a competitividade da base produtiva nacional. Não encontramos indicadores capazes de confirmar os argumentos da política econômica real.

PALAVRAS-CHAVE:
Mercado de trabalho; qualificação; indústria; competitividade

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br